domingo, 27 de julho de 2025

Maranhão é o 6° colocado no ranking nacional de violência 

De acordo com os dados, o estado registrou 2.129 mortes violentas no ano passado – um aumento de 12,1% em relação a 2023.

Enquanto a maior parte do Brasil registrou queda na violência em 2024, o Maranhão seguiu em direção oposta e teve o maior crescimento proporcional de mortes violentas intencionais do país, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com os dados, o estado registrou 2.129 mortes violentas no ano passado – um aumento de 12,1% em relação a 2023. Esse total inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial. Com o salto, o Maranhão passou da 12ª para a 6ª posição no ranking dos estados mais violentos do Brasil.

Além do Maranhão, apenas outros três estados registraram piora no índice: Ceará (que passou do 5º para o 3º lugar), Minas Gerais (24º para 23º) e São Paulo (que manteve a 27ª posição, a menos violenta do país, mas com piora nos indicadores).

A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, destaca que embora tenha havido um crescimento nas mortes decorrentes de ações policiais – com aumento de 22% no Maranhão –, esse fator não explica sozinho a elevação da violência. “Estamos falando de um crescimento geral nos homicídios e nas demais mortes violentas. A suspeita maior é de que o estado esteja sendo impactado, mais recentemente, por conflitos entre grupos criminosos, algo que já vinha sendo observado em estados vizinhos”, explicou.

Já a socióloga Mary Ferreira, doutora em Sociologia, aponta que o cenário está fortemente relacionado à exclusão social e à falta de políticas públicas eficazes. “Violência se conecta com desigualdade, pobreza e ausência do Estado em territórios vulneráveis”, destacou. 


Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) atribuiu a alta da violência em 2024 a conflitos entre facções criminosas, mas informou que ações integradas entre forças de segurança têm surtido efeito e contribuído para a reversão dos índices em 2025.

Segundo a pasta, os dados parciais deste ano já indicam uma tendência de queda. No primeiro semestre de 2025, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram cerca de 6%, os latrocínios recuaram 20% e os homicídios dolosos, 6%.

Apenas no mês de junho, o estado registrou queda de 24% nos CVLIs em comparação com o mesmo período de 2024. Na Ilha de São Luís, os feminicídios caíram 42%; e, na capital, os homicídios dolosos reduziram 6%.