segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Humberto Coutinho participa do lançamento do programa Bolsa Escola - Mais Bolsa Família
Agencia Assembleia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou, nesta segunda-feira (26), da solenidade de lançamento do programa Bolsa Escola – Mais Bolsa Família, que tem como objetivo garantir a crianças e adolescentes condições mais adequadas de frequentar a escola. O lançamento aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e contou, ainda, com a presença do governador Flávio Dino, do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, educadores e outras autoridades.

O Bolsa Escola – Mais Bolsa Família é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), que consiste na complementação de renda às famílias maranhenses cadastradas no programa Bolsa Família. 

O objetivo é garantir às crianças e adolescentes, de 4 a 17 anos, oportunidade de ir à escola de forma igualitária, com materiais de qualidade e que promovam um processo de aprendizagem mais adequado, cooperando com a permanência dos alunos em sala de aula.

“É um projeto que a AL aprovou há alguns meses e que só tem a beneficiar a população maranhense e os que mais necessitam. Todas as promessas que eu achava impossível, hoje parabenizo o governador Flávio Dino por estar concretizando e tornando realidade aquilo que eu acreditava ser apenas um sonho”, declarou Humberto Coutinho. 

Segundo o governador Flávio Dino, o programa Bolsa Escola – Mais Bolsa Família vai garantir, também, a permanência dos alunos em sala de aula, reduzindo os índices de abandono e evasão escolar, melhorando a qualidade dos indicadores educacionais do Maranhão.

“É um programa que vai beneficiar mais de 1 milhão de crianças e adolescentes, a partir do dia 10 de janeiro, melhorando o aprendizado e ampliado os nossos indicadores educacionais”, assinalou Flávio Dino.


BENEFICIÁRIOS


Cada criança ou adolescente que esteja no perfil do programa Mais Bolsa Família - Bolsa Escola vai receber o valor de R$ 46,00, sem limites de quantidade de filhos por família. O benefício já será concedido a partir do mês de janeiro de 2016, por meio de um cartão magnético do tipo débito. 

Ao todo mais de 1,4 milhões de alunos serão beneficiados, o que significa aplicação de R$ 72 milhões, por ano, feitos pelo Governo do Estado com recursos próprios. O investimento virá do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop). “De fato, quem precisa desse fundo receberá esse auxílio, podendo utilizar o cartão nos estabelecimentos credenciados”, garantiu Neto Evangelista, secretário de Estado da Sedes. 

O cartão do Bolsa Escola  chegará na casa de todas as famílias beneficiadas e o material escolar poderá ser adquirido em estabelecimentos comerciais do próprio município. Para isso, a Sedes já começou o processo de cadastro das empresas dos municípios maranhenses, que vendem material escolar. Podem ser comprados todos os tipos materiais: desde lápis, cadernos e mochilas, até os itens de uniforme, como, calçados, calças e camisas.

As empresas que quiserem se credenciar podem fazê-lo através da internet, no endereço www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br, ou procurar a Sedes.