terça-feira, 8 de março de 2016

Prefeito Léo Coutinho participa de aula inaugural do Colégio Militar de Caxias 


O Colégio Militar Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão, realizou a aula inaugural dos novos alunos, nesta terça-feira (8), na no Templo Central da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O prefeito Leo Coutinho acompanhado dos vereadores, secretários municipais e membros dos órgãos da Segurança Publica participaram da solenidade.


A instituição trabalha com a finalidade de fornecer a educação pública de qualidade à comunidade em geral, tendo destaque nos resultados educacionais atingidos por seus alunos, tanto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) quanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O Colégio Militar tem como objetivo principal os resultados, preparar o aluno para as universidades, mas, acima de tudo, fazer o aluno da escola um cidadão capaz de distinguir o que é bom e o que é ruim”, ressaltou o capitão Jardel de Sousa, comandante do corpo de alunos.

Adicionar legenda
Ensino de referência

Referência como instituição de ensino, o Colégio Militar foi inaugurado graças a uma parceria entre Estado, Município e Policia Militar, através de seus gestores e de uma solicitação feita na Assembleia Legislativa do Maranhão, em 2009, pela então deputada Cleide Coutinho.

“Tudo começou quando Humberto Coutinho, que era prefeito na época, deu os primeiros passos juntamente com a então deputada Cleide Coutinho. Um sonho realizado após sete anos de luta. São mais de 600 famílias beneficiadas com esse colégio, que trará uma qualidade militar/civil para os nossos alunos”, disse o prefeito Leo Coutinho.

Ao todo, 650 alunos estão matriculados. A escola funcionará no turno matutino e vespertino, divididos em 16 salas de aulas, além de laboratórios de informática e ciências, quadra e refeitórios.

Parceria

Além dos projetos trazidos pelo centro de ensino, como o pré-vestibular, o município disponibilizará os projetos pedagógicos realizados pela Secretaria de Educação, como palestra sobre a dengue, olimpíadas de matemática e português e Semana da Consciência Negra.

A aluna Esther Voldelene, que se transferiu do colégio militar de São Luís para o de Caxias, destacou a importância do aprendizado cívico/militar no aprendizado diário. “O Colégio Militar tem um diferencial, ele tem sua doutrina um pouco mais rígida, essa rigidez que ajuda a formar o nosso caráter”.

Caxias é a 4ª cidade a ser contemplada com a instituição, Bacabal, Imperatriz e São Luís já haviam sido contempladas. A antiga escola Clóvis Vidigal está passando por uma grande reforma para melhor atender os alunos. Enquanto durar as obras, as aulas acontecerão Escola Nossa Senhora das Graças.

as informações são da ASCOM