quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Uma barbárie que chocou a cidade de Caxias na Semana Nacional de Combate a Violência Contra a Mulher  
por Liana Coutinho - 1ª dama de Caxias e secretaria municipal da Mulher 


Essa mulher de sorriso largo e verdadeiro é Ediene, uma caxiense, mulher que hoje foi vítima da covardia de um monstro. 


Conheci Ediene primeiro pela TV onde ela compartilhava conosco a sua história de alegria por ter sido contemplada com a sua casa, do Programa Minha Casa Minha Vida, na Vila Paraíso. Depois conheci a história de sofrimento dessa mulher guerreira através do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, logo a luta dela se tornou nossa. Por quase três semanas fizemos todo o possível para manter Ediene e seus filhos seguros. Todas as ações foram tomadas, mas tínhamos diante da gente como barreira o que Ediene intitulava de amor, foi essa ideia de amor que infelizmente a matou. Foi esse amor que a levou a acreditar novamente nas promessas desse covarde que ela sonhava que passaria a protegê-la e não machuca-lá mais. 

Hoje não só eu, mas Caxias está chocada com tamanha brutalidade e maldade. 

Mas quero deixar um recado a todos os homens covardes que comentem o crime de violência doméstica e que se sentem protegido pelo medo de suas parceiras, nós não vamos nos calar, não vamos parar de ajudar e de nos meter, essa luta é humana, não importa classe social, gênero, raça, essa luta é de todos nós. Temos que ficar vigilantes, a violência contra as mulheres precisa ter um fim.

Vamos continuar trabalhando para que essa morte não se torne apenas mais um número, uma estatística.

Desejo a família e amigos dessa caxiense força nesse momento tão difícil, deixo o meu mais fraterno abraço e minha condolência. A esse indivíduo eu deixo a minha revolta, a indignação, a raiva e o desejo que a Justiça seja feita, tanto a dos HOMENS quanto a DIVINA.