segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Deputados estaduais prestigiam entregas de casas e inauguração do Tegram 

Agência Assembleia

Deputados estaduais maranhenses, sob a coordenação do presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho (PDT), prestigiaram, nesta segunda-feira (10), a entrega de 2.020 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro do Maracanã, em São Luís; mil casas na Vila Paraíso, em Caxias; e da inauguração do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Porto do Itaqui. As solenidades foram utilizadas pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e pela presidente Dilma Rousseff (PT) para criticar os movimentos que defendem o impeachment da presidente.

O governador condenou o que chamou “de tentativa de golpe” contra o mandato da presidente. “É claro que todos somos contra corrupção e, claro que defendemos a apuração e a investigação contra qualquer um que tenha cometido coisas erradas, mas defendemos tudo isso com respeito à democracia e às regras do jogo que foram estabelecidas”, afirmou Flávio Dino. A presidente fez discurso na mesma linha, condenou o “vale-tudo” e agradeceu ao governador. “Quem tem parceiro como ele tem apoio efetivo e real”, garantiu.

Uma grande recepção popular aguardava a presidente Dilma, na chegada ao bairro do Maracanã. Por várias vezes, os discursos do governador e da presidente foram saudados por palavras de ordem em defesa de Dilma e contra a cassação de mandato.

APOIO DA BANCADA

O governador disse para Dilma que a bancada de deputados estaduais maranhenses em peso estava presente para prestigiar a presidente, que cumprimentou Humberto Coutinho e agradeceu aos parlamentares por prestigiar os eventos. No Maracanã, em São Luís, foram entregues casas no residencial Santo Antônio I e II e Amendoeira I, II e II. O prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), também agradeceu ao governador e à presidente pelas obras entregues.

INAUGURAÇÃO SIMULTÂNEA

Durante a solenidade no Maracanã, a presidente e o governador, acompanhados de comitiva, visitaram uma casa, conversaram com futuros moradores e participaram de uma solenidade simultânea de entrega de unidades residenciais em Caxias, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O prefeito de Caxias, Léo Coutinho (PDT) garantiu que a população está ao lado da presidente, agradeceu pelas obras que já enviou para o município maranhense e disse para a presidente “seguir firme em seu trabalho”.

O presidente da Assembleia também agradeceu a presidente pelas obras realizadas em Caxias e disse que a inauguração do Tegram vai permitir que o Maranhão amplie a capacidade de exportação para cinco milhões de toneladas/ano, podendo chegar até a dez milhões. Humberto afirmou que a presença em peso de deputados foi uma demonstração de apoio ao governador e à presidente.

MAIS APOIOS

O deputado Othelino Neto (PCdoB), que é 1º vice-presidente da Assembleia, afirmou que a presença de Dilma e de ministros mostra o prestígio do governador Flávio Dino e que as inaugurações sinalizam que o Maranhão começa a ser colocado na rota do desenvolvimento.

O deputado Roberto Costa (PMDB) destacou a importância do Tegram para o Estado e assegurou que o incremento de exportação de grãos pelo Porto do Itaqui vai ajudar a desenvolver a economia. Já o deputado Stênio Rezende (PRTB) disse que a inauguração do Terminal de Grãos é um reconhecimento da importância do porto para o Maranhão e para o Brasil.

DEPUTADOS PRESENTES

Os deputados Fernando Furtado (PCdoB), Valéria Macedo (PDT), Graça Paz (PSL), Carlinhos Florêncio (PHS), Rogério Cafeteira (PSC), Lévi Pontes (SD), Ricardo Rios (PEN), Sérgio Frota (PSDB), Zé Inácio (PT), Francisca Primo (PT), Júnior Verde (PRB), Vinícius Louro (PP), Léo Cunha (PSC), Antônio Pereira (DEM), Glalbert Cutrim (PRB), Marco Aurélio (PCdoB), Ana do Gás (PRB), Raimundo Cutrim (PCdoB), Fábio Macedo (PDT) e Rafael Leitoa (PSB) também estiveram na inauguração do Tegram.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT); os ministros Kátia Abreu (Agricultura) e Edinho Silva (Portos); o senador Edison Lobão (PMDB); e vários deputados federais, entre eles Weverton Rocha (PDT), Rubens Júnior (PCdoB), Waldir Maranhão (PP), Pedro Fernandes (PTB), Zé Carlos (PT) e Cleber Verde (PRTB) foram os políticos que prestigiaram também a visita da presidente ao Maranhão.

Vários secretários estaduais, entre eles Márcio Jerry (Articulação Política), Márcio Jardim (Esporte) e Julião Amin (Trabalho); e o presidente da Empresa Maranhense Portuária (Emarp), Ted Lago, estiveram presentes nas solenidades.