quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Colaboradores do SAAE Caxias participam de Ação da Campanha Agosto Lilás 


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias promoveu, nesta quinta-feira (21), uma programação especial para os colaboradores sobre a Campanha Agosto Lilás, dedicada à conscientização e ao combate à violência contra a mulher. A palestra foi mediada pela equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres. 

O diretor-geral do SAAE, Evimar Barbosa, ressaltou o compromisso da Autarquia com a causa. “O SAAE não poderia deixar de abraçar uma campanha tão importante como o Agosto Lilás. Não admitimos nenhum tipo de violência contra a mulher. É fundamental que nossos colaboradores participem ativamente dessa ação, fortalecendo a conscientização pelo fim da violência e pelo respeito às mulheres”, ressalta. 

A escolha do mês de agosto está diretamente relacionada à aprovação da Lei Maria da Penha, em 7 de agosto de 2006, considerada um marco histórico no enfrentamento à violência doméstica no Brasil.

Para o bombeiro encanador, Francisco das Chagas Silva, a iniciativa reforça a necessidade de respeito e igualdade. “As mulheres merecem respeito todos os dias. Elas têm os mesmos direitos e devem ser tratadas sempre em condição de igualdade. Essa campanha nos lembra disso e nos chama à responsabilidade de agir com respeito”.

A coordenadora do setor de Empregabilidade e Empreendedorismo da Secretaria da Mulher, Maciane Pereira, destacou a importância da mobilização coletiva. “Durante o Agosto Lilás, estamos realizando uma série de ações, tanto no setor público quanto no privado, em diferentes horários do dia, para alcançar o maior número de pessoas possível. Nosso objetivo é conscientizar, propagar informações e mostrar que o combate à violência contra a mulher não é responsabilidade de um ou de outro, mas de toda a sociedade. Participar desse movimento é salvar vidas. Por isso, não se cale: denuncie, ligue para o 180”.

A Prefeitura de Caxias promove várias ações, ao longo deste mês, para chamar a atenção de toda a cidade. A campanha busca também empoderar mulheres, encorajando-as a romper o ciclo de violência e a procurar ajuda, além de envolver toda a sociedade no enfrentamento à problemática. A campanha promove também a divulgação de canais de denúncia e serviços de apoio disponíveis, como delegacias especializadas e atendimentos psicológico e jurídico ofertados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres.