sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Trump diz que está aberto ao diálogo com Lula: "Pode falar comigo o momento que quiser" 

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que está disposto a conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “a qualquer momento”. A declaração foi dada em meio à repercussão das sanções impostas por seu governo ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e da tarifa de 50% aplicada contra produtos brasileiros.

“Se o presidente do Brasil quiser falar comigo, pode fazê-lo quando quiser. Sempre estarei aberto ao diálogo com líderes estrangeiros”, disse Trump, evitando comentários diretos sobre Lula, mas sinalizando abertura para conversas institucionais.

Apesar da tensão diplomática, Trump tentou demonstrar disposição para manter pontes abertas com o governo brasileiro. Até o momento, não há previsão de encontro formal entre os dois líderes.

 Maranhão tem produtos protegidos por taxação de Trump ao Brasil 


O Maranhão conseguiu uma vitória parcial na guerra comercial entre Brasil e Estados Unidos. A ordem executiva assinada nesta terça-feira (30) pelo presidente Donald Trump, que eleva para 50% as tarifas sobre diversos produtos brasileiros, isentou justamente os principais itens da pauta de exportações do estado: ferro-gusa, alumínio primário e celulose.

A decisão mantém esses produtos sujeitos apenas à tarifa básica de 10%, aliviando temores de perda de competitividade no mercado americano. O Porto de Itaqui, principal escoadouro dessas commodities, responde por 85% das exportações maranhenses, que somaram US$ 4,2 bilhões em 2019.

O estado é o maior exportador brasileiro de ferro-gusa, com produção concentrada nas regiões de Açailândia e Imperatriz.

Porém, o alívio não é completo. Setores como o de químicos e alguns produtos agrícolas maranhenses não entraram na lista de exceções e sofrerão o impacto da tarifa extra de 40%.

Apenas 6 dos 11 ministros do STF participam do jantar com Lula em apoio a Moraes

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), investiu em um gesto de apoio ao STF (Supremo Tribunal Federal) ao promover um jantar para os magistrados da Corte na noite desta quinta-feira (31), embora nem todos tenham comparecido.

O governo estuda reações possíveis às mais recentes decisões da Casa Branca quanto ao tarifaço e às sanções contra Alexandre de Moraes.

O encontro no Palácio da Alvorada começou pouco depois das 19h30 e durou pouco mais de duas horas. Estiveram presentes os ministros do Supremo Luís Roberto Barroso — presidente da Corte —, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin e Alexandre de Moraes, o principal alvo dos ataques do governo dos Estados Unidos e da oposição ao governo Lula.

Além dos magistrados, participaram da reunião o procurador-Geral da República, Paulo Gonet, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Nenhuma das autoridades quis falar ao fim do encontro.

Na noite de quarta (30), Lula já havia recebido Barroso, Gilmar e Zanin no Palácio do Planalto, ao lado de Lewandowski.

Essas reuniões acontecem ainda na véspera do retorno dos trabalhos do Judiciário. A expectativa é que, na sessão desta sexta, os ministros do Supremo reafirmem a independência judicial brasileira.

O gesto do jantar também ajuda a afastar qualquer esperança da oposição de que o julgamento de Jair Bolsonaro possa ser adiado por pressão política.

CNN

Gentil Neto comemora os 202 anos de adesão de Caxias à Independência com entrega de obras e investimentos  

Prefeito Gentil Neto com o governador Carlos Brandão e demais autoridades
na programação alusiva aos 202 anos da Adesão de Caxias à Independência
do Brasil  

A cidade de Caxias celebra, dia 1º de agosto, seus 202 anos de adesão à Independência do Brasil, e o momento histórico foi marcado com um presente especial para a população: a entrega de importantes obras e serviços por parte da gestão municipal. O prefeito Gentil Neto liderou uma série de ações que reforçam o compromisso com o desenvolvimento urbano, a educação, a saúde e a infraestrutura da cidade.

Um dos destaques da programação de aniversário foi realizada a entrega de um novo ônibus escolar, que chega para reforçar o transporte dos alunos da rede municipal de ensino, garantindo mais conforto e segurança.

Outro ponto importante da comemoração foi a assinatura das ordens de serviço para a reforma dos ginásios poliesportivos localizados nos bairros Campo de Belém, Refinaria e Caldeirões, promovendo mais incentivo ao esporte e à prática de atividades físicas para a juventude caxiense.

A área da educação também recebeu atenção com a entrega da reforma e ampliação da Unidade Integrada Municipal Hélio de Sousa Queiroz, que agora oferece uma estrutura moderna e mais acolhedora para alunos e professores.

Na área de infraestrutura, o prefeito visitou a obra de duplicação da Avenida do Pirajá, uma das mais importantes vias da cidade, que irá melhorar o tráfego e o acesso a diversos bairros.

Além disso, foram realizadas visitas técnicas e entregas importantes:

  • Triagem das cirurgias de catarata, ampliando o acesso à saúde oftalmológica para a população;
  • Reforma da unidade do Ciretran de Caxias, que agora oferece mais agilidade e conforto aos usuários;
  • Inauguração da sede da Agência Executiva Metropolitana do Leste Maranhense (AGEMLESTE), fortalecendo a gestão regional;
  • Visita à obra da nova unidade da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), reforçando o compromisso com a educação superior pública e de qualidade;
  • Anúncio da revitalização da Praça Nossa Senhora de Nazaré e da Praça do “Verde Amarelo”, com o objetivo de fortalecer a economia local, incentivar o comércio e proporcionar mais espaços de convivência para a população.

A programação contou com a presença de autoridades estaduais, como o governador Carlos Brandão, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, a deputada estadual Daniella, a deputada federal Amanda Gentil e o Ministro do Esporte André Fufuca que também contribuíram diretamente para as entregas realizadas.

Para o prefeito Gentil Neto, celebrar os 202 anos de adesão à Independência com obras e investimentos é reafirmar o compromisso com o povo caxiense:

“Estamos construindo uma cidade melhor para todos. Cada entrega representa mais dignidade, mais desenvolvimento e mais oportunidades para a nossa população. Caxias merece!”, afirmou o gestor.