quarta-feira, 7 de maio de 2025

Gestão Municipal apresenta editais e realiza escuta pública sobre o São João 2025 

Produtores culturais e músicos de Caxias participaram, nessa terça-feira (6), da reunião promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, que serviu para a apresentação de editais e escuta pública sobre o São João 2025. O momento foi de orientações e informações sobre a organização do evento.

Maciel Mourão, secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, destacou os objetivos do encontro. “Como o nosso São João já está batendo a porta, nós resolvemos convocar os nossos produtores culturais, que trabalham com atividades da cultura popular, como o Bumba Boi, Quadrilha, Juninas estilizadas, Cacuriá, Dança do Lili, para que possamos apresentar e discutir os nossos editais. Este ano nós resolvemos fazer os editais em dois formatos para o São João, um na qual vai contemplar os grupos musicais, como as bandas de músicas, os skemas, o forró pé de serra, o pessoal que trabalha também com o vinil, e o outro edital vai contemplar especialmente a cultura popular. São dois editais em formatos diferenciados, em que a gente vai estar apresentando as datas de inscrição, o período de inscrições, os horários e como vai ser o processo de seleção, quando vai ser a data de fato do nosso São João”, disse.

Os presentes puderam tirar dúvidas sobre os critérios de seleção, prazos, valores e formas de inscrição nos editais. A escuta pública também abriu espaço para sugestões e contribuições que poderão serem incorporadas à programação do evento.

O produtor cultural, Adenir Nonato, falou sobre a importância da discussão. “É muito importante porque a gente pode debater e botar nossas ideias. A Secretaria de Cultura vem com as ideias, mas o Secretário tem essa sensibilidade e a gente viu que ele vai fazer algumas adequações que vão melhorar, tanto para os nossos grupos culturais, quanto para os músicos locais”, disse.

“Vai trazer renda para os músicos, oportunidade e é o momento da gente mostrar nosso trabalho. O que foi apresentado hoje foi bem bacana, que a gente pôde discutir algumas coisas, falar algumas necessidades para a melhoria da nossa apresentação”, frisou a cantora, Elane Amorim.

A produtora cultural e representantes do Boi Brilho da Alegria, Raynara Rejane, destacou que a participação de todos é essencial. “Todos os grupos culturais deveriam estar aqui, porque é o nosso momento de falar das nossas apresentações, do que a gente vai fazer nas festas juninas. É o momento da gente expor nossas ideias e ver se está tudo bem com o que a gente vem trabalhando o ano todo, porque a gente trabalha para fazer os nossos projetos e a gente quer mostrar da melhor forma”, finalizou.