sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Ambientalista é ameaçado de morte no povoado Alecrim (2º Distrito de Caxias)


Apesar de ser tão necessária em nossos dias a preservação do meio ambiente, quem se propõe a defender a bandeira pode está correndo risco de vida. O ambientalista Francisco Brito (foto), morador do povoado Alecrim, localizado no 2º Distrito de Caxias, entrou em contato com o blogueiro Ezequias Martins e denunciou que foi ameaçado de morte por madeireiros ilegais que extraem madeira no povoado, por defender a causa.

O caso repercutiu na região e revoltou moradores que sairam em defesa de Francisco Brito, que é um verdadeiro guardião daquela comunidade, com importantes ações voluntarias voltadas para o bem estar social de seus conterrâneos.

Brito não só procurou à imprensa para denunciar o fato, mas também deve levar a ameaça que sofreu à justiça.

O povoado Alecrim é um dos mais populosos do 2º Distrito, e é um imóvel rural administrado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, (INCRA), que vem trabalhando através de um programa a recuperação, recomposição, regeneração ou compensação de Áreas de Preservação Permanente, nos assentamentos.

O Programa de Regularização Ambiental foi criado por meio da lei 12.651/2012 e regulamentado pelo decreto nº 7.830/2012. A lei estabelece um conjunto de ações ou iniciativas a serem desenvolvidas por todos os detentores de imóveis rurais com o objetivo de adequar e promover a regularização ambiental de áreas.

A luta do jovem é justa, precisa e merece o nosso apoio.  Esperemos que a justiça puna  os criminosos e dê a Francisco Brito o apoio necessário.

Blog do Ezequias Martins