terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Crescimento da violência e da mortalidade com motos nas cidades do interior do país é preocupação de especialistas em segurança no trânsito


As verdadeiras causas  ainda podem ser temas de debate e pesquisas cientificas, mas o crescimento da mortalidade no transito por acidentes de motociclistas nas cidades menores, exemplo de Caxias,  é causa de preocupação, como reconheceu o Senado. Estudo do Ministério da Saúde de 2008 mostrou que a violência no transito migrou da cidade grande para a  pequena. 

Em 1990, a mortalidade nos municípios com até 20 mil habitantes ( 13 mortes por 100 mil habitantes) correspondia à metade da registrada naqueles com a população acima de 500 mil pessoas. 

Vinte e três anos depois, a situação se inverteu. Nas grandes cidades que ainda concentram 30% das mortes, a taxa caiu para 15,8% por 100 mil habitantes, enquanto nas menores chegou a 19,7%  mortes para cada 100 mil habitantes. As outrora tranquilas cidades do interior viram a taxa de mortalidade crescer a um ritmo até oito vezes maior. 

Em todo o Brasil as motos passaram a representar 60, 70 e até 80% do total de veículos. - É quase um processo de asianização do transito brasileiro - disse um policial do Bptran. 

O acidente que aconteceu no domingo (08) envolvendo duas motocicletas e onde três ocupantes das mesmas perderam a vida prematuramente, é de deixar preocupados os pais e amigos de jovens quê possuem esse transporte sobre duas rodas, imprudentes cometem excesso de velocidade e em decorrência disso o final de semana termina de forma trágica para muitas famílias por este pais afora.