terça-feira, 20 de outubro de 2015

Fechamento do Hospital Geral foi tema da pauta da sessão na Câmara Municipal  


Na sessão ordinária desta segunda-feira (19) no plenário da Câmara Municipal, o fechamento do Hospital Geral, após a inauguração do Hospital Macroregional, foi o tema principal da pauta. De acordo com especulações a Unidade Hospitalar encerrará  suas atividades temporariamente para reformas. A polêmica fomentou a discussão dos vereadores. 

O vereador Durval Junior usando a palavra no pequeno expediente solicitou aos órgãos competentes que não feche as portas do Hospital Geral por conta da inauguração do Hospital Macroregional, prevista para o final deste mês. O parlamentar disse não haver necessidade para a desativação da principal unidade hospitalar do municipio de Caxias. 

O oposicionista Fabio Gentil falou que o fechamento do Hospital Geral será uma grande prova da falta de sensibilidade do prefeito Léo Coutinho com a população caxiense e vai gerar graves consequências para o sistema da saúde municipal.  

Catulé disse que escuta falar nas esquinas e ruas que vão fechar o HG, mas disse nunca acreditar nessa historia do fechamento do hospital e seria inadmissível a Casa aceitar de braços cruzados o Executivo fechar as portas da principal unidade hospitalar do municipio. 

O vereador Antonio Luis classificou o tema que estava sendo discutido como uma grande falta de entendimento por parte dos próprios parlamentares da base aliada. O edil disse que o hospital não vai fechar totalmente e que as cirurgias eletivas irão continuar sendo realizadas normalmente após a reforma que está prevista para acontecer. 

A vereadora Thais Coutinho rebateu os boatos sobre o fechamento do HG dizendo que ficou tudo esclarecido durante uma reunião, que contou com a participação do ex-prefeito Humberto Coutinho, que o hospital não vai fechar, haverá sim uma reforma para melhorar a estrutura do prédio e com isso melhor servir a população caxiense.  

Mario Assunção foi o único vereador a subir na tribuna nesta segunda-feira. O líder do governo focou o tema que estava sendo discutido, enfatizou já haver uma parceria com o Governo do Estado na questão de recursos para a reforma do HG e também irão existir convênios com o Governo Federal para as obras de restauração do Hospital Geral. 

Mais 
A campanha do Outubro Rosa deste ano em Caxias foi elogiada na sessão desta segunda-feira pelas vereadoras Fátima da Baixinha e Ana Lucia Ximenes. O Mutirão Rosa realizado na Praça do Panteon foi o principal alvo dos elogios.

A presidente Ana Lucia disse bastante emocionada que a campanha do Outubro Rosa, idealizada por ela (Ana Lucia) no municipio em 2009 quando esteve a frente da Secretaria da Mulher, é uma forma de incentivar a população a se preocupar com a saúde. A chefe do Legislativo ilustrou seu depoimento falando de dois casos que aconteceu na sua família relacionados ao câncer de mama, ainda acrescentou louvar a atitude, da secretaria da Mulher, Liana Lobato, em transferir todo o recurso arrecadado com a campanha do Outubro Rosa para a ANLUC. "A campanha do Outubro Rosa vai acelerar e melhorar esta ONG", concluiu a vereadora Ana Lucia.