terça-feira, 29 de agosto de 2017

Assembleia Legislativa recebe da Seduc lista dos selecionados para o Parlamento Estudantil Maranhense 


O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), recebeu, nesta terça-feira, a lista dos 22 selecionados que vão fazer parte do programa Parlamento Estudantil Maranhense. O documento foi entregue pelo secretário-adjunto de Programas e Projetos Especiais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ismael Cardoso, e pela supervisora de Políticas Educacionais para Juventude, Renata Martins.

O Parlamento Estudantil Maranhense tem como objetivo levar o estudante a pensar na sua realidade, observando os problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas, em formato de propostas de lei, sobre qualquer tema. Os jovens selecionados, entre 16 e 22 anos de idade, tiveram que elaborar um projeto de lei junto à sua instituição de ensino. O processo de seleção foi feito pela Seduc, por meio de um convênio assinado com a Assembleia Legislativa.
“Eles passaram por uma seleção, em que mais de 500 jovens participaram, e selecionamos aqueles que considerávamos mais adequado dentro dos métodos da Lei, de como é apresentada uma Lei. Então, temos projetos de cultura, meio ambiente, educação, uma diversidade de projetos, que considero interessante para a Assembleia Legislativa poder proporcionar esse ambiente para eles”, destacou Ismael Cardoso.
Os 22 deputados estudantes vão vivenciar todo o processo legislativo e de liderança. No dia 24 de novembro, eles serão diplomados, empossados e investidos no mandato de um ano, no qual atuarão na rotina dos trabalhos legislativos da Assembleia.
“No dia 23 de novembro, todos os estudantes selecionados, que são do interior, vão chegar a São Luís, com traslado, hospedagem e alimentação custeados pela Assembleia. Já no dia 24 de novembro, eles terão uma agenda cheia de trabalhos na sede do Poder Legislativo. Teremos uma sessão legislativa normal, com a presença dos deputados estudantes, onde cada um deles irá defender o seu projeto e tentar aprova-los perante o Plenário”, explicou Aristides Lobão, consultor-geral da AL.
O presidente Humberto Coutinho frisou a importância do programa para que os jovens tenham o real entendimento de como funciona os trabalhos no Poder Legislativo, “Nós sabemos que o futuro do país está na juventude. Esses jovens, hoje, aprendem política pela televisão e é muito bom que eles venham à Assembleia saber como funciona, qual a função dos deputados, o que nós fazemos aqui. O jovem vai saber a realidade do que nós fazemos”, ressaltou.
Já o deputado Rafael Leitoa (PDT), que também participou da reunião, destacou a sua alegria em ter uma estudante do município de Timon entre os três maranhenses selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal, que é a etapa nacional do programa.
”Ela estará participando, juntamente com os outros 22 jovens maranhenses, que vão estar aqui experimentando o Parlamento Estadual, em uma iniciativa inovadora e renovando esse projeto. Aguardamos ansiosos pela presença desses estudantes”, disse.
Na ocasião, o secretário-adjunto da Seduc também solicitou parceria do Legislativo estadual para aderir ao programa Mais Estágio. “Esse estágio, para um jovem, é muito importante, pois aquele jovem que quer trabalhar e entrar no mercado de trabalho tem aí uma porta para o futuro”, afirmou o presidente Humberto Coutinho.
O Parlamento Estudantil Maranhense foi implantado na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista. O programa foi executado em dois períodos, de 2005 a 2009. Em 2016, na gestão do presidente Humberto Coutinho, a Assembleia reativou e readequou em estrutura e metodologia nos moldes do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara Federal.
Agencia Assembleia