Assembleia Legislativa dá à Academia Caxiense de Letras status de Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão
A ACL, que mantém a tradição literária caxiense aberta
com G Dias, foi homenageada por iniciativa de Adelmo
Soares
A Academia Caxiense de Letras – Casa de Coelho Neto encontra-se a um passo de se tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. Essa posição foi alcançada ontem com a aprovação, pela Assembleia Legislativa, por unanimidade, do Projeto de Lei Nº 261/2024, de autoria do deputado Adelmo Soares (PSB).
O parlamentar agradeceu o reconhecimento, pelo parlamento estadual, da importância da Academia Caxiense de Letras como entidade cultural, voltada para as letras, que conserva e alimenta a tradição cultural da Princesa do Sertão, principalmente pelo seu viés mais especial, a poesia.
Fundada em 1997 por um grupo de escritores e intelectuais conscientes do peso de Caxias no contexto da literatura maranhense e brasileira, simbolizado pelo gigantismo poético de Gonçalves Dias, a Academia Caxiense de Letras é, indiscutivelmente, merecedora do reconhecimento. Além do fato de ser uma organização ativa, que mantém acesa a chama cultural de Caxias.
O deputado Adelmo Soares acertou em cheio na iniciativa, cuja concretização só depende agora da sanção do governador Carlos Brandão, transformando o projeto em Lei.
Repórter Tempo