quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Pesquisa aponta "empate técnico" entre Lula e Brandão na avaliação das suas gestões   

Lula da Silva e Carlos Brandão: bom alinhamento
administrativo e politico 

Os governos do presidente Lula da Silva (PT) e do governador Carlos Brandão (ainda no PSB) têm o mesmo nível de aprovação entre os maranhenses, segundo a pesquisa Exata.  

A gestão do presidente é aprovada por 62,33% dos 1.200 entrevistados, contra 34,33% que a desaprovam, enquanto a do governador tem a aprovação de 60,67%, contra 32,08% que não a aprovam.

Apenas 3,33% disseram não saber como avaliar o governo do presidente Lula da Silva, enquanto 7,25% disseram o mesmo em relação à gestão do governador Carlos Brandão.

Não são muitas as semelhanças entre as gestões do presidente Lula da Silva e do governador Carlos Brandão. Mas vários aspectos as aproximam, entre eles o viés social, especialmente no que diz respeito ao combate à fome. O governador Carlos Brandão lançou vários programas sociais complementares aos programas federais já consolidados.

Além do mais, o presidente Lula da Silva mantém uma relação institucional e administrativa ajustada, que se estende também no plano político. Mesmo sem saberem ainda como ficarão em relação à sucessão estadual, existe entre os dois o compromisso reiterado de que estarão no mesmo palanque em 2025.

Repórter Tempo

 Inscrições para vestibular da Uema terminam nesta sexta-feira (22)


A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) alerta que as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2026) se encerram nesta sexta-feira (22).

Os candidatos devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site https://sigconcursos.uema.br, mediante pagamento da taxa de R$ 85,00. A prova será aplicada em etapa única no dia 30 de novembro e o resultado final está previsto para 29 de janeiro de 2026.

Ao todo, 5.980 vagas são oferecidas, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a UemaSul. O PAES 2026 marca a implantação de um novo sistema de reserva de vagas, conforme a Medida Provisória nº 497/2025, que garante 50% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Dentro desse percentual, metade será destinada a candidatos de famílias com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos.

Também haverá reserva proporcional para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de acordo com dados do IBGE; 5% das vagas para pessoas com deficiência, além de 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais (PMMA e CBMMA) reservadas para candidatos negros.

No ato da inscrição, o candidato deve optar entre ampla concorrência ou reserva de vagas. Para concorrer pelo sistema especial, é obrigatório anexar toda a documentação exigida. A ausência de documentos fará com que o candidato seja automaticamente transferido para a ampla concorrência. Além disso, é necessária a inclusão de foto 3×4 atualizada, documento oficial de identificação e a conferência rigorosa de todos os dados antes da emissão do boleto.

A leitura atenta do subitem 4.1 do edital é fundamental para evitar erros. Uma das grandes novidades do PAES 2026 é a ampliação da oferta de cursos de graduação. A Uema passa a oferecer 20 novos cursos presenciais, distribuídos em 12 campi, nas áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e sociais.

Os novos cursos são:

– Administração (Pedreiras)

– Agronomia (Colinas)

– Ciências Econômicas (São Luís e Timon)

– Educação Especial Inclusiva (São Luís)

– Educação Física Bacharelado (Coroatá e São João dos Patos)

– Enfermagem (Zé Doca)

– Engenharia da Computação (Caxias)

– Fonoaudiologia (Caxias)

– Inteligência Artificial (São Luís)

– Letras em Libras (Colinas e Pedreiras)

– Nutrição (São Bento)

– Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês)

– Serviço Social (São Bento)

– Terapia Ocupacional (Caxias e Itapecuru Mirim)