quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Entre varandas, mangueiras, muretas e cadeiras, Roseana Sarney evidencia o fim da oligarquia 

Roseana Sarney em sua passagem pela cidade de Lajeado Novo 
Quem busca na memória as eleições dos representantes do grupo Sarney nos anos de 2002, 2006 e 2010, certamente, lembra das enormes estruturas que eram preparadas para a chegada da ex-governadora Roseana Sarney e companhia.
Eram palcos gigantes, carretas enormes e ônibus adesivados com as fotos dos candidatos da oligarquia. Coisas que impressionavam o povo humilde do interior que só viam estruturas assim em raríssimas vezes.
A cidade se movimentava, as motos e carros não paravam, era uma circulação de pessoas na espera da chegada de Roseana. Até nas escolas estaduais as crianças eram incentivadas a pintarem rosas vermelhas em referência à governadora.
Tal culto, ficou para o passado. A decadência da oligarquia Sarney no Maranhão trouxe uma nova realidade para seus representantes. Os 50 anos de domínio evidenciaram as mazelas que a própria família Sarney foi responsável.
Hoje em suas andanças pelo Maranhão, o que Roseana encontra são varandas e mangueiras com meia dúzia de pessoas levadas por antigos aliados que vivem a mesma decadência do grupo Sarney.
São muretas e cadeiras de madeira usadas como palco, só que diferente das antigas reverências e culto a pessoa de Roseana, o que as pessoas veem é o desânimo e o descrédito dos representantes do grupo que dominava o Maranhão.
Varandas, mangueiras, muretas e cadeiras contarão o fim da oligarquia Sarney e a renovação da esperança que o povo do Maranhão escolheu há quatro anos e vai escolher novamente em 2018.
Blog da Silvia Teresa