terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estiagem foi tema na sessão da Câmara 


Na sessão desta segunda-feira (21) na Câmara Municipal de Caxias, o vereador Neto do Sindicato usou o pequeno expediente e relatou o problema da estiagem que está castigando a zona rural do municipio. O edil petista disse que a situação é preocupante e o único carro-pipa disponibilizado pela Secretaria de Agricultura não esta atendendo a demanda das comunidades ruralistas. 

Benvinda - A vereadora fez uso da palavra no pequeno expediente e disse que o problema da falta d'água em Caxias não é somente na zona rural e é um fato além do normal. A peemedebista disse que água em carro-pipa só resolve problema a curto prazo e lamentou ainda profundamente o desperdício de água na feito na sede por algumas pessoas e também com canos estourados nas vias publicas da cidade. 

Antonio Luis - O parlamentar disse que já havia abordado antecipadamente o assunto da estiagem na zona rural em sessão realizada há alguns meses e pediu empenho do Poder Publico para resolver a situação que é grave. Ele citou o povoado Macambira (2º Distrito), próximo de Coelho Neto, onde moram aproximadamente 30 famílias, lá o prefeito Soliney resolveu o problema da falta de água naquela comunidade, construiu um poço artesiano, mas transferiu mais da metade dos títulos de eleitores que votavam em Caxias e por conta da instalação do poço irão votar nos candidatos de Coelho Neto.

Catulé - O oposicionista, falando no pequeno expediente disse não saber o porquê desse problema da falta d'água, pois Caxias possui um dos melhores lençóis freáticos do estado. Acrescentou que antes o caxiense só ouvia falar em carro-pipa em meados dos anos 80 na TV, e nos estados do PE e CE. Sobre o transporte de água em carro-pipa, o parlamentar disse que dessa maneira o SAAE está vendendo água duas vezes para o consumidor de Caxias. 

Irmã Nelzir - A vereadora evangélica, que tem percorrido a zona rural nos finais de semana, disse se o próximo inverno for semelhante ao deste ano a situação será desesperadora, pois o homem do campo, sem poder produzir por falta de água, não vai ter alternativa  de como tirar o sustento dos seus familiares.   

A sensibilidade, dos vereadores com os problemas causados pela estiagem, reflete que a situação é preocupante, pois eles conhecem a fundo a maioria das comunidades rurais e para diminuir o sofrimento medidas emergenciais, como a construção de poços artesianos, precisam serem tomadas pelo governo municipal.