sexta-feira, 20 de maio de 2016

Bispo dom Vilson Basso recebe Titulo de Cidadão Caxiense 


O bispo Dom Vilson Basso é oficialmente um cidadão caxiense. A entrega do título DE cidadania ocorreu nesta quarta-feira, 18, durante sessão solene bastante concorrida presidida pela vereadora Ana Lucia Ximenes na Câmara de Vereadores. A honraria foi proposta pelo vereador Catulé. 
Em seu pronunciamento, o vereador Catulé destacou a trajetória de Dom Vilson, a quem destacou ser um líder. "Podemos apontar como uma das principais características de dom Vilson o desafio de renovar o entusiasmo da juventude e das lideranças comunitárias de nossa diocese", ressaltou.
Em seu pronunciamento, a presidente Ana Lucia Ximenes destacou que o título concedido a Dom Vilson é fruto de um mutirão de trabalho que o reverendíssimo vem realizando à frente da diocese, junto com sua equipe formada por sacerdotes e auxiliares. "O Dom Vilsom não é um bispo que fica restrito à igreja. Ele por diversas vezes percorre a cidade para discutir assuntos pertinentes ao nosso cotidiano. Essa é a nossa forma de dizer obrigado", citou. 


Dom Vilson Basso é natural de Tuperandi (RS) onde nasceu no 16 de fevereiro de 1960. É filho de um casal de lavradores descendentes de italianos. Seu Hermínio e Orminda Basso. 
A frente da Diocese de Caxias desde junho de 2010, Dom Vilson é o 4º bispo diocesano. O reverendo foi responsável pela construção da Fazenda da Esperança e um dos maiores entusiastas do Alto de São Francisco, santuário localizado em São João do Sóter, Dom Vilson teve seu lado empreendedor reconhecido pelos vereadores Léo Barata, Luis Lacerda, Jeronimo Ferreira, Neto do Sindicato, Catulé e Ana Lucia Ximenes, que se pronunciaram da tribuna da Casa do Povo. 

Várias autoridades prestigiaram a cerimônia, entre elas o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, desembargador Artur Almada Lima; o presidente da Academia Sertaneja de Letras, Edson da Silva Amâncio; Pe. Jan, pároco da Igreja da Cohab; Pe. José Ribamar, pároco da Igreja de São Benedito; Tenente Edilson Correia, um dos diretores da Fazenda da Esperança, além de professores, comerciantes e o público em geral que lotou as dependências da  galeria da Câmara Municipal.