segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Prefeitura de Caxias inaugura nova escola climatizada no povoado Conea 

Na ultima sexta-feira (31), os caxienses celebraram a entrega de ambulâncias na zona urbana e rural de Caxias. Mas também teve investimento na área da educação. Um deles foi a entrega da Unidade Escolar Municipal, Enock Almeida Guimarães, construída no povoado Conea, no 1º Distrito de Caxias (MA).

A escola conta com uma sala de aula, cozinha e banheiros, também foi climatizada para melhor atender os alunos e corpo docente. A construção foi com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Marilene dos Santos, mãe de duas crianças matriculadas na unidade, celebra com a conquista. “A escola para comunidade é muito boa, pois nossos filhos vão ter a oportunidade de estudar para ser alguém na vida. A gente está muito feliz”, disse.

A escola, que antes era de taipa, apelidada de escola “João de Barro”, atende 25 alunos, sendo 15 estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos e 10 do Ensino Fundamental. Para a professora Lucilene Almeida, a transformação é evidente. “A escola vai dá conforto para as crianças estudarem e até aprenderem muito mais”, destaca.

O prefeito de Caxias, Gentil Neto esteve presente na inauguração, ao lado de secretários e outras autoridades. Ele comentou que a unidade e outra no povoado Malhada de Areia são as que faltavam ser construídas em substituição as antigas escolas “João de Barro”“Quando eu entrei, eu disse que precisava realizar o sonho aqui dessa comunidade. E, hoje a gente entrega aqui essa escola novinha com estrutura adequada para garantir não só um futuro, mas também um presente digno para essas crianças”.

“Com muita alegria que nós estamos hoje aqui entregando uma escola construída do zero, totalmente climatizada. E, assim a gente continua o nosso trabalho, porque a educação de Caxias vai ser a melhor do Maranhão”, afirma Adenilson Dias, secretário Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Além desta escola, a zona Rural também ganhou com a reforma de Unidades Básicas de Saúde, asfalto e recuperação de estradas vicinais. “Mais um dia nessa maratona de entregas, isso mostra a que veio o prefeito Gentil Neto. Nós estivemos entregando a escola no povoado Conea, fizemos a raspagem da estrada desde o Fumo Verde até a BR 226, a Unidade Básica de Saúde do Buenos Aires passou por uma reforma e colocamos 1,5 Km de asfalto aqui também”, destaca o secretário Municipal de Obras, Urbanismo e Iluminação Pública, Jurdino Almeida.


 Orleans afirma que o povo reconhece o trabalho do governo municipalista 

Em Vitorino Freire, as lideranças de todos os grupos políticas locais e a população estiveram juntas para participar da inauguração de pontes e da assinatura de ordens de serviço que beneficiam as comunidades rurais e reafirmam a gestão municipalista do governo estadual. Ao lado do governador Carlos Brandão, o secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou que são mais de 3.800 obras em três anos de um governo que tem mais de 70% de aprovação popular.

“Tenho cumprido a missão de andar por todo o Maranhão, conversando com as lideranças e com a população, e conhecendo as necessidades de cada lugar. Posso afirmar que nunca se fez tanto em tão pouco tempo. Muitas pessoas não viam um governador há mais de 20 anos, e não tinham uma obra em sua cidade. Carlos Brandão tirou o municipalismo do papel, é humano, implantou o maior programa de combate à fome, está trabalhando nos 217 municípios e o povo reconhece o seu trabalho”, enfatizou Orleans Brandão.

Citando a pesquisa nacional realizada recentemente pelo instituto Quaest, o secretário de Assuntos Municipalistas destacou que o governador Carlos Brandão é o terceiro em aprovação em todo o país “porque faz uma gestão com responsabilidade, sem ligar para perseguições, trabalhando de domingo a domingo por todo o Maranhão e cuidando de quem mais precisa”. Ele voltou a dizer que o governo tem realizado obras ditas impossíveis, como a ponte do povoado Jacaré, um sonho antigo da população de Vitorino Freire. “Temos feito muito e ainda vamos fazer muito mais pelo Maranhão”, finalizou ele.

Em Vitorino Freire, foram inauguradas as pontes Hilton Maciel (povoado Jacaré), sobre o Igarapé Chapéu Velho (povoado Juçaral Mirim), e sobre o Igarapé do Fato (entre Juçaral Mirim e Jacaré). Também foram assinadas ordens de serviço para construção de Areninha Esportiva nos povoados Juçaral dos Saraivas e Juçaral Mirim, e para reforma do Estádio Bandeirão.

As pontes construídas pelo governo estadual fazem a integração entre comunidades rurais dos povoados Jacaré, Juçaral Mirim e Juçaral dos Saraivas, facilitando o transporte escolar e o acesso a serviços de saúde, melhorando o escoamento da produção agrícola e leiteira, e reduzem o tempo de deslocamento e custos logísticos.

 Inovação, capacitação, networking e boas vendas marcaram a Feira de Negócios de Caxias

Com espaços temáticos, rodadas de negócios e espaço para expositores evento fortaleceu o empreendedorismo da região

A Feira de Negócios de Caxias, realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Caxias Shopping Center, consolidou-se como um dos mais importantes eventos de estímulo ao empreendedorismo da Região dos Cocais. Com três dias de intensa programação, a iniciativa reuniu grande público, promoveu capacitação qualificada, fortaleceu o networking entre empreendedores e impulsionou vendas e oportunidades de negócios no município de Caxias.

Promovida pelo Sebrae, já no primeiro dia, a feira contou com ampla participação de visitantes, empreendedores, representantes de instituições parceiras, autoridades locais e estaduais, que na oportunidade puderam assistir uma palestra talk com a ex-ginasta Daiane dos Santos. A parceria do Governo do Estado do Maranhão e do Caxias Shopping Center e apoio da Atual Internet, UniFacema, Prefeitura de Caxias e IFMA foram essenciais para o sucesso do evento.

Visibilidade aos empreendedores locais

O Espaço de Expositores reuniu mais de 40 empresas de Caxias dos mais diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços ao público. O ambiente favoreceu a divulgação de marcas locais, o fortalecimento da economia do município e o aumento das vendas. 

Além de ampliar a visibilidade dos pequenos negócios, o espaço estimulou o consumo consciente da produção local e aproximou o público dos empreendedores caxienses, fortalecendo a economia da cidade. A empreendedora Cláudia Silveira comemorou os excelentes resultados comerciais durante os três dias de evento, onde esteve com as lojas “Oba Oba” e “Zum Magazine”.

“Eu acredito muito que feiras são ótimas oportunidades de vendas e a Feira de Negócios de Caxias não poderia ser diferente. Por isso me preparei para trazer o melhor do nosso negócio e proporcionar oportunidade de compra para os clientes. O resultado foi melhor que o esperado, pois vendemos bastante nos três dias de evento e estou muito feliz em ter alçando um resultado tão positivo no evento”, disse a lojista.

Não só os empreendedores como clientes também elogiaram a Feira de Negócios. “ Um evento como esse movimenta nossa cidade e com certeza traz benefícios não só para os empreendedores como também para os clientes, que assim como eu, aproveitam as ofertas para fazer boas compras”, disse Angelina Alencar.

Outro destaque da feira foram os “Espaços de Conhecimento”, que ofereceram programação direcionada e interativa. Arenas Veneza, Balaiada e Cocais receberam palestras, painéis e oficinas sobre gestão, marketing, vendas, atendimento e tendências de mercado. 

“Eu aproveitei a Feira de Negócios para me capacitar. Consegui vim os três dias e participei de seis oficinas e palestras que trouxeram muito aprendizado para o meu negócio. Saio daqui com muitas ideias, reflexões e com o desejo ainda maior de empreender, crescer e buscar cada vez mais conhecimento”, ressaltou a empreendedora Viviane Almeida, da loja “AR Joias”.

No evento havia, ainda, o Espaço de Inovação, que apresentou soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos, ampliando o acesso dos empreendedores à transformação digital. Já o “Espaço Startup” impulsionou o ecossistema de inovação ao promover apresentações de projetos e conexão entre startups, investidores e potenciais parceiros. Seis startups de Caxias e cidades vizinhas estavam presentes no espaço.

“Viemos de Codó para participar da Feira e foi uma experiência transformadora. Conseguimos apresentar nossa startup para um grande público, falar da importância do nosso projeto e prospectar clientes e parceiros”, frisou o empreendedor da “Indelével”, startup que propõe transformar resíduos do Maranhão em biopolímeros e filamentos 3D.

No “Espaço de Crédito” instituições financeiras parceiras do Sebrae oferecem orientação, consultas e simulações de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento e expansão de pequenos negócios. Além disso, o atendimento por meio de mentorias especializadas, no “Espaço de Mentorias” foi amplamente procurado, oferecendo orientação personalizada em áreas como gestão, finanças, marketing, formalização e estratégias de crescimento.

Rodada de Negócios gera conexões estratégicas e oportunidades comerciais

A Rodada de Negócios foi um dos momentos mais aguardados e produtivos da feira, reunindo fornecedores, prestadores de serviços, varejistas, atacadistas, startups e compradores em encontros estruturados. O ambiente favoreceu negociações, prospecção de clientes, abertura de parcerias e ampliação de vendas, fortalecendo a economia local e incentivando novos investimentos.

No total, 45 empresas, entre compradoras e fornecedoras participaram da ação. “Esse momento foi muito oportuno para que nós pudéssemos conhecer outras empresas da região e pensar em novas parcerias. Tivemos o contatos com vários empreendedores e saímos daqui satisfeitos e expectativa que novas marcas se juntarão ao nosso negócio”, declarou Kássia Melo, proprietária da “Casa Bonfim Supermercado”.

“A Feira de Negócios demonstrou ser uma estratégia eficaz de desenvolvimento econômico, estimulando inovação, competitividade e integração entre empreendedores de diferentes setores. O evento deixa um legado positivo para o ecossistema empresarial da região, com expectativa de continuidade das ações e fortalecimento das iniciativas impulsionadas durante os três dias”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.




Maranhão sobe 21 posições e alcança 2º lugar em Solidez Fiscal no Brasil, destaca Metrópoles 

O portal Metrópoles publicou, neste fim de semana, uma reportagem destacando o avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil e os impactos práticos desse desempenho na vida da população. A matéria explica, de forma clara, por que o tema, muitas vezes visto como técnico e distante do dia a dia, tem efeitos diretos na economia, nos serviços públicos e nas oportunidades geradas no estado.

A seguir, a íntegra da matéria publicada pelo Metrópoles:

Não é raro que o noticiário econômico seja percebido como complexo ou específico demais. Mas a verdade é que os índices e termos muitas vezes incompreendidos trazem repercussões concretas para a vida em sociedade. É o caso do conceito de solidez fiscal, que pode parecer distante e difícil, mas que na prática trata do orçamento público e de sua aplicabilidade em políticas públicas e ações governamentais.

À luz das mais importantes diretrizes econômicas, a solidez fiscal refere-se à capacidade de um ente público de equilibrar receitas e despesas, manter a dívida sob controle e investir no presente sem comprometer o futuro.

E é isso que o Maranhão tem demonstrado. Em apenas três anos, o estado subiu 21 posições no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Tesouro Nacional, alcançando em 2025 a 2ª colocação nacional.

Esse equilíbrio recém-alcançado é fundamental, porque permite que estados atraiam investimentos, melhorem serviços públicos e garantam estabilidade econômica e social.

O ranking do CLP e do Tesouro se destaca como um termômetro confiável desse desempenho — com base em nove indicadores como solvência, liquidez, gasto com pessoal e dependência fiscal, o levantamento analisa o grau de preparo dos estados para enfrentar desafios financeiros.

Investimentos, emprego e renda

O desempenho do estado é fruto de um esforço coordenado pela administração estadual. A adoção de práticas rigorosas, como reforço no planejamento orçamentário, o controle mais rigoroso dos gastos com pessoal, o incremento da poupança corrente e redução da dependência de receitas federais são algumas das medidas que permitiram uma evolução notável no pilar da solidez fiscal. Em paralelo, a credibilidade financeira favoreceu a atração de investimentos e a geração de empregos, organismo que alimenta a própria sustentabilidade fiscal.

A melhora na gestão das contas públicas coloca o Maranhão em nova posição no cenário nacional. Com credibilidade reforçada, o estado se mostra mais apto a investir em saúde, educação, infraestrutura, além de despertar o interesse do setor privado. A solidez fiscal deixa de ser apenas um número para se tornar mecanismo de ação concreta e estruturada.

“Foi essa credibilidade que permitiu, por exemplo, a chegada de empreendimentos como a Inpasa em Balsas, empreendimento que é considerado o maior do setor de biocombustíveis da América Latina e que já movimenta bilhões criando milhares de empregos. Cada conquista fiscal é devolvida em forma de desenvolvimento, inclusão social e oportunidades para os maranhenses”, destaca o governador Carlos Brandão.

Em 2024, o Maranhão apresentou um incremento de 6,4% do Produto Interno Bruto, o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O estado também bateu recorde de empregos formais, com 670 mil trabalhadores com carteira assinada, além da abertura de 60 mil novas empresas entre 2023 e 2024, um crescimento de 51%.

É a solidez fiscal, este termo que salta dos noticiários econômicos diretamente para a realidade cotidiana – em forma de emprego, renda e transformação.(Blog do Minard) 

Caxias recebe ações da XX Semana Nacional da Conciliação de 03 a 06 de novembro 

Com o objetivo de promover a solução pacífica de conflitos e fortalecer a cultura do diálogo, o Poder Judiciário brasileiro realiza, de 3 a 6 de novembro, a XX Semana Nacional da Conciliação. Em Caxias, o evento acontecerá no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, das 8h às 17h, reunindo cidadãos, cidadãs e representantes da Justiça em um grande esforço nacional por entendimento e paz social.

Diversos órgãos, empresas, entidades e instituições vão estar envolvidas na oferta de serviços para a população. A iniciativa, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforça o compromisso do Judiciário com o acesso à justiça e a pacificação social. No Maranhão, a ação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), que vem ampliando as oportunidades de acordo entre as partes e evitando longos processos judiciais.

Durante a Semana, será possível resolver demandas processuais (que já possuem ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial), desde que haja interesse mútuo em um acordo homologado judicialmente. Entre os principais temas que poderão ser conciliados estão: renegociação de dívidas, divórcios, reconhecimento de união estável, guarda de filhos, dissolução de união estável e reconhecimento espontâneo de paternidade, entre outros.