terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Operação "Território da Paz - Mulheres sem Violência" fiscaliza bares e casas noturnas de Caxias


Na noite do último sábado, 29, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres coordenou a operação integrada denominada “Território da Paz – Mulheres sem Violência”, atividade alusiva a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, lançada semana passada.


A operação contou com a parceria das Polícias Federal, Civil e Militar, Secretarias de Segurança Pública do Município, Saúde, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e o apoio do Centro de Referência e Atendimento a Mulher (CREAM).


 
Profissionais e técnicos do CREAM percorreram os bairros Castelo Branco, Cohab, Nova Caxias,  Vila Alecrim, Volta Redonda, Pirajá, Caldeirões, Antenor Viana e a Rodovia Federal 316, realizando a atividade que consistiu em divulgar a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, distribuindo panfletos com informações sobre a violência contra a mulher e os direitos da mulher, em caso de agressão.

Para Silvínio Rocha, secretário de Segurança Pública de Caxias, “a operação teve ótima receptividade por parte da população, que elogiava o trabalho por onde as equipes passavam, solicitando que fosse feito esse trabalho mais vezes, para combater tanta violência e práticas de crimes”.

 
De acordo com a delegada Larissa Magalhães, a presença da Polícia Federal é de suma importância para a ação. “Fizemos questão de participar desta ação e estamos dando apoio para quaisquer operações que venham a acontecer na nossa área, favorecendo a interação entre as polícias e Secretaria de Segurança Pública. A comunidade só tem a ganhar”, afirmou.

Milhares de pessoas foram alcançadas pela campanha 16 Dias de Ativismo, várias abordagens realizadas e armas brancas e porções de drogas encontradas pela Polícia Militar, um automóvel e uma motocicleta em situação irregular foram apreendidos, duas pessoas foram presas.
 
Renata Batista, frequentadora de uns dos locais visitados pela ação, afirmou que se sente mais segura com essa ação. “Muito bom, nos sentimos mais seguros, além de retirar os menores de bares ainda oferecem uma segurança a mais”, disse. 

Durante a operação sete menores foram flagrados em situação irregular pelo Conselho Tutelar, treze estabelecimentos (bares e casas de eventos) fiscalizados, sendo três deles fechados pela ausência do licenciamento do Corpo de Bombeiros.

as informações são da ASCOM