sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Solenidade marca abertura da 3ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico 

Agencia Assembleia

Com a presença do governador Flávio Dino (PCdoB) e a participação maciça dos deputados estaduais, a Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, na manhã desta quinta-feira (22), a solenidade de abertura da 3ªReunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.

Ao discursar no início da cerimônia, realizada no Plenário Nagib Haickel, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), fez saudação a todos os presentes, destacando a importância de a cidade de São Luís sediar importante reunião do fórum que reúne parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal.

“É com muita honra e alegria que a Assembleia Legislativa do Maranhão inicia este importante encontro para discutir pautas comuns da nossa região amazônica. Além do debate, buscamos apontar soluções para problemas vivenciados nesta nossa região, a partir de medidas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico", discursou Humberto Coutinho, declarando abertos os trabalhos da reunião do Parlamento Amazônico.

O deputado Humberto Coutinho fez saudação especial ao presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), do Amazonas, que, por sua vez, destacou a importância da realização do evento e do papel do Maranhão no contexto da Amazônia Legal.

“Poucos são os parlamentares que conhecem efetivamente esse grande espaço da Amazônia Legal. Nós estamos muito presentes nessa luta para a integração regional e pelo desenvolvimento sustentável. Temos uma legislação específica do Governo Federal que está muito aquém do ideal. Então, queremos fazer essa troca de experiências em prol do desenvolvimento da Amazônia”, assinalou Sinésio Campos.

Com o tema “Amazônia e seus Novos Caminhos" esta é a primeira vez que a Casa Legislativa do Maranhão recebe uma reunião do Parlamento Amazônico, cujo vice-presidente é o deputado estadual Hemetério Weba (PV), tendo também os deputados Júnior Verde (PRB) e Wellington do Curso (PPS) como coordenadores de Juventude e Direitos Humanos, respectivamente.


DISCURSO DO GOVERNADOR

Em seu pronunciamento, o governador Flávio Dino ressaltou a importância do Parlamento Amazônico, fórum de deputados estaduais composto pelos nove estados que compõem a Amazônia Legal, sendo eles Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Flávio Dino frisou que este fórum de parlamentares deve ser fortalecido na perspectiva de discussão e de proposição de ações para o desenvolvimento de toda a Amazônia Legal.

“Historicamente, por séculos e séculos, a Amazônia e o Nordeste muito sofreram e muito sofrem ainda. Daí a importância deste Parlamento Amazônico, que deve se consolidar como um instrumento de luta, sendo valorizado, reconhecido e fortalecido neste combate sem trégua contra as desigualdades regionais, para que o Brasil seja um pais mais justo e tenha simetria em seu desenvolvimento”, ressaltou Flávio Dino.

Logo após o discurso do governador, o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, passou a presidência dos trabalhos para o presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT), do Amazonas, que agradeceu o apoio do Parlamento maranhense para que a 3ª reunião do Colegiado de Deputados pudesse ser realizada em São Luís.

O deputado Sinésio Campos lembrou que as duas últimas edições da reunião aconteceram no Amazonas e no Amapá. Na última reunião do Parlamento Amazônico, realizada no mês de setembro na capital Macapá (AP), discutiu-se sobre a regularização fundiária da Amazônia Legal, além de temáticas referentes aos investimentos e projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), entre outras questões.

Agora, nesta reunião que acontece em São Luís, temas como a importância do Parlamento Amazônico, a Amazônia Maranhense e suas problemáticas e experiências com as Zonas Francas estão em destaque na programação, que irá prosseguir até as 17h30 desta quinta-feira.

Além do governador Flávio Dino, a cerimônia de abertura contou também com a presença do vice-presidente da Unale, deputado Diogo Moraes; do subdefensor Geral do Estado do Maranhão, Verter de Moraes Lima Júnior; e da presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, dentre outras autoridades.