domingo, 18 de janeiro de 2015

Brasileiro executado na Indonésia morreu com um único tiro, afirma jornal 
do G1
É desta forma que os prisioneiros são mortos na Indonésia
O porta-voz da Procuradoria-Geral da Indonésia, Tony Spontana, afirmou que o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, de 53 anos, morreu com um único tiro, no peito. A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Ainda segundo a Procuradoria do país, responsável pelas execuções dos prisioneiros, o brasileiro foi o segundo dos seis prisioneiros a ser executado. Archer foi amarrado a uma estaca de madeira e fuzilado à 0h30 (15h30 do último sábado, no horário de Brasília). Um médico confirmou a morte dez minutos depois.

Ainda segundo a Folha, a vice-cônsul da Embaixada do Brasil na Indonésia, Ana Coimbra, estava na ilha de Nusakambangan no momento da execução, mas não a acompanhou. Ela ouviu um único tiro no momento em que Archer foi morto e fez o reconhecimento do corpo do brasileiro.

A tia materna de Archer, Maria de Lourdes Archer Pinto, está no país e providenciou a cremação do corpo do sobrinho. As cinzas devem ser trazidas para o Brasil ainda esta semana.

Marcos Archer foi preso em 2004 após tentar entrar na Indonésia com 13 quilos de cocaína escondidos nos tubos de uma asa delta. A droga foi descoberta pelo raio-x do Aeroporto Internacional de Jacarta. Na ocasião, ele conseguiu fugir, mas foi capturado duas semanas depois. Ele, então, foi julgado e sentenciado à morte. As leis da Indonésia contra crimes relacionados a drogas estão entre as mais rígidas do mundo.