sábado, 24 de janeiro de 2026

 Maranhão é o 10º estado em número de aposentados

Estado tem 810 mil pessoas que recebem o benefício previdenciário

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantém mais de 24,3 milhões de aposentadorias em todo o país, o que representa cerca de 11% da população total. O Maranhão tem 810 mil pessoas amparadas por essa modalidade de benefício previdenciário e ocupa a 10ª posição entre as 27 unidades da federação em número de proventos pagos mensalmente.

De acordo com o IBGE, o Brasil possui 213,4 milhões de habitantes, dos quais 34,1 milhões já superaram a marca dos 60 anos — um cenário demográfico que destaca o papel do Instituto na garantia de renda e dignidade para a parcela da sociedade que celebra, neste 24 de janeiro, o Dia do Aposentado.

Em comparação ao mesmo período de 2025, quando o sistema registrava 23,5 milhões de aposentadorias ativas, observa-se um crescimento superior a 800 mil novos benefícios em apenas um ano. Este avanço dimensiona a centralidade do INSS, como a maior seguradora social pública do mundo. Atualmente, o órgão gerencia desafios estruturais, como a inversão da pirâmide etária e a necessária expansão dos programas de proteção social.

As aposentadorias representam mais da metade dos 40 milhões de benefícios previdenciários e assistenciais pagos mensalmente. O impacto econômico é direto: são injetados R$ 47,4 bilhões todos os meses na economia nacional, recursos que circulam no comércio local de pequenas e grandes cidades, garantindo a subsistência de milhões de famílias.

Distribuição Geográfica

A concentração dos beneficiários acompanha os principais centros populacionais. Confira os dez estados com maior número de aposentados:

São Paulo: 5,5 milhões

Minas Gerais: 2,8 milhões

Rio Grande do Sul: 1,9 milhão

Rio de Janeiro: 1,8 milhão

Bahia: 1,7 milhão

Paraná: 1,4 milhão

Santa Catarina: 1,1 milhão

Ceará: 1 milhão

Pernambuco: 907 mil

Maranhão: 810 mil 

Saiba aqui.


 Prefeitura de Caxias apoia moradores do bairro Gentil Filho no cultivo de açaí

Moradores do bairro Gentil Filho realizaram, nessa quarta-feira (21), a plantação de mais de 300 mudas de açaí em dois campos destinados à comunidade. A ação é resultado do engajamento coletivo dos moradores, que estão transformando os espaços em áreas produtivas e de convivência, fortalecendo a consciência ambiental e o cuidado com o território comunitário e as associações envolvidas.

A gente espera uma renda melhor para a comunidade. A gente pensa em um futuro melhor. É uma fonte de renda da nossa comunidade. Queremos aumentar mais, plantar mais. Queremos trazer outros projetos para que a gente possa se manter”, frisa Rosa Albuquerque, integrante da Associação do bairro Gentil Filho.

O trabalho conta com o apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Adjunta de Meio Ambiente e da Secretaria de Atividades Produtivas e Inspeção Animal, que acompanham e incentivam a iniciativa voltada ao desenvolvimento sustentável da comunidade. A parceria busca promover benefícios ambientais, sociais e econômicos para a população local.

A gente conseguiu com o apoio e trouxemos uma despolpadeira de frutas para a associação, para contribuir com a geração de renda, trouxemos as mudas, e em parceria com as associações estamos implementando o projeto. E, nós estamos pretendendo na primeira safra atingir em torno de R$ 50 mil reais. É uma oportunidade de geração de renda. É um projeto piloto, pretendemos expandir a área aqui dentro, e a gente está cuidando com todo carinho para que a gente possa implementar em outros bairros também. É uma determinação do prefeito Gentil Neto, para que possamos gerar oportunidades”, frisa Etinho Lemos, secretário adjunto de Meio Ambiente.

A ação também recebeu a colaboração da empresa Baú Miradora, que contribuiu com pó de brita utilizado para o fortalecimento do solo, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das mudas.


 Lula e Felipe Camarão se encontram em evento nacional: “Sempre estivemos ao lado do presidente Lula”

O vice-governador do Maranhão esteve em Salvador para acompanhar a solenidade dos movimentos sociais ligados a reforma agrária e foi recebido pelo presidente Lula durante a solenidade.

Filiado ao PT, Felipe Camarão é pré-candidato ao governo do Estado e busca organizar as forças de centro-esquerda no Maranhão em torno da reeleição do presidente Lula, bem como da condução do PT ao comando do Palácio dos Leões pela primeira vez, através da sua eleição ao governo estadual.

No dialogo Felipe Camarão reforçou a importância de haver sintonia entre  políticas públicas entre Governo Federal e Estado para que melhores resultados sejam sentidos pela população maranhense. “Sempre estivemos ao lado do presidente Lula e com ele vamos a mais uma vitória por um Brasil cada vez mais justo e com mais acesso a direitos aos maranhenses”, disse o vice-governador.

O encontro marca um início de ano de mobilizações para as eleições e ampliar a base de apoio progressistas no Brasil em torno da pré-candidatura de Lula. Para o Maranhão, Felipe Camarão reforçou que nos últimos meses diversas siglas têm dialogado junto ao PT para traçar estratégias de ampliação da base aliada ao partido no Congresso Nacional.

Blog do John Cutrim