sexta-feira, 2 de maio de 2025

Ministro da Previdência pede demissão após escândalo no INSS 

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão do cargo nesta sexta-feira (2), após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A saída ocorre em meio à repercussão de escândalos envolvendo fraudes bilionárias em benefícios previdenciários. Lupi vinha sendo pressionado por denúncias de irregularidades e pela necessidade de uma resposta política por parte do governo.

Presidente licenciado do PDT, Lupi estava à frente do ministério desde o início do atual governo, há dois anos e quatro meses. O novo titular da pasta será o ex-deputado Wolney Queiroz, que ocupava a posição de número 2 no ministério. A expectativa é que ele conduza uma reformulação no sistema de controle e fiscalização da Previdência, especialmente no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que integra a estrutura da pasta.

Alerta da PRF: golpistas usam site falso para aplicar golpe do "concurso fantasma" 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta a população sobre uma fake news que está circulando na internet, informando falsamente a abertura de inscrições para um novo concurso público da instituição. Além da divulgação enganosa, foi identificado um site falso que simula uma página oficial com o objetivo de aplicar golpes, induzindo vítimas ao pagamento de taxas de inscrição inexistentes.

A PRF informa que não há, neste momento, qualquer concurso público com inscrições abertas. Todas as informações sobre processos seletivos da instituição são divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais: o site www.gov.br/prf e o perfil no Instagram @prf.

Reforçamos para que mantenham a atenção redobrada com informações divulgadas fora desses canais, principalmente quando houver solicitação de dados pessoais ou pagamento de valores. Em caso de dúvida, procure sempre confirmar a veracidade da informação junto aos meios oficiais da PRF.

A Polícia Rodoviária Federal já está tomando as medidas cabíveis para identificar os responsáveis pela disseminação da notícia falsa e do site fraudulento.

Denuncie. Compartilhe a verdade. Combater a desinformação é dever de todos.

Veja os deputados do Maranhão que assinaram a CPI do INSS 

A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara protocolou o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar irregularidades no INSS.

O colegiado proposto vai investigar o esquema fraudulento de deduções indevidas em benefícios de aposentados e pensionistas.

Ao todo, 185 deputados assinaram o requerimento. Deles, três do Maranhão: Duarte Jr.(PSB), Allan Garcês(PP) e Aluisio Mendes(Republicanos).

A instalação depende de decisão do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Veja os deputados do Maranhão quem assina o requerimento da CPI do INSS na Câmara