quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Câmara Municipal de Caxias realiza sessão especial alusiva a campanha do 'Outubro Rosa' 


A Câmara Municipal de Caxias realizou, nesta quarta-feira (11), uma sessão especial alusiva a campanha do “Outubro Rosa”. A campanha dedicada à prevenção e ao combate do câncer de mama. A iniciativa foi do presidente da Casa, vereador Catulé (PRB), e contou com a presença de profissionais da saúde da Fundação Maria Carvalho Santos, de Teresina-PI, do prefeito Fábio Gentil (PRB), do vice Paulo Marinho Junior (PMDB), secretários, coordenadores municipais, além da comunidade em geral.

“Essa é uma homenagem à mulher brasileira, mais precisamente à mulher caxiense. Esta Casa, preocupada com o alto índice de câncer no nosso município, sai na frente o legislativo para chamar a atenção da sociedade para esse mal que vem se alastrando em todo esse país, em todo o planeta Terra. E com isso, pensamos em colaborar com as autoridades de saúde e às políticas também”, explicou o presidente Catulé na abertura da sessão.
A nutricionista Aline Freire ministrou uma palestra sobre a alimentação na prevenção contra o câncer de mama, o Outubro Rosa, bem como o trabalho desenvolvido pela Fundação Maria Carvalho Santos, entidade voltada à atividades filantrópicas na área de saúde e prevenção de doenças, em especial, o câncer de mama.
Fazendo uso da palavra, a vereadora Thaís Coutinho (PSB), líder da oposição, parabenizou ao governador Flávio Dino (PC do B) por seu “empenho no município de Caxias com a reforma do Hospital Macrorregional para funcionar a oncologia”.
Na tribuna, a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, também elogiou o presidente Catulé pela iniciativa e comentou os esforços da prefeitura no tratamento do câncer de mama. “Não tínhamos mamógrafo no município, e hoje já temos dois; tínhamos apenas um profissional mastologista, mas conseguimos contratar mais dois para poder dar continuidade após o autoexame”, disse.
A campanha do 'Outubro Rosa' se estenderá até o dia 31 de outubro. Até lá o município, através das secretarias de  Saúde e da Mulher, promoverá palestras de conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama. 
ASCOM/Camara