quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Flávio Dino lança nesta quinta-feira (23) pacote de ações para a população negra 


O governador Flávio Dino lança nesta quinta-feira (23) iniciativas de impacto para a população negra do Maranhão. As ações fazem parte da Comemoração do Dia da Consciência Negra, na última segunda-feira (20). A cerimônia será na Casa do Maranhão, às 19h.
Flávio Dino assinará documentos referentes às Políticas de Saúde Integral para População Negra, durante um ato público alusivo ao Dia da Consciência Negra para marcar as lutas e conquistas do povo negro maranhense pela igualdade racial.
A Política Estadual de Saúde Integral da População Negra foi construída a partir de diálogos com profissionais de saúde, gestores públicos de saúde e assistência social, lideranças religiosas, quilombolas e do movimento negro, além de conselheiros dos Conselhos Estaduais da Igualdade Racial e da Saúde, intermediados por técnicos e assessores do governo do Estado.
Estes diálogos aconteceram durante as Escutas Territoriais para discutir demandas e propostas para a construção da política de saúde integral da população negra, nos meses de julho e agosto nas regionais de Itapecuru, Pinheiro, Bacabal, Codó, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra e São Luís.
Paralelamente às ações, o governador lançará edital para São Luís para selecionar e apoiar, por meio de fomento, a expansão de projetos de geração de renda que contribuam para o fortalecimento social e econômico de famílias em situação de pobreza no meio urbano e outro de incentivo à pesquisa.
Ainda no mesmo evento, o governador dará início a Campanha de Combate ao Racismo em 40 escolas do Ensino Médio e a Campanha Por Um Maranhão Visível, que tem como meta o fortalecimento da autoidentificação dos povos e comunidades tradicionais no Cadastro Único.
A Secretaria de Igualdade Racial apresentará as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Maranhão Quilombola, cujas ações estruturais denominadas Rotas de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades Quilombolas acontecem nos municípios de Icatu e Serrano do Maranhão.