terça-feira, 16 de setembro de 2025

Fábio Gentil viabiliza Programa Arroz da Gente com presidente da Conab, em Brasília 

O secretário Fábio Gentil se reuniu com o presidente da Conab,
Edegar Preto, acompanhado das deputadas Daniella e Amanda Gentil

O secretário de Agricultura e Pecuária do Maranhão, Fábio Gentil, acompanhado da deputada estadual Daniella e da deputada federal, Amanda Gentil, estiveram hoje (16) em Brasília para uma importante reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto. Em pauta, a articulação para levar ao Maranhão o Programa Arroz da Gente, uma iniciativa que busca garantir segurança alimentar, fortalecimento da agricultura familiar e acesso ao alimento de qualidade para a população mais vulnerável.

Durante o encontro, Fábio Gentil destacou a relevância do programa para o estado. “Nosso objetivo é ampliar as políticas de combate à fome e, ao mesmo tempo, valorizar os pequenos produtores. O Arroz da Gente chega como um reforço importante para promover justiça social e fortalecimento da economia local”, afirmou o secretário.

O presidente da Conab, Edegar Pretto, demonstrou total apoio à adesão do Maranhão à iniciativa. “Estamos trabalhando para que alimentos como o arroz cheguem à mesa de quem mais precisa. O Maranhão tem todo o potencial para ser referência nesse programa, com o apoio do governo estadual e o comprometimento da Secretaria de Agricultura”, disse Pretto.

Criado pela Conab, o Arroz da Gente tem como foco a aquisição de arroz produzido pela agricultura familiar para ser destinado à rede de assistência social, bancos de alimentos e programas de alimentação escolar. A proposta é fortalecer o produtor rural, garantir preço justo e combater a insegurança alimentar.

Com a possível adesão do Maranhão, o programa se integrará às ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, ampliando o alcance social e econômico dessas políticas.

Ainda neste mês, o secretário Fábio Gentil lançou o Tempo de Semear, programa estadual voltado ao incentivo da produção agrícola e apoio direto aos pequenos agricultores maranhenses. A proposta inclui fornecimento de sementes, assistência técnica, fortalecimento da cadeia produtiva e estímulo à comercialização dos produtos locais.

“Estamos olhando para o campo com responsabilidade e compromisso. O pequeno produtor é o coração da agricultura maranhense, e o Tempo de Semear é um passo fundamental para fomentar nosso comércio e garantir uma produção mais forte e estruturada”, completou Fábio Gentil.

A agenda em Brasília mostra empenho do secretário Fábio Gentil e das deputadas Amanda Gentil e Daniella em buscar parcerias estratégicas e programas que impactem positivamente o campo e a cidade, promovendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para os maranhenses.

Ministério Público abre procedimento para fiscalizar reforma em Hospital de São João do Sóter 

Promotor de Justiça cobra explicações sobre atraso na conclusão da reforma do Hospital Municipal Clodomir Rocha 

Blog do Domingos Costa

Prefeita Lacerda terá a fiscalização do MP-MA em reforma
do hospital municipal 

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da 5ª Promotoria de Justiça de Caxias, instaurou o Procedimento Administrativo nº 041/2025 com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a conclusão da reforma do Hospital Municipal Clodomir Rocha, localizado no município de São João do Sóter/MA, sob a gestão da prefeita Maria do Carmo Cavalcante Lacerda, do PSB.

A medida foi determinada pelo promotor de Justiça Dr. Rodrigo de Vasconcelos Ferro, com base em diversas normas constitucionais e legais que garantem ao MP a função de fiscal da lei e defensor dos direitos sociais e individuais indisponíveis – especialmente o direito à saúde pública de qualidade.

Apesar de diligências anteriores no âmbito do Procedimento Administrativo nº 012/2021, que apontaram riscos estruturais críticos no hospital, o município chegou a tomar algumas providências, mas a obra ainda não foi concluída. Persistem pendências graves que afetam diretamente a população local, especialmente em relação às condições sanitárias da unidade de saúde.

A Promotoria destaca que o hospital precisa passar por fiscalização rigorosa quanto à sua infraestrutura e salubridade, uma vez que trata-se de um serviço essencial à população e que deve atender aos critérios mínimos de dignidade e segurança.

Segundo o MPMA, o procedimento terá prazo de 1 ano para conclusão, podendo ser prorrogado, caso necessário. O servidor Railson Pinheiro da Silva foi nomeado para atuar como secretário do procedimento, com a missão de organizar e registrar todas as etapas da investigação.

Entre as providências iniciais estão o registro do procedimento no sistema interno do MP, a publicação oficial no Diário Oficial, e o envio do caso à Biblioteca da Procuradoria-Geral de Justiça.

 Distante de polêmicas, Orleans Brandão cresce na preferência da classe política e dos eleitores 

Em meio à boataria de perseguições disseminada pelos adversários do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, segue trabalhando e crescendo na preferência popular, “descolado” das pechas que a oposição tenta impingir.

Além da boa performance em todas as pesquisas eleitorais sobre a sucessão 2026 no Maranhão, a pré-candidatura do secretário tem recebido, sobretudo da classe política, as melhores avaliações.

O receio da volta de um período marcado por governos inacessíveis aos políticos maranhenses e o que representa de autoritarismo a ameaça de cassação do governador são fatores apontados por eles como fundamentais para o apoio a Orleans.

Na ponta do lápis, os avanços são concretos:

O Republicanos, com forte presença no estado, acaba de anunciar, publicamente, o apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão, com adesão inicial de 24 prefeitos e cerca de 200 vereadores do partido.

27 deputados estaduais já declararam apoio à pré-candidatura de Orleans Brandão ao governo do estado nas eleições de 2026.

Em julho, o pré-candidato recebeu o apoio formal de 25 dos 31 vereadores de São Luís.

Em agosto, o apoio da cúpula nacional do MDB consolidou a candidatura de Orleans Brandão dentro do partido.

A ascensão de Orleans na política maranhense também já foi destacada por deputados estaduais, que ressaltaram seu papel junto aos municípios:

Davi Brandão (PSB) acentuou a atuação de Orleans Brandão à frente da Secretaria de Assuntos Municipais e elogiou sua capacidade de diálogo.

Florêncio Neto (PSB) declarou que a população maranhense já enxerga Orleans como um bom gestor público, que cresce por ouvir as demandas da população.

Neto Evangelista (PSDB) enfatizou que a base do governo está preparada para apoiar o nome indicado pelo governador para concorrer ao governo, no caso o de Orleans.

A conjunção entre pesquisas favoráveis, revelando adesão popular e apoio da classe política maranhenses a favor de Orleans Brandão, de um lado, enquanto do outro, os dinistas precisam apelar para uma união com o prefeito de São Luís, Eduardo Braide para “salvar” a pré-candidatura do vice-governador Felipe Camarão já diz muito sobre o cenário da sucessão estadual.

Longe de boatos e polêmicas, discreto, Orleans permanece em ascensão na corrida eleitoral ao Governo.

E, pelo andar da carruagem, a estratégia da perseguição parece não estar surtindo efeito.

 Centenas de pessoas prestigiam o retorno da Feirinha da Gente


Centenas de caxienses lotaram a praça Vespasiano Ramos, o largo de São Benedito, para prestigiar o retorno da Feirinha de Caxias. O evento faz parte da tradição do município e reúne o melhor da cultura, gastronomia e artesanato local, proporcionando um espaço de lazer, diversão e valorização dos artistas.

A gestora escolar, Ana Lucia, contou que sentiu saudades do evento e parabenizou o retorno. “Eu estava com saudades, pois é um momento de trazer a família em uma manhã prazerosa. A Feirinha não pode acabar, pois aqui é só alegria, tudo de bom”, disse.

Hemily Azevedo, professora, elogiou a organização. “Toda população caxiense estava sentindo falta desse momento e foi mais especial ainda com a abertura com a Dança do Lili, lembrando o Pelé, que é parte da cultura caxiense. E, apesar de estarmos no verão, o ambiente está agradável, bem ventilado e muito bem-organizado”, frisou. 


O enfermeiro, Itacir Melo, também elogiou a ação. “É muito agradável, a gente ver que nossa cidade está investindo em cultura e turismo. É muito bom, a gente que vem de fora, mas nasceu aqui, saber que a Prefeitura está investindo nessas ações”, ressaltou.

A Feirinha de Caxias fortalece a economia criativa, incentiva os artesãos e contribui para a geração de renda dos vendedores de produtos da agricultura familiar. Gracinete Coutinho, expositora, destacou que a Feirinha impulsiona as vendas. “Para nós, enquanto expositores, feirantes e empreendedores é muito bom. Além de poder reencontrar os amigos, também vai impulsionar a nossa parte econômica. O ambiente está lindo, lindo mesmo”, disse. 


Para abrir as apresentações do evento, o destaque foi para a  Dança do Lili, atração cultural genuinamente caxiense, que animou e fez o público dançar. O  momento também foi de relembrar a memória do criador da dança, o produtor cultural, Mestre Pelé.

O atual presidente da Dança do Lili e filho do Mestre Pelé, Isías Correia, falou sobre a emoção do momento. “Nós, que fazemos a Dança do Lili, ficamos emocionados, porque meu pai amava a Feirinha, ele sempre estava aqui. A cultura não morreu, a história e o legado dele não morreu, vamos ficar sempre em frente e mostrar essa alegria que os dançarinos têm, a banda tem, e quem ama o Lili tem”, disse.


E encerrando o evento, as bandas Morena Forrozeira e Pagoblack trouxeram em seus repertórios o melhor do forró e do pagode para a Feirinha. Carlinha Show, vocalista da banda Morena Forrozeira, ressaltou a felicidade em fazer parte do retorno do evento. “Para mim, é uma satisfação estar reabrindo esse projeto maravilhoso. A Prefeitura Municipal de Caxias, valorizando não só os músicos da terra, mas também quem tem o seu empreendimento, que vem vender a comida, que vem vender seu artesanato, é um grande incentivo para toda a população de Caxias”, disse.


A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, segue promovendo ações que resgatam tradições, incentivam a produção cultural e fortalecem a identidade do caxiense. O prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou a valorização da cultura e a geração de renda com o retorno da Feirinha de Caxias. “A gente sabe que retornar a Feirinha de Caxias traz mais cultura, mais tradição, mais oportunidades e também geração de renda para o nosso povo caxiense. Aqui temos o povo da agricultura, temos os artesãos, tem os artistas locais que se apresentam, tem renda e visibilidade do trabalho de cada um. Nosso objetivo é esse, dar oportunidade para o nosso povo caxiense e, claro, também trazer lazer na manhã do nosso domingão”, disse. 

Brandão inaugura complexo educacional do Centro de Ciências da Saúde da Uema 

Nesta segunda-feira (15), o governo do Maranhão deu início a uma nova etapa de expansão da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), com a inauguração do prédio do Centro de Ciências da Saúde, no Campus Paulo VI da universidade, em São Luís, que abriga o curso de Medicina.

Durante a solenidade de inauguração do prédio, o governador Carlos Brandão destacou que a entrega é um marco histórico para a Uema, o que vai refletir na formação de novos profissionais de saúde para atender a população do estado.

“Hoje, a gente inaugura um complexo educacional na área da saúde. Já temos o curso de Medicina, ano que vem teremos também o de Psicologia e vamos poder oferecer outros cursos da área. É um prédio moderno e nosso objetivo é que este curso se torne referência no estado. Então, é um momento histórico que vai contribuir para reduzir o déficit de médicos para atender a população do Maranhão”, assinalou Brandão.

Por ano, 80 alunos do curso de Medicina ingressarão no centro, que também abrigará outras graduações da área da saúde. O governador do estado informou que 50% das vagas são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas.

Segundo o reitor da Uema, Walter Canales, a nova estrutura representa um avanço significativo na consolidação da formação em saúde da universidade.

“Este espaço moderno, bem equipado e integrado fortalece de forma decisiva as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Aqui teremos 80 novos alunos de Medicina por ano. A partir de 2026, também já teremos a primeira turma de psicologia, e em breve outros cursos da saúde, de modo que possamos ocupar de forma plena essas instalações, propiciando o desenvolvimento de metodologias específicas de ensino e aprendizagem modernas”, afirmou Walter Canales.

O diretor do CCS, Af Ali Uthant, parabenizou a determinação do governo do Maranhão e da Uema em entregar o prédio. “A implantação deste complexo educacional vai formar com responsabilidade profissionais nas áreas de Medicina e Psicologia, voltados às necessidades da população maranhense, e isso representa um avanço na prestação dos serviços de saúde pública no estado”, avaliou.

Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina
A construção do Centro de Ciências da Saúde do Curso de Medicina, da Uema, em São Luís, foi executada pelo governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), e teve um investimento de R$ 26.279.153,45.

O espaço oferece oportunidade de formação na área da saúde, com ensino de alta qualidade.

O complexo possui um total de 3.960,37 metros quadrados de área construída. Além do curso de Medicina, o local abrigará o curso de Psicologia, previsto para ser iniciado em 2026.

O espaço é formado por três segmentos principais: o prédio educacional, o prédio ambulatorial (clínica-escola) e o prédio do laboratório de anatomia humana, além de anexos que incluem setores técnicos e operacionais.

O prédio educacional conta com oito salas de aula, 12 salas de tutoria, duas salas de simulação realística, dois laboratórios morfofuncionais, dois laboratórios de habilidades médicas, 10 consultórios práticos, três salas de atendimento aos alunos, uma sala de estudos e uma sala destinada aos professores.

O espaço ainda terá a sala do Núcleo Psicopedagógico (NEXO), uma sala para diretórios acadêmicos, uma sala de reunião, um laboratório de informática, além de gráfica, cantina e ambientes administrativos, como direção de centro, secretaria, departamentos e direções dos cursos de Medicina e Psicologia.

O prédio ambulatorial (clínica-escola) será destinado à prática clínica e conta com 15 consultórios, sala de eletrocardiograma e sala de reunião de clínica médica, além de ambientes de apoio administrativo e operacional.

O prédio do laboratório de anatomia humana conta com duas salas de aula prática, uma sala de preparo das peças anatômicas e uma sala de paramentação, compondo um ambiente adequado para o estudo das disciplinas básicas da área médica.

UPA
Também será construída uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atender a população do entorno do Campus Paulo VI, ampliando os serviços de saúde a todos, além de garantir a prática dos alunos e tornar a formação mais completa.

Uma parceria com o Hospital dos Servidores (HSE) vai permitir residência médica aos formandos e aumentar a oferta de serviços médicos ao funcionalismo público estadual.

Alunos comemoram a conquista
O curso Medicina do Campus Paulo VI foi iniciado em setembro de 2024. Com a entrega do novo Complexo Educacional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), os 80 alunos que já estão cursando a graduação passam a contar com toda a estrutura necessária para a sua formação.

Amiel Alencar, 21 anos, disse que o Centro vai garantir uma melhor prática acadêmica durante a formação. “É fundamental que a gente tenha esse tipo de contato prático que só uma clínica-escola pode oferecer. Pois é por meio dela que vamos nos adaptar à realidade que enfrentaremos depois de formados. A gente estava muito no aguardo desse prédio, desde que iniciamos o curso e ficamos muito satisfeitos com toda essa estrutura”, contou.

Asafe da Costa, 22 anos, falou sobre os espaços construídos no Centro. “Aqui a gente tem uma biblioteca completa, laboratórios, sala de prática com as estruturas específicas. Isso tudo vai impactar na melhora das nossas avaliações, fazendo que a gente avance os períodos com maior qualificação até o fim do curso”, disse.

Participaram da solenidade de entrega do Centro de Ciências da Saúde (CCS), além do governador Carlos Brandão, o reitor da Uema, Walter Canales; o vice-reitor da Uema, Paulo Catunda; o diretor do CCS, Af Ali Uthant; os secretários de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira; de Administração, Guilberth Garcês; de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão; deputados federais, estaduais, vereadores, além de estudantes e professores do curso de Medicina do Campus Paulo VI, na capital. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

 Zé Reinaldo recebe alta médica 

O ex-governador José Reinaldo Tavares, atual secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, recebeu alta médica do Hospital DF Star, da Rede D´OR, em Brasília, nesta segunda-feira, 15, aonde estava internado desde o dia 29 de agosto para tratamento de um linfoma medular

A informação foi confirmada pela assessoria do secretário em nota divulgada para imprensa.

Segundo o comunicado, após avaliações positivas em torno do seu estado de saúde e diante das respostas favoráveis ao tratamento, Zé Reinaldo realizará a segunda fase dos procedimentos médicos sem a necessidade de internação.

“O secretário e seus familiares expressam, mais uma vez, profunda gratidão pelas orações e manifestações recebidas de todo o Maranhão e de outros estados brasileiros”, disse.

Flávio Dino suspende emendas pix de municípios após indícios de irregularidades  

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou nesta segunda-feira (15) a suspensão imediata dos repasses de emendas parlamentares individuais, conhecidas como “emendas PIX”, destinadas a nove municípios. A decisão foi tomada após relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontar indícios de crimes na aplicação dos recursos.

De acordo com a auditoria, foram identificados casos de superfaturamento, obras paralisadas, uso indevido das verbas, contratações sem comprovação de capacidade técnica e falta de transparência na execução das emendas. Diante das suspeitas, Dino ordenou que as informações sejam encaminhadas à Polícia Federal para abertura de inquéritos ou complementação de investigações em andamento.

O ministro também determinou que a CGU amplie as auditorias a outros municípios, diante do elevado índice de falhas detectadas nas transferências. Os processos relacionados a parlamentares devem tramitar inicialmente no STF, em respeito às prerrogativas parlamentares, antes de eventual remessa às instâncias judiciais ordinárias.

Entre 2020 e 2024, os 10 municípios que mais receberam esse tipo de emenda movimentaram mais de R$ 724 milhões. Em nove deles, foram encontradas irregularidades graves. Apenas São Paulo, segundo a CGU, cumpriu integralmente os requisitos de rastreabilidade e transparência.

No Dia da Democracia, prefeito Gentil Neto exalta direito ao voto e a honra por ter sido escolhido pelo povo de Caxias 

Gentil Neto no momento que votou na ultima eleição municipal
em Caxias, da qual saiu vitorioso 

No Dia da Democracia, celebrado nesta segunda-feira, 15 de setembro, o prefeito Gentil Neto compartilhou o registro do momento em que exerceu o seu direito de votar nas últimas eleições, quando o povo de Caxias lhe deu a honra de assumir a missão de governar a cidade.

Gentil Neto destacou que a democracia é a força que nasce da vontade popular, da esperança e da confiança de cada cidadão. E é também o espaço onde a força jovem tem papel fundamental, trazendo energia, coragem e novas ideias para transformar realidades e abrir caminhos para o futuro.

“Que este dia nos inspire a valorizar sempre a participação de todos, especialmente da juventude, na construção de uma Caxias mais justa, democrática e cheia de oportunidades”, defendeu.

TCE disponibiliza consulta sobre emenda Pix no Maranhão;  Veja

Objetivo é verificar aplicação dos recursos destinados ao estado pelos deputados e senadores maranhenses 

TCE abre caixa ‘preta’ das emendas e permite acompanhamento da aplicação dos recursos por meio do controle social.

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) disponibilizou em seu site um painel interativo no qual é possível explorar dados de receitas e despesas relativas aos valores transferidos ao Estado e aos 217 municípios maranhenses por meio de emendas parlamentares ao orçamento anual da União.

Segundo o apurado pelo jornalista Isaías Rocha, os dados apresentados foram extraídos do portal “Transferência Especial – Plano de Ação”, disponibilizado pelo Governo Federal, através do Sistema de Transferências Voluntárias (TransfereGov).

A ferramenta fornece informações sobre os municípios e o Estado, organizadas em resumo dos valores transferidos e em listagem dos planos de ação por município. Conforme os dados, a distribuição e a situação das emendas por município estão relacionadas apenas ao período de 2020 a 2024.

Na plataforma, é possível visualizar os valores totais transferidos na forma de despesas empenhadas e receitas realizadas cuja origem dos recursos é proveniente de emendas parlamentares, as quais podem ser emendas individuais impositivas, emendas de bancadas, entre outras modalidades, inclusive emendas parlamentares individuais feitas por meio de transferências especiais, também conhecidas como “emendas Pix”.

De acordo com as informações, entre 2020 e 2024, foram apresentadas 294 emendas, atendendo um total de 153 beneficiários. No período, o montante total de emendas destinadas ao estado alcançou R$ 371.247.747,00.

Além disso, o painel interativo mostra o status do plano de trabalho, que é classificado como enviado para análise (60,54), em complementação (30,95%), aprovado (4,76%), não indicado (3,06%) e outro (0,68%). O dispositivo também conta com a situação do plano de ação, que está dividido em ciente, com 99,66%, e impedido, com 0,34%.

No ranking das ‘emendas pix’ ao Maranhão, herdeira do mandato de Flávio Dino no Senado, ocupa a segunda posição.

Prefeitura de Caxias implanta iluminação de led em ruas do Centro e da Vila Paraiso 

A Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Adjunta de Iluminação Pública, realizou o trabalho de eficientização com lâmpadas de Led na Rua São Pedro e Travessa São Pedro, Centro; nos locais foram trocados oito pontos.

Esse trabalho de eficientização para troca por lâmpadas de Led será feito em toda cidade, por bairros, com planejamento, a fim de que traga mais segurança, economia e comodidade para a população”, afirma Charles James Filho, secretário adjunto de habitação.


 O morador da Rua São Pedro Raimundo Chagas aprovou o benefício da nova iluminação. “Representou uma melhoria, pois estávamos vivendo no escuro. Para nós está sendo uma benção muito grande“.

RESIDENCIAL VILA PARAÍSO – O trabalho já está sendo ampliado também para o Residencial Vila Paraíso. No Residencial são mais de 800 pontos que vão receber nova iluminação, ou seja, a troca da iluminação comum, por iluminação de Led. Os trabalhos já iniciaram nas proximidades da Rotatória, logo na chegada ao Residencial, Rua dos Cedros, da Unidade Básica de Saúde da comunidade, e a Rua Adão, a mesma rua da escola Ezíquio Barros Filho.



domingo, 14 de setembro de 2025

 Prazo para habilitação de municípios aos recursos da complementação Valor Aluno Ano termina nesta segunda-feira (15)


Termina na próxima segunda-feira, 15, o prazo para habilitação dos municípios aos recursos da complementação Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR), do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ao todo, 621 municípios brasileiros ainda não concluíram habilitação junto ao Ministério da Educação (MEC) para o recebimento, no exercício de 2026, desses recursos. Neste universo, diversos municípios maranhenses ainda não adotaram as providências necessárias para ter acesso aos recursos.

Originalmente, o prazo para a habilitação terminaria em 31 de agosto. Com a Resolução nº 18/2025, da Comissão Intergovernamental de Financiamento da Educação Básica de Qualidade (CIF), o prazo foi prorrogado até o dia 15 de setembro. Apenas no Estado de Roraima não há municípios com pendências. A relação completa pode ser acessada clicando aqui.

O presidente da Atricon, Edilson Silva, faz um apelo aos Tribunais de Contas para que se mobilizem e orientem os municípios de seus Estados quanto ao cumprimento do prazo. “Já tivemos uma renovação neste prazo e é de fundamental importância que os municípios se habilitem ao programa. Recursos para educação são sempre uma necessidade para qualquer gestor”, lembrou.

Já o coordenador da Comissão de Educação da Atricon, Cezar Miola, lembrou que as condicionalidades do VAAR são critérios estabelecidos pelo Fundeb para a distribuição da complementação financeira aos estados e municípios. “A comprovação do seu cumprimento é obrigatória para o recebimento dos recursos. O preenchimento do módulo ‘Fundeb – VAAR – Condicionalidades’ no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) deve ser enviado por todos os secretários de educação”, explicou.

A fim de orientar quanto ao preenchimento do módulo no Simec, o MEC realizou um webinário em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no dia 26 de agosto.

 Homem é morto a tiros na Vila Arias, em Caxias 


Um homicídio foi registrado na noite deste sábado (13) no bairro Vila Arias, em Caxias. A vítima foi identificada como Hayala Nazareth da Silva Tocantins, de 29 anos, conhecido da polícia por envolvimento em crimes de roubo e homicídio.

Hayala foi alvejado por disparos de arma de fogo e tombou morto ainda no local. Outro homem também foi baleado durante a ocorrência e foi socorrido para uma unidade de saúde.

A vitima fatal já havia sido preso em janeiro deste ano.

A Polícia Civil informou que segue em diligências para esclarecer a motivação do crime, a dinâmica da ação criminosa e identificar a autoria. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Noca

sábado, 13 de setembro de 2025

Roseana Sarney relata tratamento para curar o câncer 


A ex-governadora Roseana Sarney (MDB), atual deputada federal licenciada do cargo, postou um vídeo nas redes sociais relatando um pouco como tem sido o tratamento ao qual ela está sendo submetida para curar um câncer de mama descoberto recentemente.

Usando máscara, a emedebista mostrou disposição e muita confiança.

Roseana agradeceu as manifestações de apoio que tem recebido.

 Republicanos fecha em torno de Orleans Brandão para 2026


Em encontro realizado nesta sexta-feira (12), em São Luís, o Republicanos cravou apoio oficial à pré-candidatura de Orleans Brandão ao Governo do Maranhão em 2026. O ato reuniu prefeitos, vereadores e lideranças políticas, sob a condução do presidente estadual, deputado Aluísio Mendes, e do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira.

Pereira não economizou elogios e carimbou o aval da Executiva Nacional: “Orleans é um jovem talentoso, já mostrou sua capacidade como secretário de Assuntos Municipalistas e representa a continuidade de um dos governos mais bem-sucedidos do Maranhão”.

Na mesma toada, Aluísio Mendes destacou a força do partido no estado: “Somos 24 prefeitos e cerca de 200 vereadores, todos imbuídos no compromisso de mostrar que o melhor para governar o Maranhão é Orleans Brandão”.

Orleans agradeceu a confiança e garantiu manter o ritmo da gestão do tio, o governador Carlos Brandão, reforçando que sua missão é dialogar com a população e ampliar as políticas públicas em todas as regiões do estado.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

 Caxias vive um novo tempo: Juventude, articulação política e sonho da casa própria ao alcance do povo

O prefeito Gentil Neto comemora o investimento grandioso em habitação para
o povo mais humilde de Caxias 
Caxias (MA) vive um momento de renovação e esperança. Sob a liderança jovem e determinada do prefeito Gentil Neto, a cidade avança em importantes políticas públicas que transformam a vida da população, especialmente das famílias mais vulneráveis. Um exemplo dessa nova fase é a retomada do programa Minha Casa Minha Vida, que vai beneficiar 512 famílias com apartamentos novinhos, garantindo moradia digna e mais qualidade de vida.

O edital já está disponível, e as inscrições serão realizadas entre os dias 1º e 17 de outubro. A ação é uma intervenção da Deputada Federal Amanda Gentil, prefeito Gentil Neto junto com apoio da deputada estadual Daniella. Essa união de forças mostra que, com trabalho, parceria e diálogo, é possível trazer resultados concretos para o povo de Caxias.

Esse é um momento histórico. Trabalhamos muito para garantir que Caxias fosse contemplada com essas unidades. Quero agradecer ao Governo Federal, ao Governo do Estado e às nossas deputadas Amanda Gentil e Daniella, que caminham ao nosso lado em busca do melhor para nossa população. Vamos continuar trabalhando por mais conquistas como essa, que são moradias para quem realmente precisa”, afirmou o prefeito Gentil Neto.

A notícia ecoou os bairros da cidade e reacendeu o sonho da casa própria para milhares de famílias. Em locais como os CRAS e o Centro Comunitário da Volta Redonda, os moradores já se preparam para o período de inscrição, reunindo os documentos exigidos e tirando dúvidas.


"Meu coração tá cheio de esperança. Moro de aluguel há mais de 10 anos e essa pode ser minha chance de sair do aperto. Só de pensar que posso ser sorteado, já fico emocionado”, contou emocionado o pedreiro José Raimundo, morador do bairro Caldeirões.

Além das inscrições online pelo site da Prefeitura de Caxias (www.caxiasma.gov.br), os moradores também poderão contar com polos de atendimento presencial para garantir que ninguém fique de fora. Os documentos exigidos, os critérios de prioridade e as regras do sorteio estão todos detalhados no edital, garantindo transparência, justiça e igualdade durante todo o processo.

A atuação de Gentil Neto à frente da Prefeitura de Caxias tem mostrado que juventude não é sinônimo de inexperiência, mas de energia, inovação e vontade de fazer diferente. Com uma gestão focada em resultado e parcerias estratégicas, o prefeito se consolida como uma das novas lideranças políticas do Maranhão.

Caxias respira progresso e esperança. E com ações como essa, o futuro já começou.

 "Projeto que o povo e a classe política estão pedindo", diz Orleans sobre pré-candidatura ao Governo 


Em conversa com o jornalista Glaucio Ericeira nesta última quinta-feira, 11, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, durante a abertura do projeto Caravana Federativa, o secretário estadual de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, comentou sobre sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões.

Filiado ao MDB, Orleans, ao ser questionado acerca de evento do Republicanos, que acontece no início da tarde de hoje, em um hotel da capital, no qual o partido irá declarar apoio ao seu nome, cravou:

Essas menções de apoio são muito importantes, porque eu vejo que é um projeto que o povo está pedindo; que os partidos estão pedindo; que a classe política também está pedindo. É um projeto de continuidade. Quando o Republicanos, partido do presidente da Câmara Federal, vem aqui declarar esse apoio a gente fica lisonjeado e sabe que o trabalho está sendo reconhecido. O trabalho do governador está como uma grande aprovação. Ele está tirando as pessoas da extrema pobreza e está levando o maior número de obras para todos os municípios. Nunca se teve, em tão pouco tempo, tantas obras no Estado do Maranhão. Tenho convicção de dizer isso, que todos os municípios têm obras e ações do governo Brandão. Então, eu fico feliz com essas menções de apoio porque é o reconhecimento de um bom trabalho que está sendo feito pelo governo”

quinta-feira, 11 de setembro de 2025

 Em nova rodada dos diálogos municipalistas, Brandão atinge a marca de 144 prefeitos recebidos


O governador Carlos Brandão recebeu, nesta quarta-feira (10), no Palácio dos Leões, em São Luís, 11 prefeitos de municípios maranhenses em mais uma rodada dos diálogos municipalistas. Com esse número, já são 144 gestores municipais recebidos pessoalmente pelo governador, em reuniões marcadas pela escuta das demandas locais e pelo compromisso de transformá-las em ações que beneficiem a população.

Ao longo do dia, o governador recebeu os prefeitos Nêres Policarpo (Lagoa Grande do Maranhão), Paulo Vinícius (Timbiras), Jacinto Neto (São Raimundo do Doca Bezerra), Ataíde do Posto (Lago do Junco), Aldo Brown (Porto Rico do Maranhão), Jones Braga (Nina Rodrigues), Arnóbio Martins (Jenipapo dos Vieiras), Didi Moita (Lago dos Rodrigues), Adriano Freitas (São Vicente Ferrer), Ubirajara Rayol (Graça Aranha) e Miltinho Aragão (São Mateus).

Estiveram presentes também a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale, além de secretários de Estado e equipes técnicas do governo do Maranhão.

De acordo com Brandão, os diálogos reafirmam o compromisso do governo de fortalecer as gestões municipais. “Quando fortalecemos o municipalismo, estamos fortalecendo o Estado como um todo, porque é nas cidades que as pessoas vivem e é lá que as políticas públicas precisam chegar. Seguimos de mãos dadas com cada gestor, ouvindo suas demandas e garantindo que obras e serviços melhorem a vida da nossa população”, destacou.

Entre os compromissos assumidos pelo governador estão obras de pavimentação, reformas de escolas, implantação de Viva/Procon e muitas outras.

O prefeito de Nina Rodrigues, Jones Braga, destacou a importância destes encontros para os municípios. “Todas as demandas feitas por mim para o município foram prontamente atendidas. Essa característica muito acessível do nosso governador Carlos Brandão, junto com o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, demonstra o cuidado que eles têm com cada município do Maranhão”, pontuou.

O prefeito de São Mateus, Miltinho Aragão, também elogiou a iniciativa. “Fico feliz em ser recebido pelo nosso governador, que é um municipalista convicto. É muito bom poder ser ouvido e ver solucionadas as nossas demandas”.

Os diálogos municipalistas vêm sendo realizados por Brandão desde o início de sua gestão, reforçando o municipalismo como diretriz de governo, e assegurando que as políticas públicas do Estado possam alcançar os cidadãos maranhenses.

 Prefeitura de Caxias realiza trabalho de grelhas de rede de esgoto no Centro e Residencial Vila Paraíso


Um trabalho importante e que melhora o tráfego de veículos e de pessoas, está sendo feito no Centro e bairros da cidade, a exemplo do Residencial Vila Paraíso, a troca das grelhas da rede de esgoto. O objetivo é garantir mais segurança e fluidez na trafegabilidade de veículos e pessoas, além de prevenir transtornos no dia a dia da população.

Na Rua da Alegria os trabalhos já estão sendo finalizados, no cruzamento com a Rua Drº Berredo, por trás do Thales Ribeiro. Os trabalhos também já foram finalizados na Rua Teófilo Dias. E, no Residencial Vila Paraíso, a área já está isolada para que os trabalhos sejam iniciados, na Rua dos Cedros.

A gente entende que estas manutenções são importantes para trazer mais segurança nas ruas da cidade. Nós começamos pelo Centro, e já recuperamos algumas grelhas, trazendo a fluidez do trânsito. E, agora estamos indo na Vila Paraíso. Lá nós vimos a necessidade de poder reforçar a estrutura de ferro onde passam caminhões com pesos maiores. E, estamos fazendo isso com a Secretaria de Obras e Urbanismo”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.



Flávio Dino diz ter sido ameaçado após voto contra Bolsonaro e pede apuração da PF 

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu que a Polícia Federal (PF) investigue ameaças recebidas por ele pelas redes sociais.

Em oficio enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino disse que passou a ser alvo de “ameaças graves” contra sua vida e integridade física após proferir voto pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista.

O ministro citou que uma das ameaças recebidas fez alusão ao incêndio que matou a esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal, em meio a protestos que levaram à renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli.

“Como sabemos, há indivíduos que são conduzidos por postagens e discursos distorcidos sobre processos judiciais, acarretando atos delituosos – a exemplo de ataques ao edifício-sede do STF, inclusive com uso de bombas”, disse Dino.

Em outro caso ocorrido recentemente, a PF indiciou uma mulher que tentou agredir Dino durante voo entre São Luís e Brasília.

A acusada, que não teve o nome divulgado oficialmente, vai responder pelos crimes de injúria e incitação do crime.


 Sobrinho de Dilma critica Fux após voto contra ação do golpe: 'Bolsonarista'


O vereador de Belo Horizonte Pedro Rousseff (PT), sobrinho da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), fez duras críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux após o voto do magistrado no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus por suposta trama golpista.

Em publicação nas redes sociais, Pedro chamou Fux de “capacho do bolsonarismo” e classificou o voto dele como “100% ilegal”. O parlamentar ainda pediu a seus seguidores que compartilhassem massivamente a mensagem de repúdio contra o ministro.

O voto do bolsonarista Luiz Fux é 100% ilegal. Ele afirmou que o STF não tem competência para julgar Bolsonaro e os outros réus”, escreveu o vereador, antes de detalhar os motivos pelos quais considera irregular a posição do magistrado.

Blog do Gilberto Leda

 Deputados destacam ações de impactos do governo Brandão em diversas regiões do Maranhão 


Ações e obras desenvolvidas pelo governador Carlos Brandão (PSB) em diversas regiões do estado foram destacadas em discursos por parlamentares na sessão desta quarta-feira (10), na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Os parlamentares Dra. Helena Duailibe (PP), Osmar Filho (PDT), Mical Damasceno (PSD), Dra. Vivianne (PDT), Neto Evangelista (União) e Catulé Júnior (PP) pautaram iniciativas do governo e ressaltaram a importância do trabalho realizado.

A entrega à população do Terminal de Passageiros da Baixada e do Litoral Ocidental foi uma das ações que mereceram destaque. Dra. Helena Duailibe parabenizou o governador e toda a equipe pela obra, que ela classificou como “gol de placa”.

Vai favorecer um ambiente digno, humano, uma rodoviária realmente importante para todas as vans, com terminais também para ônibus, para que a gente possa receber os nossos irmãos da Baixada com muita dignidade. Parabéns, governador Brandão, por mais esse gol de placa”, afirmou.

Osmar Filho também ressaltou a importância do terminal e o esforço do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão para a concretização do trabalho. “Eu, que atuo muito ali naquela região, que tenho amigos, familiares, quero externar aqui a minha gratidão. Quero reconhecer esse legado do governador Carlos Brandão. E esteve, também, lá presente e, sem sombra de dúvidas, ajudou na materialização desse sonho o secretário de Assuntos Municipalistas Orléans Brandão”.

Na visão do deputado Osmar Filho, “o governador Brandão fica para a história através desse equipamento”. E o deputado fez questão de ressaltar que o novo espaço “vai dar oportunidade a centenas de famílias que, diariamente, precisam estar ali para garantir o sustento das suas famílias. Mas, com um diferencial: antigamente não havia dignidade, não havia conforto, não havia quaisquer condições dignas para aquele ambiente; e, hoje, a gente pode observar uma mudança, uma virada de página e um local arejado, um local totalmente confortável”.

Marco histórico – Mical Damasceno também parabenizou o governador e afirmou que a entrega do terminal é um marco histórico. “Trata-se do Terminal mais moderno e mais bonito do Maranhão, que irá beneficiar não apenas os usuários, mas também os operadores do transporte alternativo da região da Baixada e do Litoral Ocidental”, disse.

O espaço, sonhado há mais de 20 anos, inaugura um novo momento, segundo parlamentar. “Todos sabemos o sofrimento que o povo da Baixada enfrentou durante décadas. E a precariedade era tanta que os passageiros precisavam se abrigar debaixo de lonas, próximos a esgotos, dividindo espaço até mesmo com ratos. E, agora, essa realidade”, declarou ao elogiar o novo espaço.

Mais infraestrutura – A deputada Dra. Vivianne ressaltou o esforço do governador junto ao governo federal para a construção da ponte ligando as cidades de Tasso Fragoso (MA) e Ribeiro Gonçalves {PI), recentemente entregue. “Contou com o protagonismo do nosso governador Carlos Brandão, sempre atento às demandas do sul do Maranhão”, observou.

Dra. Vivianne também assinalou visita à obra na rodovia MA-006, entre Tasso Fragoso e Alto Parnaíba. “Uma obra que, com certeza, vai entrar para a história daquela região, principalmente, para Alto Parnaíba. Essa estrada é uma luta antiga da população, defendida por mim aqui, e que, agora, está sendo concretizada pelo governador. É um sonho da população”, declarou.

O deputado Neto Evangelista repercutiu os primeiros resultados da parceria entre o governo e a iniciativa privada que vai gerar emprego e renda no município de Rosário. O parlamentar relembrou que a iniciativa reativa uma ideia da década de 1990, que não vingou, e que agora se concretiza como um marco para a região. “Já está pronto o primeiro galpão que vai abrigar centenas de mulheres e homens que queiram fazer confecção de roupas na cidade de Rosário”, disse.

O deputado assinalou que novos galpões serão postos em funcionamento, seguindo um planejamento. “Fez o galpão, colocou as máquinas, as costureiras vão começar, ativou o primeiro, vamos fazer o segundo; ativou o segundo, vamos fazer o terceiro”, declarou.

Catulé Júnior repercutiu o andamento da obra de recuperação da MA-034, beneficiando municípios da região dos Cocais. “Quero fazer esse registro aqui, agradecendo ao nosso governador Carlos Brandão”, destacou.