sábado, 24 de maio de 2014

Transporte irregular coloca em risco vida de alunos  
Alunos são transportados irregularmente.
O acidente com uma caminhonete na MA-303, que resultou na morte de oito estudantes do ensino médio no dia 29 de abril, no município de Bacuri, na Baixada Maranhense, joga luz para um problema comum em várias regiões do estado. Na Região Tocantina, o Ministério Público (MP) recebeu denúncias e fez até recomendações aos prefeitos para regularizar a situação.
Na semana passada, um jornal impresso da capital  teve acesso a fotografias que mostram um misto de precariedade e irresponsabilidade no transporte de estudantes da zona rural para a sede de Governador Edison Lobão, município de pouco mais de 15 mil habitantes, distante 30 km de Imperatriz.
Sem fiscalização, pelo menos seis caminhonetes D-20 a serviço da Prefeitura fazem o transporte diário de estudantes em compartimento de carga, o que é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de povoados até escolas na sede e vice-versa pela BR-010 e MA-280.
Na tentativa de amenizar os riscos, os responsáveis pelo transporte cobrem, de forma improvisada, a carroceria com uma lona de cor azul para proteção do sol e da chuva. Foram colocados bancos de madeira sem qualquer conforto e os pneus apresentam desgastes (carecas).
com informações do imirante.com