quarta-feira, 9 de março de 2022

Deputadas são homenageadas durante sessão na Assembleia Legislativa do MA

O Dia Internacional da Mulher foi marcado por homenagens e entrega de flores às deputadas presentes à sessão da Assembleia Legislativa do Maranhão, ontem terça-feira (8). A mesa que conduziu os trabalhos foi composta somente por mulheres, sob a presidência da deputada Cleide Coutinho (PDT).

Houve ainda, manifestações de repúdio contra o deputado paulista Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como ‘Mamãe Falei’, pelas declarações machistas e preconceituosas às ucranianas.

A parlamentar pedetista Cleide Coutinho anunciou requerimento com manifestação de repúdio da bancada feminina da casa, contra o deputado estadual paulista, Arthur do Val. O documento será apreciado na sessão desta quarta-feira (9).

A deputada Socorro Waquim (MDB) também repudiou as declarações machistas de Arthur do Val e destacou que “as mulheres precisam, cada vez mais, participar da vida pública, porque elas fazem também a diferença”.

Arthur do Val, que estava na Ucrânia, país que está sob ataque da Rússia, afirmou, em áudios vazados para a imprensa, que refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras mensagens machistas.

Mais homenagens

O parlamentar Zito Rolim (PDT) destacou a condição feminina de luta, sensibilidade e razão. “Que em todos os dias as mulheres sejam festejadas, contempladas e que sejam todos os dias o dia delas. Que as dificuldades possam fazer com que elas alimentem a esperança, e que a esperança seja, na concretude, a razão pela qual elas possam ter inspiração de vida”, frisou.

Adelmo Soares (PCdoB) se solidarizou com o segmento. “A todas as mulheres, do Maranhão, do Brasil e do mundo, a minha solidariedade, o meu abraço e meu desejo de que, não somente hoje, mas todos os dias da vida de vocês possam ser dias felizes, de muito respeito e de muita doação para que vocês continuem plantando muito amor nesse mundo que tanto precisa”.

Roberto Costa (MDB) ressaltou que a “Assembleia Legislativa também tem tido um papel preponderante na garantia dos direitos das mulheres maranhenses”.

Discursaram ainda sobre o Dia Internacional da Mulher, os deputados Zé Inácio (PT), Marco Aurélio (PSB), Antônio Pereira (PSB), Rildo Amaral (Solidariedade) e Fábio Braga (Solidariedade).