O novo momento da Comunicação da Assembleia Legislativa 
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Após receber do presidente Humberto Coutinho a missão de cortar 50% 
dos custos com publicidade da Assembleia Legislativa, o Diretor de 
Comunicação da Casa, Carlos Alberto Ferreira, passou a tesoura em gastos
 desnecessários e multiplicou as ações de comunicação para dar maior 
visibilidade ao trabalho dos deputados.
Atualmente, a Assembleia veicula a ação parlamentar dos 42 deputados 
estaduais em 21 emissoras de rádio e televisão de todas as regiões do 
Maranhão. Nesta atividade, aplica 37,44% da verba autorizada pelo 
presidente, que é metade do que existia até 2014.
Carlos Alberto também diversificou a relação com os meios impressos, 
aplicando 15,12% em publicidade institucional nos maiores jornais do 
Maranhão e dedicou 13,98% desta verba em publicações comemorativas dos 
180 anos da Assembleia estadual. Nestes quesitos, conseguiu reduzir de 
R$ 31,00 do relatório anual divulgado em 2014, para R$ 13,50 da revista 
dos 180 anos, mesmo esta tendo 18 páginas a mais. Na Agenda anual, outra
 redução de preços, pois apesar da Agenda 2015 vir com capa dura, o que 
encarece o produto, a mesma custou 40% menos que a de 2014.
Em campanhas publicitárias, produção de vídeos e documentários e 
brindes como as placas comemorativas dos 180 anos, a diretoria de 
Comunicação da Alema investiu 26,76% completando o total dos 
investimentos em comunicação com 6,71% em materiais.
Carlos Alberto explica que esta política de contenção de despesas é 
uma forma de contribuir para o enfrentamento da crise econômico que 
atinge todos os setores, tanto que devolveu à Diretoria de TI, 21 
computadores que estavam alugados e subutilizados, eliminação da 
iluminação elétrica da redação durante o dia, pois o local recebe luz 
natural, e redução de 18% no contingente de pessoal que trabalha na área
 de Comunicação.
Apesar da redução de custos e de pessoal, a TV Assembleia aumentou de
 um para sete programas produzidos internamente, o site está sendo 
remodelado para dar maior segurança e facilidade de consultas e todas as
 atividades dos deputados estaduais são cobertas com o esforço e a 
dedicação dos funcionários do complexo de comunicação.
FM – Carlos Alberto Ferreira acertou ainda com 
Diretor de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cléber Verde 
(PRB-MA), uma parceria entre as duas casas legislativas que permitirá a 
cessão de um canal de rádio FM com transmissão em toda São Luís.
O acordo de parceria permitirá que a Câmara Federal ceda o uso 
compartilhado de uma frequência de rádio FM para a Assembleia 
Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís para que as duas Casas 
Legislativas transmitam seus programas com conteúdos voltados às ações 
parlamentares de deputados e vereadores.
