sábado, 11 de outubro de 2025

 "Nunca um governo trabalhou tanto pelo Maranhão", afirma Orleans Brandão 

A entrega de um pacote de obras e serviços estaduais marcou a comemoração dos 66 anos de Governador Archer, nesta sexta-feira (10).

O secretário de assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, participou da programação festiva e destacou a força da parceria entre Governo do Estado e Prefeitura para o desenvolvimento do município.

Hoje viemos inaugurar, junto com a prefeita Professora Leide, uma série de obras realizadas em parceria com a Prefeitura de Governador Archer. São equipamentos importantes que vão mudar para melhor a vida das pessoas”, afirmou Orleans Brandão.

Em Governador Archer, o secretário de Assuntos Municipalistas e a prefeita inauguraram o Colégio Militar, o Viva PROCON, a Estação Tech, o sistema de abastecimento de água, entregaram a reforma da delegacia, 10 carrinhos dos programas Minha Renda e Mais Renda e kits agrícolas.


“O Governo do Estado também inicia agora três quilômetros de pavimentação asfáltica e a implantação do portal da cidade. Nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Estamos mudando a história do Maranhão”, enfatizou Orleans Brandão.

A prefeita fez questão de destacar a importância da Secretaria de Assuntos Municipalistas no fortalecimento da parceria com o governo estadual. “Hoje recebemos muitos presentes para a nossa cidade, porque nossas demandas são ouvidas e atendidas. Quando os governos andam juntos, o resultado é esse: muito respeito pelo povo, trabalho e desenvolvimento”, finalizou Professora Leide.

Servidores públicos de Caxias recebem capacitação pela Fundação Escola de Governo 

A cidade de Caxias sediou, nos dias 9 e 10 de outubro, duas formações promovidas pela Fundação Escola de Governo (EGMA), do Governo do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho. As capacitações abordaram os temas Gestão Escolar e Atendimento Humanizado, e fazem parte do Programa EGMA nos Municípios, que tem como objetivo descentralizar as ações de formação e qualificação dos servidores públicos maranhenses.

“Que a gente perceba que os indicadores e as avaliações internas são essenciais para sabermos até que ponto estamos evoluindo. Então, hoje estamos começando este trabalho e agora estamos aprendendo a trabalhar esses conceitos, as dificuldades dos alunos em matemática e língua portuguesa. O intuito é enfrentar essas problemáticas”, disse Jaqueline Galvão, gestora escolar.

“A gente atende as pessoas que nos procuram, então é importante ter esse olhar humanizado. Muitas vezes, as pessoas buscam soluções para suas demandas, e nós precisamos encaminhar essas soluções. Precisamos ter autodomínio, porque nem sempre as pessoas vêm de forma educada, às vezes vêm alteradas, mas temos que manter a calma e tratar com humanidade”, disse Akma Viana, servidora pública.

Durante os dois dias, servidores municipais participaram de palestras e atividades voltadas para o aprimoramento das práticas de gestão e do atendimento ao público, com foco na melhoria dos serviços prestados à população. A proposta busca fortalecer a gestão pública local, ampliando o acesso à capacitação e contribuindo para a eficiência e humanização do serviço público.

“O Programa busca trazer formação continuada, no caso de Caxias, em gestão educacional e atendimento humanizado. Quanto mais qualificado estiver o servidor, melhor para a população que recebe esse atendimento”, ressaltou Wagner Costa, diretor educacional da Fundação EGMA.

“Hoje estamos recebendo os servidores da Escola de Governo e estamos capacitando os servidores municipais. Estamos com dois cursos: um de gestão educacional e outro de atendimento humanizado. Vamos estreitar ainda mais esses laços. É o primeiro passo dessa relação frutífera”, destacou Labibe Simão, secretária municipal do Trabalho.



SES diz que Maranhão ainda não registrou casos suspeitos de intoxicação por metanol 


A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MA) divulgou nota, nesta sexta-feira (10) , informando que, até agora, não há notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Maranhão.

Essa informação foi dada após um paciente do município de Monção ser transferido para o Hospital Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

De acordo com a SES, o paciente está sob avaliação médica e, até o presente momento, não se classifica como um caso suspeito de intoxicação por metanol, podendo ser causada por outro agente.

Ele está aguardando testes adicionais e receberá acompanhamento de uma equipe especializada no Macieira.

“A Secretaria de Estado da Saúde comunica que, até agora, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no Maranhão. O paciente mencionado está em avaliação médica e, até o momento, não é considerado um caso suspeito desse tipo, podendo haver outra origem para a intoxicação. O paciente está aguardando uma avaliação clínica no HCM, onde passará por exames adicionais e terá acompanhamento especializado",  diz o comunicado. 

Na última terça-feira (8), o Ministério da Saúde informou que o Brasil já registrou 24 casos confirmados de intoxicação por metanol.

As ocorrências estão principalmente nos estados do Ceará, Pernambuco e São Paulo.

A maior parte dos pacientes apresentou sérios sintomas, como cegueira, vômitos, dores abdominais e dificuldades respiratórias — com alguns casos levando ao óbito.

As autoridades federais suspeitam que a contaminação possa ser ligada ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas vendidas ilegalmente.

O metanol, que é usado em processos industriais, é extremamente tóxico para seres humanos e pode provocar danos neurológicos irreversíveis.