quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Amanda Gentil assume comando do PP no Maranhão após afastamento de Fufuca

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), falou pela primeira vez após ser destituído do comando do PP no Maranhão. Em entrevista ao Imirante, o maranhense confirmou que permanece no partido e que não há previsão de expulsão.

“Me tiraram o comando do partido no Maranhão e também a vaga de vice-presidente nacional”, afirmou Fufuca, acrescentando que seguirá no PP.

Com a intervenção determinada pela direção nacional, a deputada federal Amanda Gentil (PP) passa a comandar a sigla no estado. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (8) pelo presidente nacional do partido, Ciro Nogueira, que já havia descartado a expulsão do ministro.

Apesar da perda de espaço interno, Fufuca segue à frente do Ministério do Esporte e deve permanecer no cargo até o prazo de desincompatibilização — em abril de 2026, quando pretende disputar uma vaga no Senado.

Em nota pública, o ministro reafirmou lealdade ao presidente Lula e disse que seu foco “está acima de quaisquer disputas partidárias”. Recentemente, durante evento em Imperatriz, Fufuca declarou:

Em 2022, cometi um erro. Mas em 2026, a minha alma e minha vontade estarão livres para ajudar Lula a ser presidente do Brasil.”

Do Imirante

André Fufuca reafirma permanência como ministro de Lula  

Licenciado do mandato como deputado federal pelo PP do MA, Fufuca
já declarou apoiar o projeto de reeleição do presidente Lula em 2026 (foto Ricardo Stuckert)

Em comunicado público, o ministro do Esporte e deputado federal licenciado, André Fufuca, reafirmou que permanecerá no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, mesmo contra a orientação do seu partido, o Progressistas, e do União Brasil, com a qual a sigla é federalizada. Ele garantiu que mantém o seu compromisso inabalável com a missão que lhe foi confiada e ressaltou que sua fidelidade é, primeiramente ao povo que confiou o seu voto e lhe concedeu a honra do mandato.

Diante da posição de Fufuca, o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, anunciou o afastamento do ministro da presidência do Diretório do Progressistas no Maranhão e sua destituição da vice-presidência nacional da legenda.

Abaixo, comunicado:

Dirijo-me a vocês neste momento para reafirmar meu compromisso inabalável com a missão que me foi confiada: a de trabalhar incansavelmente pelo desenvolvimento do nosso estado e do nosso país.

Minha fidelidade é, primeiramente ao povo que confiou o seu voto e me concedeu a honra do mandato. Neste sentido, seguirei contribuindo de forma construtiva e dedicada para a boa gestão e governabilidade do país, lado a lado com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O meu trabalho e a minha atuação estão, inequivocamente, acima de quaisquer questões e disputas partidárias internas.

A pauta do desenvolvimento social e econômico do Maranhão e do Brasil está acima de quaisquer divergências.

Meu posicionamento continuará firme, seguindo focado na tarefa de entregar políticas públicas eficazes, mantendo a palavra e a postura de quem trabalha pelo bem comum. O trabalho não para.

André Fufuca

Ministro de Estado do Esporte e deputado federal (MA)

 Academia de Dança Wilson Ghilardi representa Caxias no 2º PDP Piauí


A Academia de Dança Wilson Ghilardi mais uma vez leva o nome de Caxias ao cenário nacional da dança. A companhia participará do 2º PDP – Prêmio de Dança do Piauí, evento em formato competitivo que acontecerá entre os dias 10 a 12 de outubro, no Teatro 4 de Setembro, em Teresina (PI).

Com uma trajetória marcada por conquistas, a companhia tem representado Caxias e o Estado do Maranhão em importantes festivais de dança por todo o Brasil, conquistando diversos prêmios e reconhecimento por suas coreografias.

Neste ano, a Academia levará 21 representações artísticas ao Prêmio de Dança, incluindo solos, duos e conjuntos nas categorias infantil, juvenil e avançado, abrangendo os estilos livre, balé clássico e contemporâneo.

O bailarino e coreógrafo Wilson Ghilardi destaca a importância da participação em competições desse porte, que contam com bancas de jurados renomados, de reconhecimento nacional e internacional. Segundo ele, eventos como o PDP contribuem significativamente para o crescimento técnico, artístico e cultural dos bailarinos, proporcionando experiências enriquecedoras e novas oportunidades.

“Além das premiações em 1º, 2º e 3º lugares, que ocorrem ao final de cada dia de competição, muitos de nossos alunos poderão conquistar bolsas de estudo em grandes escolas de dança de São Paulo e da Itália, o que reforça o valor dessa vivência para a formação artística de cada um”, destacou Wilson Ghilardi.

Com dedicação, talento e amor pela arte, a Academia de Dança Wilson Ghilardi segue levando o nome de Caxias e do Maranhão com orgulho, mostrando que o trabalho sério e apaixonado pela dança transforma vidas e ultrapassa fronteiras.

 Aprovação do governo Lula volta a empatar com a desaprovação 


Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) mostra que a aprovação do governo Lula voltou a empatar, dentro da margem de erro, com a desaprovação: 49% dos brasileiros desaprovam a gestão petista, enquanto 48%, aprovam.

Esta é a primeira vez, desde janeiro, que há empate entre os dois indicadores.

No início do ano, 49% desaprovavam Lula, já a aprovação era de 47%. A diferença de um ponto é a menor desde dezembro de 2024, quando a aprovação era maior que a desaprovação (52% a 47%).

Entre fevereiro e setembro, os indicadores mostravam maior desaprovação. O pico de diferença ocorreu em maio deste ano, quando 17 pontos separavam a avaliação negativa (57%) da positiva (40%).

Veja os números:

Aprova: 48% (eram 46% na pesquisa de setembro);

Desaprova: 49% (eram 51%);

Não sabem/não responderam: 3% (eram 3%).

A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 2 e 5 de outubro.

A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

O levantamento aponta que:

Mulheres voltaram a aprovar mais Lula do que desaprovar: 52% a 45%, indicadores que estavam empatados em 48% no levantamento anterior;

Os católicos voltaram a aprovar mais o governo petista, após empate registrado em setembro: 54% aprovam, e 44%, desaprovam. A margem é de 3 pontos para mais ou menos;

Os mais ricos (renda familiar de 5 salários mínimos ou mais) apresentam empate entre os indicadores: 52% desaprovam e 45%, aprovam. O público mais desaprovava o governo até setembro. A margem de erro é de 4 pontos;

Há empate entre o público de 35 a 59 anos, mas com aprovação e reprovação invertendo posições: enquanto 51% desaprovaram e 46% aprovavam em setembro, agora 51% aprovam e 46% desaprovam;

Voltou a ter empate entre o público de 60 anos ou mais, com 50% aprovando e 46%, desaprovando. Havia maior aprovação a Lula (53% a 45%) em setembro.

Caxias é comtemplada com 350 vagas no Programa CNH Social; Saiba como fazer sua inscrição! 

“Estou muito feliz em compartilhar que Caxias foi contemplada com 350 vagas na CNH Social do Governo do Maranhão. É uma oportunidade incrível para nossa gente crescer e se desenvolver”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias, ao comemorar a parceria com o Governo do Estado, que contribuiu para que as vagas fossem destinadas ao município.

O lançamento do edital do Programa CNH Social, do governo do Maranhão por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), ocorreu na ultima sexta-feira (3). O Programa vai atender neste primeiro momento 10 mil pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), em 72 municípios do Maranhão.

O Programa cobre: Exame médico; Exame psicológico; Aulas técnicas; Aulas práticas; Taxa da prova; Taxa de uma segunda prova, caso o candidato não passe na primeira; Taxa de emissão da CNH.

Podem participar do Programa CNH Social, pessoas com: 18 anos ou mais; que esteja tirando a primeira CNH; que esteja cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico) como titular ou dependente; Ter renda de até meio salário mínimo (R$ 706), incluindo famílias com este valor por integrante.

Candidatos reprovados nos exames teórico-técnico ou de prática de direção pode refazê-los gratuitamente apenas uma vez, em até um ano. Ao todo 6 mil vagas serão para a primeira habilitação categoria A; e, 4 mil vagas serão para a primeira habilitação categoria B.

INSCRIÇÕES – As inscrições para o Programa CNH Social 2025 serão realizadas de 3 a 22 de outubro, exclusivamente pela internet, por meio do site oficial e de forma gratuita no site: https://cnhsocial.detran.ma.gov.br/

Para quem não tiver acesso à internet, será possível se inscrever presencialmente nas unidades regionais do Detran (MA) (Ciretrans e Postos Avançados), onde o formulário eletrônico estará disponível.

 Não se pode brigar com os números...

Blog do Jorge Aragão

Nesta terça-feira (07), na Assembleia Legislativa do Maranhão, o que se viu foi um desfile de deputados querendo brigar com os números sobre a triste realidade da extrema pobreza no estado.

O chilique de parlamentares, todos ligados ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, era com relação a uma simples, mas verdadeira, afirmação do governador Carlos Brandão, em Imperatriz, quando da passagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Brandão lembrou que conseguiu diminuir a extrema pobreza na sua gestão e que o Maranhão tinha mais de um milhão de maranhenses nessa condição, quando assumiu o comando do Palácio dos Leões.

Quando assumiu o Governo do Maranhão em 2015, o governador Flávio Dino prometeu mudar a realidade da extrema pobreza no estado, mas o que conseguiu foi piorar a situação, afinal de 2015 a 2019, segundo dados do IBGE, a população na faixa de extrema pobreza no Maranhão aumentou em 400 mil pessoas.

No entanto, o mesmo IBGE, em dezembro de 2024 apontou que o Maranhão de 2022 para 2023, dentro do Governo Brandão, conseguiu diminuir a pobreza extrema quanto a pobreza entre os maranhenses.

A proporção de pessoas no Maranhão situada na linha de extrema pobreza reduziu em 2023 para 12,2% na comparação com 2022, que era de 15,0%. O recuo foi de 2,8 pontos percentuais, ficando no mesmo patamar da Região Nordeste. Se em 2022 havia 1,074 milhão de pessoas residindo no Maranhão na extrema pobreza, em 2023, caiu para cerca de 879 mil pessoas, reduzindo em cerca de 195 mil pessoas enquadradas nessa situação.

Os números seguem caindo e o novo levantamento do IBGE deve confirmar isso.

É aguardar e conferir, mas é bom lembrar para alguns que não se deve jamais brigar com os números, afinal contra números não existem argumentos.