terça-feira, 22 de julho de 2014

Como recomeçar? 
Por que muitos brasileiros sofreram com a derrota do Pais na Copa do Mundo 

Volto a falar de futebol por que ainda dói um pouco. Hoje, em uma terça-feira como essa, há exatamente 15 dias atrás, a Seleção Brasileira de Futebol entrou em campo para jogar contra a Alemanha em uma das semifinais da Copa do Mundo. Desfalcado pelas ausências de Neymar, que sofreu uma fratura na coluna na partida anterior, e de Tiago Silva, suspenso por receber o segundo cartão amarelo, o time enfrentou a insegurança em busca do sonho de ser campeão.
O momento era ansiosamente aguardado também pela grande massa brasileira, que queria vencer o Mundial em seu próprio país. Mas aos 30 minutos do primeiro tempo, a esperança já era bem pequena. A Alemanha vencia o Brasil por 5x0. E o placar final veio confirmar a merecida vitória do time visitante: o inesquecível 7x1, resultado sem precedentes na história da Seleção Brasileira. O sonho havia acabado.
No estádio, em Belo Horizonte, torcedores choravam e tentavam aceitar a derrota. Quatro torcedores mais exaltados queimam a bandeira do Brasil. Em outras capitais do pais, ônibus foram queimados e depredados. A frustração daqueles que esperavam pelo título se manifestou de várias formas.
Muitas pessoas investiram suas economias na compra do ingresso, fecharam as portas do comércio mais cedo em dias de jogos do Brasil, deixaram de trabalhar para assistir às disputas. Para elas, a derrota pareceu ainda maior, já que as esperanças de sorrir, pular de alegria e gritar de emoção estavam apoiadas na possível vitória da Seleção no campeonato.
Essa busca da sensação de vencer pode ser uma forma de esconder uma desilusão existente em sua vida. Muitos investem em um sonho coletivo, como ser campeão da Copa do Mundo, por pensar que não é possível alcançar seus sonhos pessoais.
A forma absurda como algumas pessoas extravasam suas revoltas e decepções, reagindo com atos de vandalismo, é muitas vezes a mesma que adotam em relação às derrotas sofridas em suas vidas. Muitas tomam atitudes desmedidas, impelidas pela emoção do momento, tornando a situação ainda mais difícil. A reação diante de um fracasso é fator determinante para a destruição ou construção de um sonho.
Dentre as 32 seleções que participaram da Copa do Mundo, apenas uma pode conquistar o campeonato. E quem não vence tem duas saídas: se lamentar ou se preparar melhor para a tão sonhada vaga no campeonato na próxima oportunidade. É assim também fora de campo. Há dois caminhos: podemos apenas lamentar a derrota, buscar culpados e usar tudo isso como pretexto para desistir do sonho ou seguir o caminho do recomeço, assumir uma nova forma de pensar e não nos deixar abater pelos obstáculos. Manter a fé, aprender a lidar com as falhas e projetar coisas ainda maiores devem ser os principais pontos desse novo pensamento.