segunda-feira, 3 de novembro de 2025

 Inovação, capacitação, networking e boas vendas marcaram a Feira de Negócios de Caxias

Com espaços temáticos, rodadas de negócios e espaço para expositores evento fortaleceu o empreendedorismo da região

A Feira de Negócios de Caxias, realizada nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, no Caxias Shopping Center, consolidou-se como um dos mais importantes eventos de estímulo ao empreendedorismo da Região dos Cocais. Com três dias de intensa programação, a iniciativa reuniu grande público, promoveu capacitação qualificada, fortaleceu o networking entre empreendedores e impulsionou vendas e oportunidades de negócios no município de Caxias.

Promovida pelo Sebrae, já no primeiro dia, a feira contou com ampla participação de visitantes, empreendedores, representantes de instituições parceiras, autoridades locais e estaduais, que na oportunidade puderam assistir uma palestra talk com a ex-ginasta Daiane dos Santos. A parceria do Governo do Estado do Maranhão e do Caxias Shopping Center e apoio da Atual Internet, UniFacema, Prefeitura de Caxias e IFMA foram essenciais para o sucesso do evento.

Visibilidade aos empreendedores locais

O Espaço de Expositores reuniu mais de 40 empresas de Caxias dos mais diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços ao público. O ambiente favoreceu a divulgação de marcas locais, o fortalecimento da economia do município e o aumento das vendas. 

Além de ampliar a visibilidade dos pequenos negócios, o espaço estimulou o consumo consciente da produção local e aproximou o público dos empreendedores caxienses, fortalecendo a economia da cidade. A empreendedora Cláudia Silveira comemorou os excelentes resultados comerciais durante os três dias de evento, onde esteve com as lojas “Oba Oba” e “Zum Magazine”.

“Eu acredito muito que feiras são ótimas oportunidades de vendas e a Feira de Negócios de Caxias não poderia ser diferente. Por isso me preparei para trazer o melhor do nosso negócio e proporcionar oportunidade de compra para os clientes. O resultado foi melhor que o esperado, pois vendemos bastante nos três dias de evento e estou muito feliz em ter alçando um resultado tão positivo no evento”, disse a lojista.

Não só os empreendedores como clientes também elogiaram a Feira de Negócios. “ Um evento como esse movimenta nossa cidade e com certeza traz benefícios não só para os empreendedores como também para os clientes, que assim como eu, aproveitam as ofertas para fazer boas compras”, disse Angelina Alencar.

Outro destaque da feira foram os “Espaços de Conhecimento”, que ofereceram programação direcionada e interativa. Arenas Veneza, Balaiada e Cocais receberam palestras, painéis e oficinas sobre gestão, marketing, vendas, atendimento e tendências de mercado. 

“Eu aproveitei a Feira de Negócios para me capacitar. Consegui vim os três dias e participei de seis oficinas e palestras que trouxeram muito aprendizado para o meu negócio. Saio daqui com muitas ideias, reflexões e com o desejo ainda maior de empreender, crescer e buscar cada vez mais conhecimento”, ressaltou a empreendedora Viviane Almeida, da loja “AR Joias”.

No evento havia, ainda, o Espaço de Inovação, que apresentou soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos, ampliando o acesso dos empreendedores à transformação digital. Já o “Espaço Startup” impulsionou o ecossistema de inovação ao promover apresentações de projetos e conexão entre startups, investidores e potenciais parceiros. Seis startups de Caxias e cidades vizinhas estavam presentes no espaço.

“Viemos de Codó para participar da Feira e foi uma experiência transformadora. Conseguimos apresentar nossa startup para um grande público, falar da importância do nosso projeto e prospectar clientes e parceiros”, frisou o empreendedor da “Indelével”, startup que propõe transformar resíduos do Maranhão em biopolímeros e filamentos 3D.

No “Espaço de Crédito” instituições financeiras parceiras do Sebrae oferecem orientação, consultas e simulações de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento e expansão de pequenos negócios. Além disso, o atendimento por meio de mentorias especializadas, no “Espaço de Mentorias” foi amplamente procurado, oferecendo orientação personalizada em áreas como gestão, finanças, marketing, formalização e estratégias de crescimento.

Rodada de Negócios gera conexões estratégicas e oportunidades comerciais

A Rodada de Negócios foi um dos momentos mais aguardados e produtivos da feira, reunindo fornecedores, prestadores de serviços, varejistas, atacadistas, startups e compradores em encontros estruturados. O ambiente favoreceu negociações, prospecção de clientes, abertura de parcerias e ampliação de vendas, fortalecendo a economia local e incentivando novos investimentos.

No total, 45 empresas, entre compradoras e fornecedoras participaram da ação. “Esse momento foi muito oportuno para que nós pudéssemos conhecer outras empresas da região e pensar em novas parcerias. Tivemos o contatos com vários empreendedores e saímos daqui satisfeitos e expectativa que novas marcas se juntarão ao nosso negócio”, declarou Kássia Melo, proprietária da “Casa Bonfim Supermercado”.

“A Feira de Negócios demonstrou ser uma estratégia eficaz de desenvolvimento econômico, estimulando inovação, competitividade e integração entre empreendedores de diferentes setores. O evento deixa um legado positivo para o ecossistema empresarial da região, com expectativa de continuidade das ações e fortalecimento das iniciativas impulsionadas durante os três dias”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.




Maranhão sobe 21 posições e alcança 2º lugar em Solidez Fiscal no Brasil, destaca Metrópoles 

O portal Metrópoles publicou, neste fim de semana, uma reportagem destacando o avanço do Maranhão no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil e os impactos práticos desse desempenho na vida da população. A matéria explica, de forma clara, por que o tema, muitas vezes visto como técnico e distante do dia a dia, tem efeitos diretos na economia, nos serviços públicos e nas oportunidades geradas no estado.

A seguir, a íntegra da matéria publicada pelo Metrópoles:

Não é raro que o noticiário econômico seja percebido como complexo ou específico demais. Mas a verdade é que os índices e termos muitas vezes incompreendidos trazem repercussões concretas para a vida em sociedade. É o caso do conceito de solidez fiscal, que pode parecer distante e difícil, mas que na prática trata do orçamento público e de sua aplicabilidade em políticas públicas e ações governamentais.

À luz das mais importantes diretrizes econômicas, a solidez fiscal refere-se à capacidade de um ente público de equilibrar receitas e despesas, manter a dívida sob controle e investir no presente sem comprometer o futuro.

E é isso que o Maranhão tem demonstrado. Em apenas três anos, o estado subiu 21 posições no Ranking de Solidez Fiscal do Brasil, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com o Tesouro Nacional, alcançando em 2025 a 2ª colocação nacional.

Esse equilíbrio recém-alcançado é fundamental, porque permite que estados atraiam investimentos, melhorem serviços públicos e garantam estabilidade econômica e social.

O ranking do CLP e do Tesouro se destaca como um termômetro confiável desse desempenho — com base em nove indicadores como solvência, liquidez, gasto com pessoal e dependência fiscal, o levantamento analisa o grau de preparo dos estados para enfrentar desafios financeiros.

Investimentos, emprego e renda

O desempenho do estado é fruto de um esforço coordenado pela administração estadual. A adoção de práticas rigorosas, como reforço no planejamento orçamentário, o controle mais rigoroso dos gastos com pessoal, o incremento da poupança corrente e redução da dependência de receitas federais são algumas das medidas que permitiram uma evolução notável no pilar da solidez fiscal. Em paralelo, a credibilidade financeira favoreceu a atração de investimentos e a geração de empregos, organismo que alimenta a própria sustentabilidade fiscal.

A melhora na gestão das contas públicas coloca o Maranhão em nova posição no cenário nacional. Com credibilidade reforçada, o estado se mostra mais apto a investir em saúde, educação, infraestrutura, além de despertar o interesse do setor privado. A solidez fiscal deixa de ser apenas um número para se tornar mecanismo de ação concreta e estruturada.

“Foi essa credibilidade que permitiu, por exemplo, a chegada de empreendimentos como a Inpasa em Balsas, empreendimento que é considerado o maior do setor de biocombustíveis da América Latina e que já movimenta bilhões criando milhares de empregos. Cada conquista fiscal é devolvida em forma de desenvolvimento, inclusão social e oportunidades para os maranhenses”, destaca o governador Carlos Brandão.

Em 2024, o Maranhão apresentou um incremento de 6,4% do Produto Interno Bruto, o maior do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O estado também bateu recorde de empregos formais, com 670 mil trabalhadores com carteira assinada, além da abertura de 60 mil novas empresas entre 2023 e 2024, um crescimento de 51%.

É a solidez fiscal, este termo que salta dos noticiários econômicos diretamente para a realidade cotidiana – em forma de emprego, renda e transformação.(Blog do Minard) 

Caxias recebe ações da XX Semana Nacional da Conciliação de 03 a 06 de novembro 

Com o objetivo de promover a solução pacífica de conflitos e fortalecer a cultura do diálogo, o Poder Judiciário brasileiro realiza, de 3 a 6 de novembro, a XX Semana Nacional da Conciliação. Em Caxias, o evento acontecerá no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, das 8h às 17h, reunindo cidadãos, cidadãs e representantes da Justiça em um grande esforço nacional por entendimento e paz social.

Diversos órgãos, empresas, entidades e instituições vão estar envolvidas na oferta de serviços para a população. A iniciativa, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforça o compromisso do Judiciário com o acesso à justiça e a pacificação social. No Maranhão, a ação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), que vem ampliando as oportunidades de acordo entre as partes e evitando longos processos judiciais.

Durante a Semana, será possível resolver demandas processuais (que já possuem ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial), desde que haja interesse mútuo em um acordo homologado judicialmente. Entre os principais temas que poderão ser conciliados estão: renegociação de dívidas, divórcios, reconhecimento de união estável, guarda de filhos, dissolução de união estável e reconhecimento espontâneo de paternidade, entre outros.