terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Resumo da sessão na Câmara Municipal 


A sessão ordinária desta segunda-feira (05) na Câmara Municipal foi a penúltima realizada pela 17ª legislatura antes do encerramento do ano legislativo marcado para acontecer na próxima semana.

A legislatura 2013/16 foi sem nenhuma duvida a mais gazeteiras que passou pela Casa do Povo.

Treze vereadores marcaram presença no plenário. A presidente Ana Lúcia e os edis: Thaís Coutinho, Paulo Simão, Irmã, Nelzir, Neto dos Sindicato, Edilson Martins, Luís Lacerda, Durval Jr., Taniery, Jerônimo, Fátima da Baixinha, Luís Carlos e Fábio Gentil. 

Após a abertura dos trabalhos e aprovação da ata da sessão anterior, não havia nada na ordem do dia e seguiu-se diretamente para pequeno expediente.

Ao fazer uso da palavra, o vereador Neto do Sindicato fez menção de pesar pelo falecimento de sua tia, Maria José Gomes da Silva, ocorrido nesta segunda-feira (5), vitimada por complicações de uma bactéria hospitalar, contraída em Hospital de Teresina. Ele também lembrou a morte do ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Caxias, Clidenor Rodrigues Guimarães, o Titio, vítima de atropelamento na noite de sábado (03) na cidade de São João do Sóter. A vereadora Fátima da Baixinha também externou suas condolências à família do sindicalista.

O prefeito eleito Fábio Gentil, que está se despedindo do plenário, usou a palavra e teceu comentários criticando o modelo de gestão implantado pelo prefeito Léo Coutinho, mas, vale ressaltar os elogios que o parlamentar fez à forma de governo transitório norteado nas pastas de Saúde e Fazenda, pelos respectivos secretários Dr. Vinicius Araújo e Berilo. “Muito sensatos”, resumiu.

A vereadora Taniery Cantalice, que reapareceu no plenário, ao fazer uso da palavra fez questionamentos sobre a aprovação do requerimento do vereador Luís Lacerda, que modificou o nome de uma via pública no bairro Cangalheiro, de Rua do Dirceu para Rua do Fio, como era antes da mudança. 

A vereadora quis saber porque Luís Lacerda e outros parlamentares presentes, que em um outro requerimento de autoria do vereador Ronaldo Chaves, aprovaram a modificação do nome da via para Rua do Dirceu e agora aprovaria a devolução do nome anterior. Ela quis saber também da necessidade e se houve a dispensa de interstícios para aprovar o referido documento.

Em resposta, Luís Lacerda alegou que atendeu um pedido da própria comunidade, respaldado por um abaixo assinado com mais de 700 pessoas e que não vê motivos para tal estranheza da parlamentar em aprovar um requerimento em prol do povo que o elegeu.Lacerda acrescentou ainda que mora no bairro Cangalheiro desde 1963. 

Por fim, a presidente Ana Lúcia apenas alertou aos pares sobre a necessidade de um bom diálogo e de conhecimento sobre o Regimento Interno, não havendo assim, motivos para debates que em tese, poderia tomar menos o tempo precioso dos vereadores e da população. “Aqui é uma Casa de Leis e vamos fazê-las cumprir”, disse

A chefe do Legislativo voltou a cobrar dos colegas mais compromisso com a Casa do Povo no que diz respeito a participação nas sessões e suavizou possíveis arestas entre seus pares.

fonte: Mano Santos