segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Fantástico (Rede Globo) denuncia e mostra prefeitos maranhenses comprando votos 


O Fantástico denunciou no programa exibido na noite deste domingo, 07, dois prefeitos maranhenses, aliados do candidato a governador Edinho Lobão, investigados pelo crime eleitoral da compra de votos nas eleições passadas.

Um deles é Zito Rolim (PV), do município de Codó, que recentemente foi absolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão da acusação de abuso de poder político na campanha eleitoral de 2012.

O programa mostrou imagens de caminhadas da campanha eleitoral em que o prefeito entra em uma casa, vai até o quarto, tira a mão do bolso, cumprimenta um eleitor e coloca uma cédula enrolada em uma folha de papel. 

Existem comentários nos bastidores da política local que a absolvição de Zito Rolim  custou a promessa de oito mil votos para um parente de magistrado, irmão de um prefeito da região metropolitana de São Luis e candidato a deputado estadual pelo PRB.

Em Bom Jesus das Selvas, a então candidata a prefeita, Cristiane Damião (PTdoB), ameaçou desapropriar eleitores que invadiram as terras pertencentes à sua família. Uma mulher revelou à reportagem que Cristiane prometeu o lote em troca de votos. 

Os dois gestores municipais são aliados de Edinho Lobão (PMDB) e, recentemente, participaram dos atos de campanha do candidato a governador apoiado pelo grupo Sarney.

Agora está explicada a urgência do governo Roseana Sarney em liberar os bilhões em recursos do BNDES aos prefeitos alinhados compradores de votos, por meio do  Fundema.