sábado, 22 de novembro de 2025

 Maranhão é o 4º do Brasil em equilíbrio racial, aponta estudo do CLP

Na semana em que todo o Brasil reforça os debates pela igualdade racial e o combate ao racismo, o Maranhão se destaca entre os estados do país com maior equilíbrio racial. Segundo dados do Centro de Liderança Pública (CLP), o estado ocupa a 4ª colocação nacional.

O estudo foi divulgado na quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra, e o resultado reflete políticas públicas implementadas pelo Governo do Maranhão.

A nomenclatura “equilíbrio racial” foi proposta e utilizada pelo Índice Folha de Equilíbrio Racial (IFER), responsável pela publicação.

O estudo, conduzido pelo Núcleo de Estudos Raciais do Insper, confere uma pontuação que varia de -1 a 1 e mede a distância entre pessoas negras e brancas em três dimensões: ensino superior completo, renda e expectativa de vida.

Quanto maior essa distância entre os grupos, pior é a colocação do estado.

Segundo os dados divulgados pelo CLP, o Maranhão aparece empatado com o Amazonas, ambos na 4ª posição, com pontuação de -0,19.

O estado também é o melhor colocado do Nordeste, seguido da Paraíba (6º lugar no ranking nacional) e do Piauí (8º).

Em relação ao estudo anterior, realizado em 2020, o Maranhão subiu oito posições no ranking nacional e três no regional.

Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso na manhã deste sábado (22), pela Polícia Federal


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente, neste sábado (22/11), por determinação do Supremo Tribunal Federal. Ele se encontra na superintendência da Polícia Federal. A prisão do ex-presidente foi motivada por “garantia da ordem pública”. O filho mais velho de Bolsonaro, Flavio, havia marcado uma vigília na frente do condomínio do capitão da reserva para a noite deste sábado.

Bolsonaro foi levado para a Superintendência da Polícia Federal, onde ficará em uma sala de Estado, espaço reservado para autoridades como presidentes da República e outras altas figuras públicas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente Michel Temer também ficaram detidos em salas da PF

A decisão ainda não marca o início do cumprimento da pena de reclusão.

Em nota, a Polícia Federal que cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pelo STF.