quarta-feira, 13 de agosto de 2025

 "Cassação já deste vice-prefeito!", diz diretora da Casa da Mulher Brasileira 

A diretora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão e presidente da Federaç Maranhense de Futebol, Susan Lucena, repudiou o caso de violência sofrido pela presidente da Câmara Municipal de Afonso Cunha, vereadora Júlia Rodrigues, nesta terça-feira (12). A parlamentar denunciou agressão física e tentativa de abuso sexual por parte do vice-prefeito de Afonso Cunha, Floriano Pereira.

Vivemos em uma sociedade em que nossos corpos são violados pelo simples fato de existirmos, não é a roupa que usamos, não é o cargo que ocupamos, não somos nós, a culpa não é nossa. O Anuário Brasileiro de Segurança Pública registrou aumento do número de casos de feminicídios e estupros. Toda a sociedade precisa agir. Cassação já deste vice-prefeito! Não podemos mais tolerar este tipo de atitude”, disse Susan Lucena.

Em nota de solidariedade, a Casa da Mulher Brasileira-MA repudiou o ato do vice-prefeito de Afonso Cunha e  reafirmou o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o combate a todas as formas de violência de gênero. “Nos colocamos à disposição para dar suporte à vereadora e reforçamos que nenhuma mulher deve ser silenciada ou desrespeitada no exercício de seu mandato e de sua cidadania”, diz trecho da nota.

Na semana passada, a vereadora Júlia Rodrigues postou um vídeo alusivo à campanha Agosto Lilás, mês de conscientização contra o fim da violência contra à mulher. “Você não está só. Não se cale. A vida só começa quando a violência acaba. Denuncie 180. Juntas somos mais fortes!”, publicou.

Lula anuncia R$ 30 bilhões para empresas brasileiras atingidas por tarifas de Trump


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (12) que o governo federal lançará uma medida provisória oferecendo R$ 30 bilhões em linhas de crédito para empresas brasileiras afetadas pelo tarifaço imposto pelo governo Donald Trump.

A prioridade será dada às pequenas empresas e produtores de alimentos perecíveis, como frutas, mel e espinafre, segundo o presidente. Lula afirmou que os recursos podem ser ampliados se necessário e destacou que o plano também buscará preservar empregos e abrir novos mercados para os setores prejudicados.

Além disso, o governo pretende apoiar os empresários a recorrer à Justiça dos EUA contra a taxação. “Não dá para aceitar a taxação do Trump. Vamos incentivar as empresas a brigar pelos seus mercados”, disse Lula.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que os recursos virão via crédito extraordinário ao Orçamento, mecanismo usado em situações emergenciais fora do limite fiscal, garantindo agilidade na aplicação das medidas

Brandão vai a Brasília e reúne com presidente nacional do MDB para filiação de seu grupo politico   

Baleia Rossi esteve com Iracema Vale, Hildo Rocha, Marcus Brandão ,
e o governador Carlos Brandão 

Na tarde desta terça-feira, 12, o governador Carlos Brandão (sem partido), a presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale (PSB), o deputado federal Hildo Rocha (MDB) e o presidente estadual do MDB, Marcus Brandão, se reuniram, em Brasília, com o presidente nacional emedebista, Baleia Rossi, para alinhavar acordos para as estratégias do MDB para as eleições de 2026.

Na pauta, a renovação da comissão provisória estadual sob o comando de Marcus Brandão até 2027. Essa é a estratégia do partido no Maranhão que garante ao MDB uma bancada de deputados estaduais e federais nas eleições.

A ideia é ter uma chapa com a maioria dos deputados estaduais e outra de federais que garanta cerca de cinco nomes na Câmara dos Deputados e, pelo menos, 10 na Assembleia Legislativa somente do MDB.

Devem se filiar ao MDB, nas próximas semanas, o governador Carlos Brandão e a presidente da Assembleia. Prefeitos, vice-prefeitos e deputados devem seguir caminho igua.

O convite de filiação de Iracema Vale no MDB já havia acontecido desde 2023 após Marcus Brandão assumir o comando da legenda no estado. Na época, ela confirmou o convite, mas não garantiu a sua filiação. Mas com a troca de comando do PSB (a sigla agora tem como presidente estadual a senadora Ana Paula Lobato), a presidente deve seguir para o MDB.

Nesta quarta-feira, 13, haverá uma reunião entre os deputados estaduais, prefeitos e vice-prefeitos além de Iracema Vale para tratar da desfiliação do PSB. Como há a previsão de anuência da direção nacional socialista para a saída dos parlamentares sem prejuízo com a lei de fidelidade partidária, eles devem definir somente a sigla que irão se filiar e o MDB é o partido que mais deve ser procurador.