segunda-feira, 27 de abril de 2015

O prefeito de Aldeias Altas é transparente!?

por Arimatéia Rocha  

O prefeito de Aldeias Altas, no dia 20 de fevereiro deste ano, divulgou em panfletos, que havia feito a devolução do dinheiro da contribuição dos associados ao Sindicato. Neste material ele fez questão de apresentar o extrato bancário com o valor transferido para a conta do SINTRAP/AA e ainda orientava aos cidadãos aldeiasaltenses e aos professores a fiscalizarem este dinheiro, que era dinheiro público.

Em outro parágrafo o gestor informa que não concedeu o abono salarial, que havia prometido, porque já atingira os 60% do FUNDEB e como a Lei 11.494/2007 orienta, quando o governo atinge 60% dos recursos com pagamento de salários dos professores, o restante o gestor pode dar em forma de abono só quando ele puder.

Neste caso o prefeito mostrou ter conhecimento da Lei acima citada, e transparência. Porém, o gestor não informou porque descontava, em folha, as contribuições dos sócios do Sindicato, mas não repassava o que havia recolhido para o SINTRAP/AA, do período de abril de 2013 a dezembro de 2014.

O administrador mostra-se soberano à Lei 11.494/2007, porque no Art. 25 da mesma Lei informa: “OS REGISTROS CONTÁBEIS E OS DEMONSTRATIVOS GERENCIAIS MENSAIS, ATUALIZADOS, RELATIVOS AOS RECURSOS REPASSADOS E RECEBIDOS À CONTA DOS FUNDOS, ASSIM COMO OS REFERENTES ÀS DESPESAS REALIZADAS FICARÃO PERMANENTEMENTE À DISPOSIÇÃO DOS CONSELHOS RESPONSÁVEIS, BEM COMO DOS ÓRGÃOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE CONTROLE INTERNO E EXTERNO, E SER-LHES-Á DADA AMPLA PUBLICIDADE, INCLUSIVE POR MEIO ELETRÔNICO”.

O prefeito não disponibiliza nenhum documento comprobatório de receitas e despesas ao Conselho do FUNDEB. Quando questionado sobre a folha de pagamento da Educação, ele fala que não tem satisfação a dá pra ninguém.

O gestor de Aldeias Altas deve responder os seguintes questionamentos à
população:


O prefeito desconhece o Art. 25 da Lei nº 11.494/2007 a qual usou como defesa para não conceder o abono prometido?

O administrador é transparente só com os recursos do Sindicato?
O governo se acha acima das Leis para não respeitá-las?

OS PROFESSORES DE SALA DE AULA