domingo, 2 de novembro de 2025

 O Maranhão avança com segurança, firmeza e humanidade 

Por Carlos Brandão

Vivemos dias em que a segurança pública é um dos maiores desafios do Brasil. E não podemos fechar os olhos para isso. Em alguns estados, o crime organizado se fortaleceu, espalhou medo e desconfiança. Mas, no Maranhão, seguimos um caminho diferente: o da firmeza, do planejamento e do compromisso com a vida. Aqui, o crime organizado não prosperará.

Desde o início do nosso governo, enfrentamos a criminalidade com coragem e inteligência. As forças de segurança do Maranhão estão presentes nas ruas todos os dias, com o respaldo total do Estado e um trabalho pautado na coragem e na eficiência. As operações Impacto e Captura, realizadas de forma contínua pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, têm mostrado resultados expressivos: já são mais de 2.800 prisões, além da apreensão de armas, drogas e do bloqueio de bens ligados ao crime. Só neste ano, foram retiradas de circulação mais de quatro toneladas de entorpecentes e bloqueados R$ 100 milhões de organizações criminosas.

Mas segurança não se faz apenas com ações repressivas. Ela também nasce do reconhecimento e da valorização de quem protege o povo. Desde 2022, promovemos 4.414 policiais militares e 706 bombeiros militares, e seguimos convocando novos efetivos. Investimos em tecnologia, equipamentos modernos, videomonitoramento e no fortalecimento das polícias Civil e Militar. Já entregamos 800 viaturas, reformamos e modernizamos mais de 100 delegacias em todo o estado, reformamos ou estamos reformando 97 instalações da PM por todo o estado e ampliamos as unidades da Patrulha Maria da Penha de 8 para 22 unidades – e estamos preparando mais duas unidades em Chapadinha e Viana -, protegendo mulheres e salvando vidas.

Entregamos, também, um Centro de Inteligência que integra informações e reforça o combate ao crime organizado. Cada passo foi planejado para garantir que o Maranhão avance com segurança, mas também com justiça.

E é justamente essa visão — de que segurança é mais do que punição — que transformou o nosso sistema penitenciário em referência nacional, reconhecido pelo Ministério da Justiça como o melhor do país. O Programa de Gestão Penitenciária (Gespen) é hoje um exemplo de reintegração e dignidade. Mais de 80% dos internos participam de uma das 250 oficinas de trabalho espalhadas pelas nossas 47 unidades prisionais. São eles que produzem 700 mil fardamentos escolares, carteiras para as escolas, mobiliário para prédios públicos e até bloquetes usados por prefeituras na recuperação de ruas. Há ainda projetos de criação de peixes que alimentam comunidades. Dentro dos presídios, zeramos o analfabetismo, temos mais de 80% em estudo regular – inclusive, 500 internos cursando o ensino superior – e mais de 6 mil participando do Encceja PPL – que é tipo um Enem para pessoas privadas de liberdade. É o Estado oferecendo uma segunda chance, porque acreditamos que ressocializar é também garantir segurança.

Tudo isso mostra que o Maranhão está trilhando um caminho equilibrado — com ação firme contra o crime e com humanidade para transformar vidas. Trabalhamos lado a lado com o Legislativo e o Judiciário, porque sabemos que segurança verdadeira se constrói com justiça, dignidade e oportunidade. Claro que também esperamos que as leis de execução penal sejam mais duras, para que possamos manter os criminosos fora de circulação, garantindo mais liberdade a quem realmente merece tê-la.

Mas há um outro inimigo que também precisamos enfrentar: as fake news. As mentiras espalhadas por quem deseja o caos, por quem tenta confundir a população e manchar o trabalho de quem arrisca a própria vida todos os dias. Espalhar fake news é crime. E além de ferir a verdade, essas mentiras colocam em risco o esforço de centenas de profissionais que lutam pela paz no Maranhão.

O Maranhão não recua. O Maranhão avança com coragem. E neste avanço, cada policial que defende a rua, cada agente penitenciário que cuida da recuperação, cada profissional que atua no sistema de segurança, e cada cidadão, é parte essencial nessa luta.

Seguiremos firmes. Com o apoio das forças de segurança, da Justiça e da sociedade. Porque garantir a paz, proteger vidas e fazer do Maranhão um estado mais seguro não é apenas uma meta de governo — é um compromisso de alma com o nosso povo.

* Carlos Brandão é governador do Maranhão

 Metanol: nove estados investigam casos de intoxicação; MA fora


O boletim divulgado na última sexta-feira (31) pelo Ministério da Saúde aponta que nove estados investigam casos de intoxicação por metanol. No total, são 45 registros em análise no país.

Além de São Paulo – o estado com maior número de casos confirmados e nove sob investigação, oito estados têm notificações suspeitas da intoxicação: Pernambuco (20), Piauí (5), Paraná (4), Mato Grosso (2), Rio de Janeiro (2), Bahia (1), Mato Grosso do Sul (1) e Tocantins (1).

Casos confirmados

Até o momento, o país têm 59 casos confirmados. A maioria está concentrada no estado de São Paulo, que registra 46 confirmações.

O estado foi o único local confirmado de adulteração de bebidas com uso de material contaminado por metanol, sendo álcool combustível adulterado com a substância. O esquema fraudulento foi descoberto em 17 de outubro.

Há casos confirmados no Paraná (6), em Pernambuco (5), no Rio Grande do Sul (1) e em Mato Grosso (1).

Segundo o Ministério da Saúde, 682 notificações foram descartadas.

Mortes

As mortes chegam a 15, sendo nove em São Paulo, três no Paraná e três em Pernambuco. Já os óbitos em investigação caíram para seis, dos quais São Paulo e Pernambuco tem dois casos cada e os estados de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro um caso em investigação cada.

Desde o começo da crise sanitária, 40 óbitos suspeitos foram descartados.

sábado, 1 de novembro de 2025

 Brandão se reúne com Lula, reforça parceria e trata sobre política 

O governador Carlos Brandão (sem partido) foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, no Palácio do Planalto na manhã desta sexta-feira, 31.

O encontro, inserido de maneira oficial na agenda do dia do petista, durou pouco mais de uma hora e foi classificado pelo próprio chefe do Palácio dos Leões, em postagem feita nas redes sociais, como uma boa conversa.

Segundo Brandão, foram discutidos os andamentos de grandes obras, como a Avenida Metropolitana e o prolongamento da Avenida Litorânea; além do cenário político do Maranhão.

Boa conversa com o presidente @lulaoficial. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas. Também do cenário político do Maranhão e do andamento das grandes obras e projetos que temos realizado juntos, a exemplo da Avenida Metropolitana, da Nova Litorânea, de investimentos em saneamento e de muitas obras pelo PAC”, escreveu o governador.

Lula, de acordo com o que foi apurado, teria destacado para Brandão a necessidade da união de todo o seu campo político no pleito do ano que vem.

Teria dito que gostaria de tê-lo no Senado, mas o deixou totalmente à vontade para definir o seu futuro político – se renuncia ao mandato, em abril, ou não.

O presidente ainda teria sugerido uma tentativa de conversa com o chamado campo dinista, ligado ao ex-governador Flávio Dino, atual ministro do Supremo Tribunal Federal, como forma de buscar um entendimento ou pacificação.

Brandão teria apresentado ao petista recente pesquisa da Quaest na qual o seu governo aparece aprovado por 71% dos maranhenses.

O governador teria tido ao presidente que todas as impressões e falas do encontro seriam levadas para discussão do seu grupo político.

 Gentil Neto: juventude, trabalho e resultados que transformam Caxias 

Com foco no fortalecimento da educação e da saúde pública, o prefeito Gentil Neto realizou, nesta sexta-feira (31), a entrega de quatro novas ambulâncias e a inauguração de uma escola totalmente estruturada no povoado Conea.

As ambulâncias foram destinadas à UPA, ao Hospital Infantil, e às comunidades rurais de Buenos Aires e Santa Rita, reforçando o atendimento de urgência e emergência tanto na zona urbana quanto na zona rural de Caxias.

Além disso, o prefeito entregou a nova UEM Enock Almeida Guimarães, no povoado Conea, ampliando o acesso à educação de qualidade para as crianças e jovens da região.

A gente esperava há muito tempo por uma escola assim. Antes, as crianças estudando em uma escola de taipa e agora têm um lugar bonito e bem equipado aqui mesmo no povoado. É uma alegria pra todos nós. O prefeito Gentil Neto está de parabéns por olhar com carinho pra nossa comunidade”, Maria das Dores, moradora do povoado Conea.

A ação mostra o compromisso da gestão de Gentil Neto com o desenvolvimento do município, unindo modernidade, compromisso e sensibilidade social. Jovem e atuante, o prefeito tem se destacado por uma administração dinâmica, próxima da população e voltada para resultados concretos que melhoram a vida dos caxienses.