quarta-feira, 21 de maio de 2014

Será instalada em Caxias nesta quinta-feira [22] a primeira mini-estação de tratamento de água da região 

Com a presença do prefeito Leonardo Coutinho será instalada no Mercado Central, nesta quinta-feira (22), a  primeira Míni Estação de Tratamento de Água do município. A solenidade de lançamento está marcada para as 8h30 e contará com a presença de outras autoridades municipais e demais convidados. 

A iniciativa para instalar a Mini Estação de Tratamento de Água no município  partiu do diretor geral do SAAE/Caxias, eng. Carlos Alberto Martins e do técnico da empresa LICS (Laboratório, Industria, Comércio em Saneamento) eng. Francisco Monte Negro que veio exclusivo a Caxias para demonstrar a tecnologia que está revolucionando o segmento de tratamento de água e preservação do meio ambiente. GUTWASSER (água boa em alemão) é de múltiplo uso, podendo ser utilizado no tratamento de águas para o consumo humano ou animal.

Na demonstração para os técnicos do SAAE/Caxias estiveram presentes: o coordenador de produção e qualidade da água, eng. Arnaldo Melo, coordenador de engenharia, eng. Evimar Barbosa, a química industrial e responsável pela qualidade da água consumida em Caxias, Rosana Claudia, entre outros técnicos.

REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA - O novo sistema não utiliza energia elétrica é de simples instalação e vai minimizar custos promovendo a neutralização microbiológica, possibilitando o aproveitamento de águas de baixa qualidade provenientes de lençóis superficiais como, água de córregos, rios, represas, açudes e cisternas que armazenam águas das chuvas (REAPROVEITAMENTO), bem como, águas subterrâneas através de poços tubulares profundos.

Em razão de não utilizar energia elétrica para seu funcionamento, GUTWASSER é também recomendado em situações de calamidades públicas, onde a água não tratada pode representar risco à saúde, é uma solução pontual dado sua simplicidade, praticidade e eficaz resolutividade, evitando a necessidade de transporte de água por longas distâncias.

fonte: ASCOM