terça-feira, 19 de junho de 2018

Alunos do IFMA participaram dos Jogos Escolares de Caxias 

Estudantes competiram no futsal, tênis de mesa, vôlei de areia,basquete e xadrez 


Entre os dias 06 e 15 de junho, estudantes do Ensino Médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias participaram da 41ª edição dos Jogos Escolares de Caxias (JECS). Além do IFMA, 76 instituições escolares das redes de ensino municipal, estadual e particular participaram do evento. Ao todo, a unidade de ensino competiu em 05 modalidades esportivas: futsal, tênis mesa, vôlei de areia, basquete e xadrez.
Desde 2011, o Campus Caxias participa do maior evento esportivo escolar da cidade. Assim como nas edições anteriores, a deste ano encerra com saldo positivo. Dariston Jhonathas de Jesus ingressou no IFMA este ano no curso técnico em Informática. E em sua primeira participação representando o campus já conquistou o terceiro lugar no tênis de mesa. “No campus, temos livre acesso à prática do tênis de mesa e isso favoreceu meu bom desempenho”, comenta o aluno. Além da modalidade, disputou também o vôlei de areia, junto com Gabriel da Costa Pereira, aluno do curso técnico em Administração.

Após 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, a equipe de futsal masculino encerrou, na terça-feira (12), a participação no evento nas oitavas de finais. Durante três meses, o professor Carlos Jardel Soares foi responsável por treinar a equipe. “Treinamos 2 vezes por semana. O tempo de preparo foi pouco. Então, em agosto, continuaremos com os treinos objetivando participar dos jogos internos do IFMA e da edição 2019 dos Jogos Escolares de Caxias”, disse o professor. “Foi um prazer enorme ter disputado pelo IFMA”, comentou Jefferson Carlos Pereira, aluno do curso técnico em Administração. “Fico feliz em ter participado dessa campanha”, comemorou Carlos Henrique Silva, aluno do curso técnico em Agroindústria.

Na sexta-feira (15), num jogo eletrizante, decidido, literalmente, nos últimos segundos, o time de basquete conquistou o terceiro lugar. “Agradeço o empenho e dedicação que os alunos tiveram nos treinos. Agradeço também a disponibilidade e profissionalismo de Esdras Soares, por treinar a equipe de forma tão comprometida. A instituição sente-se altamente satisfeita com o desempenho de vocês”, declarou Vanessa Xavier, professora de Educação Física. O time de basquete também foi destaque com Marx Silva Rocha, aluno do curso técnico em Informática. Ele foi considerado o “cestinha” dos Jogos (como é conhecido o atleta responsável pela maior pontuação de cestas feitas durante um campeonato).
Ficamos satisfeitos com os resultados, pois é fruto de um trabalho em equipe”, afirmou Élcio Basílio, professor de Educação Física. “A atuação dos nossos atletas sempre foi pautada no respeito, espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair-play [jogar limpo]”, finalizou o professor.