terça-feira, 18 de agosto de 2015

Gedema e Diretoria de Saúde realizam consultas oftalmológicas na Assembleia Legislativa 


Com o apoio do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), presidido pela dra. Cleide Coutinho, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional, dirigida pela enfermeira Equitéria Farias, trouxe para a Assembleia Legislativa o Programa Glaucoma, onde serão realizadas consultas e exames oftalmológicos nos servidores e seus dependentes, no período de 18 a 21 de agosto, das 8h às 12h, na sede da Diretoria.

Cleide Coutinho acompanhou o primeiro dia de consultas e fez uma avaliação positiva do trabalho. “Quero agradecer a toda a equipe da Diretoria Médica, que está sempre preocupada em trazer para os nossos funcionários as campanhas estaduais, até para que não precisem enfrentar grandes filas e esperarem por muito tempo por um atendimento, já que têm essa possibilidade dentro do seu próprio ambiente de trabalho. Isso é muito bom. E, pela quantidade de pessoas que eu já vejo aqui, só posso dizer que eu estou muito contente por mais uma proposta da equipe médica que já está dando certo”, destacou.

O Programa Glaucoma, que é uma iniciativa do Ministério da Saúde e gerenciado pelo governo do Estado, tem como objetivo dar assistência oftalmológica com direito ao exame para diagnóstico e tratamento gratuito do glaucoma a fim de evitar a cegueira irreversível. De acordo com a coordenadora do Programa no Maranhão, Zélia Moreira, os pacientes detectados com a doença serão encaminhados ao Hospital do Olho, localizado no Maiobão, referência na capital, para dar início ao tratamento.

Zélia Moreno, C. Coutinho, Tatiana (oftalmologista) e Katyane

“Hospital do Olho é uma referência em São Luís dessa assistência. Nós estamos com essa intinerância em todas as unidades de saúde tanto do estado quanto do município e hoje, aqui na Assembleia. O programa do Glaucoma foi criado, porque o Ministério da Saúde detectou que muitas pessoas estavam perdendo a visão por conta do glaucoma, que é a pressão elevada do olho, que causa cegueira num público alvo extenso, entre diabéticos, hipertensos, míopes, pessoas da raça negra, índios e maiores de 60 anos”, esclareceu a Zélia Moreira.

Após a consulta com a oftalmologista dra. Tatiana Guimarães, os pacientes passarão por quatro exames: a tonometria (medição da pressão interna do globo ocular), a campimetria (mapeamento do globo ocular), a fundoscopia (avaliação do fundo do olho) e o da retina (avaliação detalhada do fundo dos olhos).

“A pessoa que tem o glaucoma não sabe. Ela não sente dores, nada. Aos poucos perde o campo visual, depois enxerga apenas à sua frente e, enfim, perde a visão total. É uma doença silenciosa, mas que pode ser evitada na triagem. Com toda essa investigação, todos esses exames, nós poderemos detectar além do glaucoma, qualquer outra patologia que possa causar cegueira. No caso de detecção de catarata, por exemplo, faremos o encaminhamento para a cirurgia”, disse Tatiana.

Segundo a coordenadora de enfermagem, Katyane Vasconcelos, 300 pessoas estão sendo esperadas para serem atendidas nesses quatro dias. “Nós já estamos com o quadro todo lotado. As inscrições foram feitas antecipadamente e já foram todas preenchidas. Provavelmente, cerca de 70 pessoas passarão pela consulta por dia. Mas, pode haver desistência e quem ainda tiver interesse basta trazer uma cópia do RG e do cartão SUS e ficar na espera. A ideia é que esses 300 pacientes saiam daqui devidamente orientados para buscar o tratamento necessário, no caso de detecção da doença”, enfatizou.

fonte: Agencia Assembleia