quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

 Programa Abrindo Portas leva qualificação e emprego para Caxias 

A Prefeitura de Caxias lançou o Programa Abrindo Portas, uma iniciativa que une qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, fortalecendo a mão de obra local e ampliando oportunidades de emprego no município.

O programa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Caxias, o SENAC, indústrias e empresas em Caxias, garantindo formação profissional alinhada às necessidades reais do mercado e encaminhamento direto para processos seletivos e contratação.

Voltado para jovens e adultos em busca do primeiro emprego ou recolocação profissional, o Abrindo Portas oferece cursos, seleção de currículos e vagas em diversas áreas. Nessa primeira oportunidade serão 250 vagas no novo Supermercado Mateus como, operador de caixa, repositor, açougue, padaria, hortifrúti, prevenção de perdas, entre outras funções.

O prefeito Gentil Neto destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento da cidade:

“Estamos abrindo portas de verdade para quem quer trabalhar. Esse programa mostra que quando o poder público se une a instituições sérias e à iniciativa privada, o resultado é oportunidade, renda e dignidade para as famílias de Caxias.”

Com investimento da Prefeitura, qualificação pelo SENAC e indústrias e empresas que se instalarem em Caxias, o programa reforça o compromisso da gestão municipal com o emprego, o desenvolvimento econômico e a inclusão social em Caxias.

 Governo totaliza entrega de 224 ambulâncias no MA

O Governo do Maranhão chegou à marca de 224 ambulâncias entregues apenas este ano para reforçar os atendimentos de emergência na rede estadual e nas redes municipais de saúde.

Durante a tarde dessa terça-feira (16), foram entregues dois veículos contemplando os municípios de Milagres do Maranhão e Paulino Neves.

A entrega foi realizada no Palácio dos Leões, no Centro, e contou com a presença do governador Carlos Brandão. Os veículos são equipados com ar-condicionado, cilindros de oxigênio, maca retrátil, prancha rígida, cadeira de rodas e kit de primeiros socorros. Os veículos ainda podem ser adaptados para Suporte Avançado (USA), ampliando a capacidade de atendimento.

“Mais estrutura e mais cuidado com as pessoas. Seguimos apoiando os municípios com equipamentos para fortalecer a rede de saúde, e hoje entregamos ambulâncias novinhas para Paulino Neves e Milagres do Maranhão”, destacou o governador Carlos Brandão pelas redes sociais.

O objetivo da gestão estadual é contemplar todos os 217 municípios com a entrega das ambulâncias, garantindo segurança ao transporte de pacientes e atendimentos de emergência, que possibilitam o salvamento de vidas.

Com a entrega desta terça-feira do veículo para a cidade de Paulino Neves serão beneficiados vários municípios vizinhos, uma vez que a ambulância será destinada ao Hospital Regional.

“Essa entrega é de imensa importância porque o nosso município atende diversas localidades, como Tutóia, Água Doce, entre outras. Então esse veículo vem agregar com o que já temos. Queremos agradecer ao Governo do Estado e aos deputados estaduais por essa ambulância, que vai ajudar muito a população do município e dos arredores”, informou a diretora-geral do Hospital Regional de Paulino Neves, Anne Karoline Moraes.

Já o prefeito de Milagres do Maranhão, Zé Augusto, explicou que a única ambulância da cidade não conseguia comportar a quantidade de atendimentos e agora a cidade poderá oferecer melhores condições de atendimento para os pacientes que precisam ser deslocados para outra unidade.

“Estou aqui muito contente em receber esse veículo que será de grande importância para o nosso município, pois sabemos que a demanda é muito alta e a ambulância que temos lá não está aguentando tantas viagens. Então essa ambulância vai socorrer a que está lá e vai ajudar muito o nosso povo”, observou o prefeito.

 PF e CGU deflagram nova fase da Operação Sem Desconto 

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (18), nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Segundo o G1, a TV Globo apurou que um dos alvos é o senador Weverton Rocha (PDT-MA), assim como um assessor dele. Leia aqui.

Estão sendo cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados do Maranhão, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Minas Gerais, além do Distrito Federal.

As ações desta data visam aprofundar as investigações da Operação Sem Desconto e esclarecer a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, constituição de organização criminosa, estelionato previdenciário e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

Foto: Divulgação/PF