terça-feira, 23 de maio de 2017

Secretário de Agricultura Familiar presta esclarecimentos sobre programas de apoio ao homem do campo

Agencia Assembleia 

Em sessão especial realizada nesta terça-feira (23), o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, prestou esclarecimentos acerca de diversos programas realizados pelo Governo do Maranhão, para o apoio aos pequenos produtores da zona rural. 

Durante a sessão especial, realizada mediante solicitação do deputado Júnior Verde (PRB), o secretário Adelmo Soares explicou que a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) foi criada pelo governador Flávio Dino para coordenar e desenvolver a política de incentivo e assistência à produção agrícola familiar.

“Esta é uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no nosso estado, um dos principais compromissos do governador Flávio Dino com a população do Maranhão”, declarou Adelmo Soares, logo no início de sua fala.

Ele frisou que a SAF, criada há dois anos e cinco meses, nasceu tendo à frente grandes desafios, como ampliar a assistência técnica rural nos municípios, principalmente aqueles com baixo Índice de desenvolvimento humano.

Adelmo Soares explicou que a Secretaria de Agricultura Familiar também agrega dois órgãos importantes na estratégia de fortalecimento da agricultura familiar no estado: o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

Segundo o secretário, a Agerp tem como foco realizar pesquisas de melhoria da produção e executar ações de assistência técnica aos trabalhadores rurais. Já o Iterma trata de promover o acesso dos trabalhadores à terra, executando processos de regularização fundiária.

O secretário Adelmo Soares disse que o trabalho desenvolvido ao longo destes dois anos e cinco meses é muito positivo. “Eu acho que é um momento ímpar na história do Maranhão essa transformação que vem acontecendo a partir da agricultura familiar, que é um dos principais eixos de desenvolvimento que o Maranhão precisa”, salientou. 

QUESTIONAMENTOS 

Após a explanação feita pelo secretário Adelmo Soares, o deputado Júnior Verde fez questão de frisar o objetivo do requerimento com o qual formulou a convocação do secretário, para se fazer presente na Assembleia Legislativa.

“Tomei a iniciativa de formular a convocação do secretário para que ele prestasse a esta Casa informações sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Maranhão, através da Secretaria de Agricultura Familiar, desde o fornecimento de assistência técnica até a entrega de kits para prefeituras e entidades”, afirmou Júnior Verde.

Ele acrescentou que seu requerimento foi feito também para o secretário prestar esclarecimentos sobre o processo de seleção das prefeituras e entidades a serem contempladas pelos projetos.

“Julguei importante essa sessão especial, que é muito oportuna diante dos relatos de promoção pessoal por parte do senhor secretário na condução dos projetos desta Secretaria, bem como a entrega de ambulância ao município de Duque Bacelar oriunda de emenda de nossa autoria”, argumentou Júnior Verde.

Outros deputados, presentes à sessão especial, também fizeram questionamentos, e o secretário Adelmo Soares apresentou respostas às indagações que lhe foram feitas, fornecendo relatos sobre a execução de programas como o Mais IDH, Mais Comercialização, Mais Feiras, Projeto Dom Hélder e programas de regularização fundiária e de concessão de crédito para o pequeno produtor.