segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A condição imposta aos garis de Caxias.

A pedido mais uma vez estamos noticiando e quem conhece as ações do blog sabe muito bem o que se está falando aqui. Muitas vezes o apelo chega a ser exagerado, mas é a única maneira de chamar a atenção das autoridades responsáveis e da sociedade para a questão. Nessa oportunidade destacaremos a situação em que trabalham os profissionais de limpeza de Caxias, os garis principalmente. 

O gari é o profissional responsável pela limpeza das ruas, praças, parques e vias públicas. Esse profissional é muito importante dentro da sociedade, pois é o ele quem faz com que o lixo não se acumule nas ruas e nos bueiros, causando enchentes (no período das chuvas) e permitindo a proliferação de bichos e doenças.

Manter a higiene e limpeza pública de uma cidade é responsabilidade do executivo municipal. É um trabalho árduo que depende de profissionais dispostos a enfrentar sol e chuva, além de uma jornada de trabalho exaustiva, já que varrer ruas, praças e avenidas, exige coragem, determinação e o desejo de mudar o aspecto de áreas urbanas onde diariamente são jogados lixos domésticos e comerciais. Vale ressaltar que a limpeza pública de uma cidade não depende apenas do executivo e dos garis, depende da consciência de cada um dos moradores para que se tenha uma cidade com suas ruas limpas e bonitas. 

Por ser um serviço de utilidade social e de saúde pública deveria ser mais incentivado e alvo de maiores investimentos por parte da administração municipal, coisa que não acontece na cidade de Caxias. Hoje, os garis estão largados a própria sorte e sem nenhuma representação que garanta ou zele por seus direitos. No município os Martins atuam no comando da Secretaria Municipal da Limpeza Publica há 8 anos. É uma família  de  políticos que usam a SAMAL para fazer de cabide de emprego com o único propósito eleitoreiro. 

São notórias as péssimas condições de trabalho dos garis caxienses, que trabalham sem nenhum tipo de equipamentos de proteção individual (EPI). É público usarem roupas próprias do dia-a-dia, alguns calçarem sapatos, tênis ou sandálias comuns, fazerem a varredura com vassouras domésticas, alguns colocam pano no rosto por causa da poeira e da fedentina. Além de todas essas desatenções, outro fato lamentável, trabalham em uma atividade de insalubridade sem receber nenhum adicional no salário minimo que é pago pela prefeitura municipal.

Devido ao alto índice de desemprego em Caxias, há um grande numero de pessoas que se sujeitam a qualquer tipo de serviço no intuito de prover o próprio sustento e de seus familiares.