quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ministro da Saúde inaugura Unidade Móvel Oncológica em Imperatriz.


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou a entrega oficial na manhã desta quinta-feira (21), da Unidade Oncológica que vai auxiliar no tratamento e prevenção do câncer de mama, útero, próstata e pele, em Imperatriz. O evento foi realizado em frente a Prefeitura Municipal e contou com a presença de autoridades do município, e, também, da Fundação XII e Hospital do câncer de Barretos (SP), além de profissionais da saúde.
O Ministério da Saúde, Alexandre Padilha falou que com a Unidade Móvel, será possível realizar ações de prevenção de diversos tipos de câncer, como o da mama e a da próstata, um dos que mais mata no mundo.
“Vai ser possível realizar exames de prevenção de vários tipos de cânceres, porque o ônibus conta com equipamento modernos, pronto para atender a população, mas de nada adianta uma unidade dessas se as pessoas não procurarem atendimento. Não tem que esperar sentir uma dor, ou algum sintoma, é preciso procurar um médico e se prevenir”, ressaltou o ministro.
De acordo com o coordenador da oncologia no município, Gumercindo Filho, a Unidade Móvel de tratamento do câncer significa a centralização do atendimento em Imperatriz. “Antes a população tinha que se deslocar e buscar os médicos nas unidades , agora vai facilitar o atendimento. O principal objetivo é também detectar o câncer ainda no estágio inicial, que tem até 90% de chances de cura dependendo do tipo”, afirma.
O coordenador acrescentou, ainda, que muitas pessoas deixam para buscar um médico quando já estão com a doença o que prejudica no tratamento. “Verificamos hoje, em Imperatriz que 60 % das pessoas que chegam para buscar tratamento já estão na fase avançada. Queremos mudar este perfil para que a população viva mais e melhor”, alerta Gumercindo Filho.
O ônibus dispõe de dois pavimentos equipados com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico. (Foto: Alan Milhomem/ Imirante Imperatriz)
Unidade Oncológica
O ônibus custou R$ 2,3 milhões foi construída pelo Hospital de Câncer de Barretos (Fundação PIO XII Barretos), que também capacitou os profissionais que irão trabalhar e manusear os equipamentos. Dispõe de dois pavimentos equipados com sala de recepção, quatro consultórios, centro cirúrgico, sala de mamografia (de última geração), sala de pequenos procedimentos e uma sala de coleta de prevenção (exame Papa Nicolau). No caso do câncer de pele será possível fazer o exame preventivo, o tratamento e até a cirurgia, na própria unidade móvel. A capacidade desta unidade é de realizar 330 exames/dia e mais de 7,6 mil por mês.
Atendimento em Imperatriz
A unidade móvel passará por todos os bairros da cidade, inclusive na zona rural, com ações de tratamento e prevenção de vários tipos de cânceres. A comunidade do grande Vila Nova será a primeira a ser atendida pela Unidade.
Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão realizando cadastro dos moradores do bairro e regiões circunvizinhas, para que eles possam ser atendidos.