Inovação, capacitação, networking e boas vendas marcaram a Feira de Negócios de Caxias
Com espaços temáticos, rodadas de negócios e espaço para expositores evento fortaleceu o empreendedorismo da região
Promovida pelo Sebrae, já no primeiro dia, a feira contou com ampla participação de visitantes, empreendedores, representantes de instituições parceiras, autoridades locais e estaduais, que na oportunidade puderam assistir uma palestra talk com a ex-ginasta Daiane dos Santos. A parceria do Governo do Estado do Maranhão e do Caxias Shopping Center e apoio da Atual Internet, UniFacema, Prefeitura de Caxias e IFMA foram essenciais para o sucesso do evento.
Visibilidade aos empreendedores locais
O Espaço de Expositores reuniu mais de 40 empresas de Caxias dos mais diversos segmentos, que tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços ao público. O ambiente favoreceu a divulgação de marcas locais, o fortalecimento da economia do município e o aumento das vendas.
Além de ampliar a visibilidade dos pequenos negócios, o espaço estimulou o consumo consciente da produção local e aproximou o público dos empreendedores caxienses, fortalecendo a economia da cidade. A empreendedora Cláudia Silveira comemorou os excelentes resultados comerciais durante os três dias de evento, onde esteve com as lojas “Oba Oba” e “Zum Magazine”.
“Eu acredito muito que feiras são ótimas oportunidades de vendas e a Feira de Negócios de Caxias não poderia ser diferente. Por isso me preparei para trazer o melhor do nosso negócio e proporcionar oportunidade de compra para os clientes. O resultado foi melhor que o esperado, pois vendemos bastante nos três dias de evento e estou muito feliz em ter alçando um resultado tão positivo no evento”, disse a lojista.
Não só os empreendedores como clientes também elogiaram a Feira de Negócios. “ Um evento como esse movimenta nossa cidade e com certeza traz benefícios não só para os empreendedores como também para os clientes, que assim como eu, aproveitam as ofertas para fazer boas compras”, disse Angelina Alencar.
Outro destaque da feira foram os “Espaços de Conhecimento”, que ofereceram programação direcionada e interativa. Arenas Veneza, Balaiada e Cocais receberam palestras, painéis e oficinas sobre gestão, marketing, vendas, atendimento e tendências de mercado.
“Eu aproveitei a Feira de Negócios para me capacitar. Consegui vim os três dias e participei de seis oficinas e palestras que trouxeram muito aprendizado para o meu negócio. Saio daqui com muitas ideias, reflexões e com o desejo ainda maior de empreender, crescer e buscar cada vez mais conhecimento”, ressaltou a empreendedora Viviane Almeida, da loja “AR Joias”.
No evento havia, ainda, o Espaço de Inovação, que apresentou soluções tecnológicas aplicadas a diversos segmentos, ampliando o acesso dos empreendedores à transformação digital. Já o “Espaço Startup” impulsionou o ecossistema de inovação ao promover apresentações de projetos e conexão entre startups, investidores e potenciais parceiros. Seis startups de Caxias e cidades vizinhas estavam presentes no espaço.
“Viemos de Codó para participar da Feira e foi uma experiência transformadora. Conseguimos apresentar nossa startup para um grande público, falar da importância do nosso projeto e prospectar clientes e parceiros”, frisou o empreendedor da “Indelével”, startup que propõe transformar resíduos do Maranhão em biopolímeros e filamentos 3D.
No “Espaço de Crédito” instituições financeiras parceiras do Sebrae oferecem orientação, consultas e simulações de linhas de crédito voltadas ao fortalecimento e expansão de pequenos negócios. Além disso, o atendimento por meio de mentorias especializadas, no “Espaço de Mentorias” foi amplamente procurado, oferecendo orientação personalizada em áreas como gestão, finanças, marketing, formalização e estratégias de crescimento.
Rodada de Negócios gera conexões estratégicas e oportunidades comerciais
A Rodada de Negócios foi um dos momentos mais aguardados e produtivos da feira, reunindo fornecedores, prestadores de serviços, varejistas, atacadistas, startups e compradores em encontros estruturados. O ambiente favoreceu negociações, prospecção de clientes, abertura de parcerias e ampliação de vendas, fortalecendo a economia local e incentivando novos investimentos.
No total, 45 empresas, entre compradoras e fornecedoras participaram da ação. “Esse momento foi muito oportuno para que nós pudéssemos conhecer outras empresas da região e pensar em novas parcerias. Tivemos o contatos com vários empreendedores e saímos daqui satisfeitos e expectativa que novas marcas se juntarão ao nosso negócio”, declarou Kássia Melo, proprietária da “Casa Bonfim Supermercado”.
“A Feira de Negócios demonstrou ser uma estratégia eficaz de desenvolvimento econômico, estimulando inovação, competitividade e integração entre empreendedores de diferentes setores. O evento deixa um legado positivo para o ecossistema empresarial da região, com expectativa de continuidade das ações e fortalecimento das iniciativas impulsionadas durante os três dias”, finalizou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Caxias, Stênio Pinheiro.






