segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Segue ineficiente o serviço de limpeza publica em Caxias 

Lixo toma conta da avenida principal da Vila São José na periferia de Caxias 
Com pouco mais de um mês do governo 'cabiludo' e a Prefeitura de Caxias ainda não conseguiu dar uma resposta minimamente satisfatória no setor da limpeza pública e a reclamação é geral.
Lançaram um Mutirão da Limpeza, no lançamento até o prefeito Cabeludo deixou ser fotografado em cima de uma retro escavadeira, que na propaganda midiática era bom, mas que na prática não funcionou. 
O tal Mutirão da Limpeza que é executado normalmente na primeira semana dos novos governos, passados todos esses dias não foi possível mostrar resultados correspondentes ao tempo de execução.
Além do lixo que segue por toda parte, a Secretaria de Infraestrutura nunca deu conta de limpar as galerias, ou seja, basta apenas uma chuva mais intensa para os bairros, principalmente o centro da cidade cortado pela galeria da pouca vergonha, sofrerem a tormenta dos alagamentos, que com a limpeza poderiam ter seus danos minimizados.
Resumindo: o serviço de limpeza pública na cidade segue ineficiente, sem planejamento e de uma letargia de dar dó…
Comercial Carvalho é denunciado por vender carne com pus 


Um cliente do Comercial Carvalho utilizou as redes sociais para denunciar a qualidade de uma carne comprada na filial do bairro Tancredo Neves, zona Sudeste de Teresina, no dia 27 de janeiro. 

Na postagem, ele relata que o produto veio "com excesso de pus dentro de um tumor" e que, ao procurar o supermercado, "falaram que seria por causa da vacina dada ao gado", provavelmente contra a febre aftosa (foto; imagem forte).
De acordo o cliente, que preferiu não se identificar.no ato da compra, a carne aparentava estar em bom estado, mas ao fazer o corte em casa, percebeu a presença da secreção. "Eu retornei ao supermercado e o gerente viu a mercadoria, que ficou como avaria. Fiquei esperando ainda uns 40 minutos para ser atendido, mas consegui trocar a carne por outro produto de um valor um pouco maior. Tive que pagar uma diferença de R$ 8,50 e ainda queriam que eu enfrentasse fila para pagar a troca, mas eu me recusei", diz o cliente.

 De acordo com a nota fiscal, o cliente pagou R$ 30,99 pela carne estragada. Ele acrescenta não quis trocar a mercadoria por nenhum item do frigorífico do Carvalho. "Eu não queria mais carne. Podia acontecer de novo. Naquele dia foi na minha, depois pode ser na de qualquer pessoa", afirmou.

A assessoria do Comercial Carvalho informou que repassou para a loja todo o teor da reclamação do cliente e disse que a empresa já estava ciente do caso. O departamento de qualidade ficou de coletar maiores informações para esclarecer da melhor forma possível o episódio.

Ao lado o cupom fiscal da compra.


fonte: Portal O Dia 

Marcela Temer reunirá mulheres de governadores no Palácio da Alvorada 


A primeira-dama Marcela Temer vai promover uma reunião com mulheres de governadores no Palácio da Alvorada na próxima quinta-feira (9), informa a repórter Luciana Amaral, do G1.
A pauta do encontro é o programa Criança Feliz, do qual Marcela Temer é “embaixadora”.
O programa faz parte da estratégia do Palácio do Planalto de dar visibilidade à primeira-dama, tentando criar uma agenda positiva para o governo. Assessores avaliam que a imagem de Marcela Temer dá um caráter mais “humanizado” ao governo, em contraste com o perfil formal do presidente.
O objetivo do programa é oferecer atendimento à chamada primeira infância – assistência a crianças de até 3 anos de famílias carentes.
De acordo com assessores do Palácio do Planalto, a programação do encontro entre Marcela e as primeiras-damas inclui palestras de especialistas e gestores sobre assistência a crianças, seguidas de um almoço.
O Criança Feliz foi lançado no início de outubro pelo presidente Michel Temer e ainda está em fase de implementação.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, todos os estados, o Distrito Federal e pelo menos 717 municípios aderiram ao programa. A adesão é voluntária e pode ser feita até 10 de fevereiro, um dia após o encontro entre Marcela e as primeiras-damas estaduais.
Do Blog do Camarotti
Câmara Municipal de Caxias inicia hoje seus trabalhos legislativos 


Embora a Câmara de Vereadores de Caxias já tenha se reunido para a realização de duas sessões extraordinárias que foram realizadas respectivamente nos dias 05 e 09 de janeiro de 2017, suas sessões ordinárias iniciam neste dia 06 de fevereiro de 2017, no plenário vereador Edson Vidigal à partir das 18 horas.
A vereadora Irmã Nelzir (foto) inicia nesta segunda-feira (06) seu segundo mandato como parlamentar na Casa do Povo. Ao titular do Blog a edil afirma que inicia o novo mandato mais forte e experiente.

"Hoje me sinto mais forte, mais experiente e agradeço a Deus pelo que aprendi no mandato anterior. Espero também que todos os meus pares cumpram seus papéis, legislando, fiscalizando, assessorando e julgando as contas dos poderes Executivo e Legislativo", disse.

A parlamentar convida a população caxiense."Venha participar e assista as sessões, para ver o papel que é desempenhado pelo vereador", concluiu.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

'Sim,eu posso!' reduz 35% do analfabetismo em Aldeias Altas 


“Esse programa é uma beleza. A gente aprende as coisas, colocaram umas pessoas de competência para ensinar a gente. Agradeço muito ao governador Flávio Dino por hoje eu saber escrever meu nome e não ter que colocar meu dedo. Eu sou evangélico e tinha muita vergonha quando chegava no culto e via todo mundo lendo sua bíblia e eu não podia ler. Agora já identifico os versículos, capítulos, leio”. O relato é de seu Valdimiro Benício, que aos 59 anos resolveu mudar sua história. Ele é um dos 1.918 alunos do Programa ‘Sim, eu posso!’ no município de Aldeias Altas que, na noite de sexta-feira (3), foram certificados como alfabetizados pelo programa.
Aldeias Altas é um dos oito municípios maranhenses, com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que recebeu o programa. Com um pouco mais de 26 mil habitantes, o município contava com um alto índice de analfabetismo em seu território, totalizando 5.771 pessoas que não sabiam ler e escrever.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destaca que somente neste primeiro ciclo de alfabetização do ‘Sim, eu posso!’ em Aldeias Altas, o Governo do Maranhão alcançou resultados incríveis, reduzindo aproximadamente em 35% o número do analfabetismo no município.
“Este é um momento de grande orgulho para o Governo do Estado. Aqui em Aldeias Altas conseguimos atingir este fabuloso resultado de alfabetização, um número fantástico e que nos orgulha bastante. Este foi o primeiro ciclo da jornada e daremos continuidade para transformar Aldeias Altas em zona livre do analfabetismo. O governador Flávio Dino tem desempenhado um trabalho importantíssimo para erradicar o analfabetismo de nosso estado, tirando essas pessoas da escuridão, fazendo com que elas possam ter a luz de saber ler e escrever, e possibilitando mudanças sociais profundas na vida delas”, ressaltou o secretário Felipe Camarão.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, afirma que o Plano Mais IDH, do qual a jornada pela alfabetização ‘Sim, eu posso!’ integra, é um plano que visa mudar a vida das pessoas, que até então tiveram seus direitos negados.
“Com a jornada de alfabetização ‘Sim, eu posso!’ estamos mudando a vida das pessoas, dando novas oportunidades para elas, do ponto de vista de sua educação e do seu crescimento pessoal. Em Aldeias Altas, aquelas pessoas que só sabiam ler as plantas, as matas e as águas, por meio da experiência adquirida na vida, hoje sabem ler as letras, os livros e sabem escrever. O Programa ‘Sim, eu posso!’ nos deu um brilhante resultado e será ampliado para outros municípios do Plano Mais IDH”, declarou Francisco Gonçalves.
Assim como em Aldeias Altas, outros milhares de alunos do programa serão certificados até a próxima semana, em mais sete municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Quase 10 mil jovens e adultos que não sabiam ler e escrever foram alfabetizados por meio do ‘Sim, eu posso!’, – método inovador de ensino, concebido pelo Instituto Pedagógico Latino-Americano e Caribenho de Cuba (Iplac) e aliado aos círculos de cultura da pedagogia de Paulo Freire.
Foram oito meses de aulas, onde jovens, adultos e idosos dos municípios de Aldeias Altas, Água Doce do Maranhão, Governador Newton Bello, Jenipapo dos Vieiras, Itaipava do Grajau, Santana do Maranhão, São João do Carú, e São Raimundo do Doca Bezerra tiveram a oportunidade de enfrentar o desafio de vencer o analfabetismo.
O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, que percorre os municípios maranhenses levando ações do Governo do Maranhão em prol do fortalecimento da agricultura familiar, também ressaltou a importância do Plano Mais IDH para os maranhenses. “Presenciar este momento nos mostra que estamos no caminho certo. Entendemos que se nosso agricultor estiver alfabetizado, melhor ele aprenderá a usar as tecnologias e terá maiores condições de aumentar sua produtividade e melhorar sua renda. E o principal objetivo do programa Mais IDH, com todas as suas ações, é melhorar a vida das pessoas”, destacou.
Conhecendo as letras, reconhecendo a vida
O valor do conhecimento trouxe ânimo novo para a vida da dona de casa Emília Damiana do Carmo, aluna do ‘Sim, Eu Posso!’, que aos 48 anos resolveu mudar sua realidade. “Já estou lendo e isso mudou muitas coisas na minha vida. A gente se diverte mais porque a gente está aprendendo, então eu estou achando muito bom”, disse a aluna de Aldeias Altas.
Para o aluno Francisco dos Anjos, o ‘Sim, eu posso!’ é a porta para um novo caminho que se abriu na vida de todos os educandos. “Para mim foi uma satisfação muito grande eu ter esse colégio que me ajudou muito e vai me ajudar ainda mais. Eu sabia ler um pouco, mas não sabia escrever. A minha mão amoleceu com esse estudo. Estou muito feliz por isso, aprendi muita experiência, muita coisa boa”, disse.
“O sentimento é de muita satisfação ver a conquista dessas 1.918 pessoas que não sabiam ler, hoje recebendo seu diploma. Para nós do MST ter contribuído com essa conquista, junto com o Governo do Estado, foi maravilhoso, não conseguimos descrever o sentimento. Terminamos essa primeira fase com uma carga positiva imensa, porque chegamos em município em que todos abraçaram a causa”, disse Gabriela Melo, membro do MST e coordenadora do programa no município.
fonte: SECOM

sábado, 4 de fevereiro de 2017

Servidores municipais de Coelho Neto ainda receberam o pagamento do mês de dezembro...
Servidores que compareceram na Prefeitura no dia do acordo proposto pelo secretário do prefeito e que não fora cumprido
Após assumir o comando do município em janeiro, o prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa (PT), se deparou com a celeuma do pagamento do mês de dezembro do funcionalismo público.
De um lado o ex-prefeito Soliney Silva afirmava ter deixado dinheiro em caixa com empenho garantido e do outro o petista alegava que o procedimento não havia sido executado. No meio desse puxa-encolhe estava o servidor público, revoltado e querendo receber o que é seu por direito.
Pois bem, esses servidores estiveram reunidos no último dia 24, em Assembléia Extraordinária no SINTASP, para cobrar um posicionamento da entidade sindical. Como a reunião não foi boa, uma comissão de servidores seguiu no mesmo dia até a Prefeitura, para lá ser recebida pelo chefe de gabinete Walkmar Neto e solicitar esclarecimentos.
Durante a conversa, o secretário “a mando do prefeito” segundo ele, tranquilizou os servidores. Solicitou um prazo de dez dias para que o pagamento de dezembro fosse efetuado, o que acabaria coincidindo com o pagamento do mês de janeiro.
O prazo venceu e o combinado não foi cumprido. Ao invés de vir a público dar uma satisfação aos servidores do descumprimento de um acordo proposto por eles próprios, o governo preferiu calar.
Em um grupos de whatsapp da cidade, um dos blogueiros do governo primeiro tentou negar que a promessa de pagamento no prazo de 10 (dez) dias havia sido feita. Constrangido com o áudio em que a fala é confirmada, ele retorna tempos depois dizendo que a folha de dezembro só seria paga após uma perícia. Pasmem! É ou não é um samba do crioulo doido?
O governo que deveria ter se manifestado de forma oficial para justificar o não cumprimento do acordo proposto pelo próprio governo, preferiu silenciar. Mais do que isso, permitiu que a informação fosse repassada de maneira informal e em tom de “ouvi dizer, estou confidenciando a vocês e vou pegar um puxão de orelhas por conta disso”. Trágico se não fosse cômico!
E a quebra do acordo é mais um capítulo desse imbróglio que envolve o pagamento do mês de dezembro desses servidores.
E acaba se tornando um constrangimento do governo com o próprio governo.
fonte Blog do Samuel Bastos 
Ceami implanta o serviço "Posso Ajudar?"

Célia Maria (diretora do Ceami) com a adjunta Kalyane Nogueira e equipe do
"Posso Ajudar?"
O serviço de informação é uma iniciativa da direção do CEAMI – Centro Especializado em Atendimento Materno Infantil de Caxias, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, para implantação da política de humanização e acolhimento do paciente e sua família naquela unidade materno infantil.

O Serviço ‘Posso Ajudar?’, que consiste na disposição dos servidores em pontos estratégicos do CEAMI, pretende otimizar o acesso às demandas por informações dos usuários e visitantes.

Dentre as atividades exercidas pela equipe do “Posso Ajudar?” na área externa das dependências do CEAMI, estão: orientar os pacientes, acompanhando-os até a recepção; propor ações para facilitar a integração; auxiliar os usuários que não podem ou tenham dificuldade de fazer a ficha de atendimento; e informar sobre a localização de setores que eles procuram, como locais de consultas e exames.

Na área interna da unidade, eles irão ajudar as equipes de enfermagem sobre as necessidades do paciente; encaminhá-lo ao local onde serão ministrados os medicamentos prescritos pelo médico e também informá-los sobre os plantões dos médicos que os atendem, dentre outras atribuições.

A iniciativa segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização, como parte do acolhimento aos usuários e tem como objetivos: a mudança das relações entre profissionais de saúde e o público, no que se refere à forma de escutar os usuários em seus problemas e demandas, estabelecendo vínculo e confiança entre eles. 

De acordo com a nova diretora do CEAMI, a iniciativa surgiu com a missão de contribuir para o encontro humanizado entre usuários e o serviço de saúde e, todos os funcionários foram qualificados para melhor atender o público. “Nosso objetivo é desenvolver uma abordagem diferenciada junto aos pacientes e funcionários, melhorando a qualidade do atendimento e aumentando a satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou Célia Maria.



do Blog Capital do Leste