quarta-feira, 15 de julho de 2015

Humberto Coutinho prestigia lançamento da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia 


O presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), prestigiou, nesta terça-feira (14), o lançamento da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia (AgriTec), feito pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no Palácio dos Leões. O governador agradeceu a presença de Humberto e pediu a ele que agradeça aos demais deputados, pelo apoio que o governo recebeu em plenário, no primeiro semestre de gestão.

Flávio Dino disse que a presença do presidente da Assembleia no evento é uma demonstração de que o governo mantém uma parceria democrática com o Legislativo. “Agradeça em meu nome aos demais deputados pelo apoio que nos deram nos primeiros seis meses de governo e pela aprovação dos projetos de interesse da população que enviamos à Assembleia”, afirmou.

Sobre a AgriTec, o governador contou que o exemplo foi retirado de Caxias, administrada pelo prefeito Léo Coutinho (PDT), aliado do presidente Humberto e que também estava presente no lançamento.  Ele enfatizou que as feiras servirão como “uma enorme vitrine para mostrar e comercializar os produtos advindos da agricultura familiar maranhense”.

Humberto Coutinho afirmou que a AgriTec realizada no ano passado pela Prefeitura de Caxias fez tanto sucesso, que o governador resolveu adotar o modelo em âmbito estadual. “Em Caxias, foi um grande sucesso e agora o governador vai melhorar e ampliar a produção da agricultura familiar”, frisou.

A primeira feira acontecerá em agosto, em São Bento, cujo prefeito Carrinhos Muniz estava presente no lançamento; a segunda em Caxias; a terceira em Açailândia; e a quarta em Bacabal, outro prefeito Zé Alberto a prestigiar o evento.

O prefeito Léo Coutinho afirmou que em Caxias foi um ano de preparativos por conta da grandeza do projeto, mas que foi um sucesso por atrair a agricultura da familiar das regionais. De acordo com o prefeito, as feiras podem ajudar o Maranhão a melhorar seu IDH ao valorizar a agricultura familiar.

O projeto foi apresentado pelo secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, com o objetivo de criar uma rede de conhecimentos tecnológicos aplicáveis à agricultura familiar e acontecerão nas regiões Tocantina, Cocais, Baixada e Vale do Mearim.

O diretor presidente do Sebrae, José Batista Martins; e Valdemício Ferreira, chefe da Embrapa Cocais, também prestigiaram o lançamento da feira, que serão executadas pela Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Sebrae.