terça-feira, 14 de outubro de 2025

Roseana Sarney retorna às redes sociais, relata luta contra o câncer e alerta sobre o Outubro Rosa

A ex-governadora e deputada fedeal Roseana Sarney reapareceu nas redes sociais nesta terça-feira (14), após um período de silêncio motivado por complicações no tratamento contra o câncer de mama. Ela precisou ser hospitalizada no fim de semana, em razão de reações adversas à quimioterapia que vem realizando há mais de dois meses.

Roseana, de 72 anos, recebeu alta médica e agora segue em casa, sob observação contínua da equipe de saúde. Diagnosticada com câncer de mama em meados de agosto, a parlamentar tem enfrentado um tratamento intenso.

Nas redes sociais, Roseana  aproveitou o momento para reforçar a importância do Outubro Rosa, campanha dedicada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde o anúncio da doença, Roseana tem compartilhado nas redes sociais relatos pessoais sobre o tratamento e sobre os desafios enfrentados nessa fase.


Lojistas são capacitados para Feira de Negócios de Caxias

Sebrae realizou oficinas com empreendedoras que participarão da Feira, que acontece nos dias 30, 31 de outubro e 01 de novembro


A Feira de Negócios de Caxias está chegando. E para preparar os lojistas para esse grande evento, o Sebrae promoveu capacitações na última sexta-feira, 10, na Unidade de Negócios em Caxias. O intuito do treinamento foi preparar o lojista para os desafios específicos do ambiente de feira, como a apresentação do negócio e a interação com fornecedores e clientes. 

O empreendedor Paulo Corrêa vai participar pela primeira vez de uma Feira e destacou a importância de ter um momento de preparação para o evento. “Feira é um mundo novo pra gente e é importante pensarmos em estratégias específicas, pensando sempre na melhor forma de oferecer uma experiência diferenciada ao cliente. Além disso, acredito que toda essa preparação vai trazer uma boa visibilidade para nossa marca, não só na Feira, mas também depois do evento”, destacou.


Além de Paulo, outros vinte e quatro empreendedores participaram das oficinas, entre eles Kelyane Silva, que já participou de diversas ações focadas em vendas. “Estar numa feira é sem dúvidas uma grande oportunidade de troca de experiência com outros empreendedores e também de despertar novas idéias, a partir das dicas e orientações repassadas pelo Sebrae”, explicou.


A analista do Sebrae em Caxias, Graziele Queiroz, pontuou que as oficinas fazem parte de uma série de ações que serão desenvolvidas com os lojistas que participarão da Feira.“Nosso intuito é preparar os empreendedores para que nos dias da Feira possam desenvolver as melhores estratégias. Além das oficinas de hoje teremos ainda outras capacitações voltadas para vendas e consultorias individualizadas, para que possam aproveitar os três dias de Feira da melhor forma possível”, frisou.

A Feira

A Feira acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, no Caxias Shopping Center. É voltada para pequenos negócios de Caxias e também outros municípios da Região dos Cocais, como Aldeias Altas, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Duque Bacelar, São João do Sóter, Timon, dentre outras cidades do território.

Numa iniciativa do Sebrae, a ação reunirá empreendedores, empresas, instituições parceiras e especialistas em um ambiente dedicado para vendas, inovação, aprendizado e geração de oportunidades. A programação contará com Exposição de Produtos e Serviços, Rodadas de Negócios, Oficinas, Palestras, Painéis, Oportunidades de Crédito, Mentorias e em Gestão e Inovação. 

A solenidade de abertura da Feira acontecerá no dia 30 de outubro, com palestra magna às 19h. Já nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, a Feira estará aberta das 17h às 22h. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas visitem a feira nos três dias de evento

A Feira de Negócios de Caxias tem a parceria do Caxias Shopping Center. O evento conta também com o apoio da Prefeitura de Caxias, Atual Internet, UniFacema e IFMA/Campus Caxias.

Lorena Miranda/Sebrae 

 Intoxicação por metanol: dois casos suspeitos no MA foram descartados

Os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no Maranhão, nesta terça-feira (14), foram descartados. A informação foi confirmada pelo secretário de Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes.

Informo que foram descartados dois casos suspeitos de intoxicação por metanol, que estavam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. Os pacientes receberam atendimento nas UPAs do Parque Vitória e de Paço do Lumiar”, destacou.

Apesar do Maranhão seguir sem nenhum caso suspeito, muito menos confirmado, o secretário Tiago Fernandes lembrou da importância de só consumir bebidas de origem conhecidas.

Mesmo sem nenhum caso confirmado no Maranhão, mantemos o alerta: evite consumir bebidas de origem desconhecida. Seguimos atentos e trabalhando com responsabilidade e transparência”, finalizou.

No Maranhão, duas pessoas são internadas com suspeita de intoxicação por metanol 

Duas pessoas foram admitidas com suspeitas de envenenamento por metanol no Maranhão, conforme comunicou a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Os indivíduos estão recebendo cuidados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Parque Vitória e Paço do Lumiar, localizadas na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo a SES, as duas vítimas continuam sob vigilância enquanto aguardam a devolução dos resultados dos exames que irão confirmar o diagnóstico.

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a secretaria declarou que não compartilhará informações sobre a condição de saúde dos pacientes.

A SES também enfatizou que todas as medidas realizadas estão de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, seguindo as diretrizes de uma Nota Técnica específica para casos de envenenamento por metanol.

Blog do Glaucio Ericeira