terça-feira, 23 de maio de 2017

Vereadores debatem situação do SAMU de Caxias 

A questão foi debatida devido a vereadora Thais Coutinho (PSB) ter abordado o problema ocorrido com o telefone de emergência 192 do SAMU 

Ambulância do SAMU de Caxias quebrada na rua Djalma Machado, no centro. 
A situação em que se encontra as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caxias foi tema de discussão da sessão de ontem, na Câmara Municipal. A questão foi abordada devido a vereadora Thais Coutinho (PSB), ter questionado a falta de operacionalidade do telefone 192, que passou alguns dias sem funcionar, conforme nota (foto) divulgada na semana passada pela Secretaria Municipal de Saúde. 

No entanto, o que guiou a discussão foi os problemas mecânicos das viaturas. O assunto foi abordado pelo vereador Neto do Sindicato, que pasmem, quis responsabilizar o sucateamento da frota na atual gestão a administração anterior. Segundo o edil governista falou no pequeno expediente, os motores das ambulâncias novas entregues pelo ex-prefeito Léo Coutinho em janeiro do ano passado não passaram por minuciosa revisão antes de começarem a circular.  


O líder do governo, Sargento Moisés, teve um posicionamento diferente dos vereadores Darlan e Repórter Puliça, que disseram no pequeno expediente desconhecer o problema ocorrido com o telefone 192. O edil militar enfatizou na sua fala que a sobrecarga e o congestionamento na linha pode ter causado o problema que deixou sem funcionamento por alguns dias o telefone 192 do SAMU.    

Sargento Moisés falou nos problemas mecânicos das viaturas, elencou números de ambulâncias que estão atendendo e também aquelas que não estão atendendo. 

O edil errou no seu discurso quando disse que a foto (foto acima) de uma ambulância com defeito em plena via publica, postada na internet, não pertencia ao SAMU de Caxias. Pelo menos a viatura que rebocou a ambulancial quebrada, serve a comunidade Santo Antonio (2º Distrito). O edil não soube dizer qual o município de origem da viatura pifada, coincidentemente próximo ao SAMU no centro de Caxias.